Vós sois o sal da terra... Vós sois a luz do mundo
Caríssimos jovens
1. "Vós sois o sal da terra... Vós sois a luz do mundo" (Mt 5, 13-14). Estas palavras de Jesus, como sabeis, constituem o tema do próximo Dia Mundial da Juventude . Com elas, o Mestre divino dirigiu-se aos seus discípulos nas margens do Lago da Galileia, há dois mil anos. Assim falará de novo a milhares de jovens cristãos de todas as partes do mundo, no próximo Verão, em Toronto. Estas mesmas palavras ecoam hoje aqui, nas margens do Mar Tirreno, quando se conclui a minha rápida mas intensa visita à vossa bonita ilha. Elas ecoam para vós, queridos jovens de Ísquia. E é para mim motivo de grande alegria fazer-me eco da voz de Cristo, que vos convida a ouvir , a reflectir, a agir. Só as palavras de Cristo podem iluminar verdadeiramente os vossos passos.
Saúdo-vos com grande afecto, caríssimos jovens amigos. A todos e a cada um. Agradeço ao vosso Bispo que vos apresentou como "SENTINELAs da manhã". Agradeço aos vossos representantes, que falaram em nome de toda a juventude de Ísquia. Obrigado pelo vosso caloroso acolhimento, o qual exprime bem o entusiasmo da juventude e o "génio" da vossa terra.
2. "Vós sois o sal da terra" (Mt 5, 13). Caríssimos jovens e moças, não é difícil compreender esta primeira imagem usada por Jesus: o sal. É uma imagem muito significativa. Quando não existiam meios para garantir uma conservação prolongada dos alimentos, o sal não tinha só a função de dar sabor, mas era com frequência indispensável para garantir a própria possibilidade de acesso aos alimentos. Ao dizer "vós sois o sal da terra", o Redentor confiava aos discípulos uma dupla missão: dar sabor à vida, mostrando o seu sentido revelado n'Ele, e permitir que todos tivessem acesso ao alimento que vem do Alto. É neste duplo sentido que hoje as digo também a vós.
Jovens de Ísquia, sede o sal da terra, que dá sabor e beleza à vida. Mostrai com gestos concretos e com a convicção das palavras que vale a pena viver, e viver juntos, o amor que Jesus veio revelar-nos e doar-nos. Não é, porventura, o amor de Cristo, que venceu o mal e a morte, que nos transformou? Fazei com que o maior número de jovens faça também esta mesma experiência.
Sede o sal que faz com que o alimento do Céu seja distribuído a todos, de forma que até os mais distraídos e afastados, graças ao vosso entusiasmo, à vossa paixão, ao vosso empenho humilde e perseverante, se sintam chamados a crer em Deus e a amá-lo no próximo.
3. "Vós sois a luz do mundo" (Mt 5, 14). Eis a outra mensagem de Jesus aos seus discípulos-. A luz tem a característica de dissipar as trevas, de aquecer tudo o que alcança, de exaltar as suas formas. Faz tudo isto com uma velocidade altíssima. Então ser luz do mundo, para os cristãos, e sobretudo para os jovens cristãos, significa difundir em toda a parte a luz que vem do Alto. Significa combater a obscuridade, tanto a que é devida à resistência do mal e do pecado, como a que é provocada pela ignorância e pelos preconceitos.
Jovens de Ísquia, sede raios da luz de Cristo. É Ele a "luz do mundo" (Jo 8, 12)! Difundi esta luz em todos os ambientes, sobretudo naqueles onde Jesus ainda não é conhecido e amado ou até é rejeitado. Fazei compreender, com a vossa vida, que a luz que provém do Alto não destrói o humano; ao contrário, exalta-o, como o sol, que com o seu brilho põe em relevo as formas e as cores. Deus não é um concorrente do homem, mas o amigo verdadeiro, o seu aliado mais fiel.
Esta mensagem deve ser transmitida com a velocidade da luz! Não percais tempo: a vossa juventude é muito preciosa para ser desperdiçada, mesmo que seja só uma pequena parte. Deus precisa de vós e chama cada um pelo nome.
4. Desta Ilha, rica de sol e de belezas naturais, coberta de verde e imersa nas águas maravilhosas do "mare nostrum", chegue a todos os jovens a começar por todos aqueles, e são tantos, que a vêm visitar uma mensagem de luz e de esperança. Queridos jovens e moças, juntamente com os vossos pais, os pastores, os educadores, os catequistas, os amigos, sede "sal e luz" para todos os que o Senhor vos fizer encontrar no vosso caminho.
Guie-vos Maria Santíssima, "Estrela do mar", que orienta os navegantes no grande mar da vida até ao porto seguro, resplandecendo como estrela luminosa também nas horas mais escuras. Sirvam-vos de exemplo os Santos padroeiros, sobretudo Santa Restituta e São João José da Cruz. Que nenhuma perturbação, receio ou pecado vos separem do amor de Deus. Jesus é a luz que vence as trevas; o sal que dá sabor aos vossos anos verdes e a toda a vossa existência. É Ele quem vos conserva a beleza e a fidelidade a Deus, seu e nosso Pai.
Até à vista, em Toronto, onde vos espero em grande número: juntamente com os vossos coetâneos de todos os Continentes ofereceremos ao mundo uma mensagem de esperança. O vosso Bispo, no início, apresentou-vos como "SENTINELAs da manhã". Sim, caríssimos jovens amigos, sede SENTINELAs destemidas do Evangelho, que esperam e preparam o advento do novo Dia que é Cristo.
Abençoo-vos a todos com afecto.
Poder-se-ia pensar que os jovens de Ísquia e a juventude da Itália são muito ricos. Porém, bem sei que aqui se trata de outro tipo de economia. É a economia evangélica dos pobres em espírito. Faço votos para que o próximo Dia Mundial da Juventude seja a expressão da maturidade evangélica de todos os jovens do mundo e, de modo especial, da juventude da Itália e desta vossa linda Ilha.
Então, ânimo! Coragem e esperança! Louvado seja Jesus Cristo!
Discurso do Papa João Paulo II
NA PRAÇA SANTA MARIA DO SOCORRO
NA DIOCESE DE ÍSQUIA (ITÁLIA)
Discurso esse feito para os jovens no ano de 2002, pode parecer antigo, mais as palavras de DEUS ,são para sempre, e o próprio Senhor falou atraves do atual beato joão paulo II , para cada um de nós.
PAZ E FOGO!!!

Nenhum comentário:
Postar um comentário