segunda-feira, 27 de junho de 2011



POR CAUSA DE TUA PALAVRA LANÇAREMOS AS REDES Lc5,5


DIAS: 15 Á 17 DE JULHO DE 2011
LOCAL: UNIPÊ EM JOÃO PESSOA



Desde já contamos com o empenho e colaboração de todos na divulgação! Ajude-nos indicando o site para que o maior número de pessoas possam se inscrever. Divulgue no seu web site, orkut, facebook, twitter e façamos juntos uma corrente de divulgação para que nosso Congresso seja instrumento de Deus na vida dos participantes.


Celebrar juntos este “Congresso Estadual” é confirmar que o PENTECOSTES de CRISTO se faz fecundo em nossa vida, caminhada e Estado.
Abaixo, disponibilizamos os valores e modalidades de inscrição, para que todos comecem a programar sua vinda.

Opções de inscrição:
Opção 01: Somente inscrição = R$ 15,00
Opção 02: Inscrição + Hospedagem (02 café da manha + 1 jantar) = R$ 30,00



quarta-feira, 22 de junho de 2011






Corpus Christi


Nesta quinta-feira, 23 de junho de ,2011, a Igreja Católica, em todo o mundo, comemora o dia de Corpus Christi. Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”.

A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.


Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.

"O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 - 59).

Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.

Origem da Celebração

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.

A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.

No Brasil


No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.

A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.

Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.










ENCONTRO DIOCESANO DE FORMAÇÃO PARA MÚSICOS E PREGADORES




No último dia 19 de junho de 2011 , no Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora do Rosário , aconteceu o encontro diocesano de formação para músicos e pregadores promovido pela Renovação Carismática Católica da Diocese de Campina Grande PB que contou com a presença de Risélia Maria, natural da cidade de João Pessoa PB fonoaudióloga que durante sua palestra falou sobre os cuidados com a voz e também sobre a maneira de como a qual se deve expressar em público.

Também esteve presente a Coordenadora Diocesana do Ministério de Musica e Artes Patrícia Silvanelo , bem como a Coordenadora Diocesana do Ministério de Pregação Neuma de Fátima e João Walter da Comunidade Católica Remidos no Senhor, além de vários Ministros de Música e da Palavra , de vários grupos de oração da nossa Diocese

O encontro foi de grande importância, pois muitas graças foram derramadas sobre a nossa Diocese.


Paz e fogo!!!



RETIRO PARA MÚSICOS E PREGADORES


aguarde....







terça-feira, 21 de junho de 2011




Cristo é a perfeita comunicação do Pai


Amados irmãos (as) da nossa amada RCC, neste texto abaixo espero estar dando pistas para que possamos em nossos GO, pela ação do Espírito Santo que nos foi dado, implantar o Reino de Deus no coração de cada irmão(a) que ali Deus nos confiar. A comunicação é tudo dentro de um GO, sem ela dificilmente conseguiremos êxito em nossa missão, “Ide e anunciai a todos”.


Cristo, a Palavra plena do Pai, é o Verbo de Deus. Existindo desde toda a eternidade junto do Pai, foi por ele enviado aos homens. “No principio era o Verbo e o verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós”. O Filho de Deus, encarnando-se, assume a condição humana, faz-se solidário com a humanidade e assim torna-se perfeito Comunicador do Pai para os homens e dos homens para o Pai.“Ninguém jamais viu a Deus. O filho único que está voltado para o seio do Pai, este o deu a conhecer”. Por suas obras e palavras, Jesus dá testemunho do Pai, assim como Pai dá testemunho dele. Sendo um com o Pai é seu Perfeito Comunicador. “Quem me vê, vê o Pai!”.

Para se comunicar com a humanidade e libertá-la, o Verbo encarnado se insere no mundo dos pobres, com eles se solidariza e com eles cria um novo povo. Assume a pobreza desde seu nascimento e vida oculta; ampara e cura os necessitados; vive pobre; prega a Boa Nova aos pobres e faz disto uma característica de sua missão. Morre com os oprimidos, crucificado injustamente. Assim Jesus mostra que o Reino de Deus é dos pobres, dos oprimidos e marginalizados. Revela que Deus ama preferencialmente os empobrecidos, não porque sejam bons, mas por serem pobres, oprimidos, deixados de lado. Isto não significa que Deus esqueça os ricos. Ele os convida a se libertarem da riqueza assumindo a causa dos marginalizados que é a causa mesma do Reino.

Jesus, o Servo de Javé, é o modelo de comunicação para a verdade e a paz porque estabelece o direito e a justiça. A atitude do Servo de Javé é descrita assim pelo profeta: “Ele não clamará, não elevará a voz, não fará ouvir a sua voz nas ruas”. Não quebrará a cana rachada, não apagará a mecha que ainda fumega. É a negação de uma comunicação dominadora, pois procura valorizar o que há de positivo nas pessoas. A “cana rachada” ainda servirá para algo. A “mecha fumegante” ainda poderá dar fogo. Em vez de usar o poder que esmaga. O Servo procura comunicar-se pelo diálogo, o respeito aos outros. O encontro com a samaritana e os discípulos de Emaús atesta essa pedagogia especial.

Jesus não impõe seu seguimento, o que não significa que não tenha feito exigências radicais. O Reino de Deus é pedra preciosa e é preciso vender tudo para adquiri-lo. Por mais simpatia que o jovem rico desperte em Jesus, ele o deixa ir embora, porque não quer assumir a forma radical de opção pelos pobres proposta pelo Senhor. Jesus respeita a liberdade de cada um de seus interlocutores não apelando para o fogo do céu ou as legiões de anjos.

Para ser compreendido pelos pobres, Jesus usa uma pedagogia acessível aos simples e pequenos. Comunica-se por parábolas, com exemplos da sua vida cotidiana e, principalmente por gestos de fraternidade e solidariedade. Mas Jesus é enérgico em face dos que detêm o poder, a riqueza e o saber. Os evangelistas registram as fortes denúncias de Jesus contra os exploradores do povo, os hipócritas, os corruptos e os manipuladores da religião. Quando necessário, ele usa gestos tão enérgico que beiram à violência.

Sua palavra é “boa notícia” para uns, porém, “má notícia” para outros. Estes logo começam a perseguí-lo, difamá-lo, levando-o à morte. De nada adiantam seus múltiplos prodígios, nem sua tentativa de diálogo com alguns grupos de pessoas obcecadas pelo pecado. Chegada a “sua hora”, Jesus permanece fiel ao que prega. É torturado e executado como criminoso e exposto como exemplo de um ser rejeitado por Deus e pelos homens. Mas, com o testemunho mais radical – a doação de sua vida – sela a verdade daquilo que comunica, objetivo pelo qual veio ao mundo.

Para expressar que Jesus é aquele que comunica Deus à humanidade e restabelece a comunicação com Deus, o Novo testamento o chama de “mediador entre Deus e os homens”, “mediador de uma nova aliança”. Jesus com sua vida, morte e ressurreição destrói o grande “ruído” na comunicação com Deus e com os irmãos: o pecado. Por sua obra redentora, podemos aproximar-nos “com segurança do trono da graça para conseguirmos misericórdia e alcançarmos graça como ajuda oportuna”. Ele é a ponte (pontífice), o caminho. Só se vai ao Pai por meio dele.

É em sua própria pessoa que Jesus se manifesta o Perfeito Comunicador. A Igreja professa, com o concílio de Calcedônia: um e o mesmo Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, consubstancial ao Pai e consubstancial a nós, semelhante a nós em tudo, menos no pecado. Na estrutura do processo de comunicação, há três elementos que se conjugam para transmitir uma mensagem: o emissor, o canal e o receptor. Verdadeiro Deus e verdadeiro homem, Jesus é, ao mesmo tempo, emissor e receptor da comunicação de Deus à humanidade e desta a Deus. E com isto, é também o canal e a mensagem: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”: o caminho (canal), a verdade (mensagem), a vida (emissor) de si ao Pai e aos irmãos, e, com isto, comunicação do Pai à humanidade.

Em Pentecostes dá-se o inverso de Babel. A força do Espírito reúne os discípulos que passam a se constituir testemunhas comunicativas da libertação de Jesus. Fiéis ao mandato do mestre: “Ide por todo o mundo e pregai a Boa Nova a toda criatura” (Mc 16,15), “eles partiram a pregar por toda a parte, com a cooperação do Senhor que lhes confirmava a palavra” (Mc 16,20). O processo da comunicação que Cristo iniciou, só chegará à sua plenitude, quando Deus for tudo em todos.

“Impulsionada pelo Espírito de Cristo, a comunidade dos discípulos de Jesus – a “Igreja de Deus” o povo da nova Aliança se dirige a todas as nações, para inverter Babel e anunciar a “Boa notícia” do Reino de Deus, o Evangelho. O mandato de Jesus não é apenas de anunciar ou ensinar. Ele espera que seus discípulos suscitem outros discípulos e irmãos que entrem na comunhão fraterna com os mensageiros do Evangelho” (Doc. CNBB-40, n. 31, p.18).

Amados tudo em nosso GO deve ser feito pela ação do Espírito e isso é comunicação, então pensemos: a acolhida, a pregação, a oração, os cantos, o atendimento são ações internas do nosso evangelizar e isso tudo é comunicação, mas o GO não é só isso. Como pensar na divulgação, na formação e nas demais ações pós GO que completam nossa missão? Penso que hoje o ministério de comunicação é essencial para o bom andamento de toda a nossa missão, com ele chegaremos mais rapidamente aos irmãos e a Cristo, tornando-nos pelo Espírito de Deus que em nos habita, com Cristo perfeitos comunicadores do Pai.Deus os Abençoe e ótima missão.HÁ PODER DE DEUS!!!


Ironi Spuldaro

Membro do Conselho Nacional RCC

sexta-feira, 17 de junho de 2011

MÚSICA SENTINELA DO AMANHÃ

A Banda Arkanjos gravou esta especial para você: SENTINELA DA MANHÃ!
Baixe agora esta música para tocar em seu player, animar o seu Grupo de Oração.
Disponível em áudio e cifras.

LETRA DA MUSICA:

No coração da noite pode o medo chegar
Espero anciosamente a luz da aurora aparecer
Eu sei, que a manhã logo vem,vem o alvorecer de um novo tempo.

Mais ainda é noite

tenho um posto pra guardar Sou chamado a anunciar
até meu nome Deus trocou agora já sei quem sou,eu sou...

Sentinela da Manhã
Que anuncia a chegada do Sol
Proclama que Jesus Ressuscitou

Eu sei que o dia vem,vem, maranthá vem
Jesus minha esperança que nunca me engana
Eu sei o mundo quer ser luz quer o alvorecer de um novo tempo

Mais ainda é noite...

Downloads: http://jovem.rccbrasil.org.br/downloads/category/4-msicas.html


Onde está o teu Irmão??




Deus não quer que seus amados filhos sejam causa de zombaria para a Igreja, que não façam direito as contas e que construam somente o alicerce.


Deus quer que seus filhos cheguem até o fim, até à glória do céu testemunhando seu poder. A pergunta que me vinha ao coração diante dessa palavra era:


“Onde está o teu irmão“, foi esse o questionamento que Deus fez a Caim: “Onde está o teu irmão Abel”(Gn 4, 9)…essa é a pergunta que Deus me faz e faz a você: “Pe.Roger, onde estão aqueles irmãos que começaram com você a caminhada de Deus”…Caim respondeu: “Por acaso eu sou o guarda do meu irmão”(Gn 4, 10).

No dia de hoje, eu Pe.Roger declaro que sou o guarda do meu irmão! Nós somos os guardas dos nossos irmãos, e precisamos dar esse passo de ir até eles, chamando-os à vida! Não podemos nos conformar que nossos irmãos sejam causa de zombaria para Deus e para a Igreja. É hora de lutarmos para que eles sejam resgatados e dêem testemunho do que o Senhor fez em favor deles.

Seja esse instrumento de resgate para esses, não tenha medo de procurá-los, de mandar uma carta, um e-mail, ligar, Deus quer te usar. Você pode até cantar ou recitar essa poesia do Robson Júnior que o Pe.Fábio de Melo gravou no seu novo CD, para esse seu amigo: “Não é tarde eu sei que podes retornar, deixar o que passou, recomeçar. As marcas vão restar pra recordar, o quanto Deus te ama. Tudo isso vai servir de ensinamento, as feridas cicatrizam com o tempo, é só cuidar.

Deus espera poder te reencontrar, e o brilho dos teus olhos restaurar. E estender-te a mão pra revelar que a todo este tempo, seu amor e sua graça te enviou! Mas as frestas eram poucas pra receber o seu amor. Não é tarde, não te entregues não, Deus conhece e aceita as verdades do teu coração. Não é tarde pra viver melhor. O teu passado é agua que não move o moinho do teu coração, nem do coração de Deus”.

Estamos unidos nessa missão de ir atrás daqueles que ficaram para trás, que ficaram no alicerce, há uma casa a ser edificada, e ainda há tempo para que isso aconteça. Ajude o seu irmão a chegar até onde Deus quer que ele chegue. Dê o passo!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

MOÇÃO PROFÉTICA

Não esqueça o colorido

“Tudo o que fizerdes, fazei-o de bom coração, como para o Senhor e não para os homens, certos de que recebereis, como recompensa, a herança das mãos do Senhor. Servi a Cristo, Senhor.” (Cl 3,23-24)

Quando eu tinha uns doze ou treze anos, a minha tarefa em casa era lavar a louça da janta. Porém, esse era um serviço que eu detestava fazer. Já acordava de manhã pensando que à noite teria que lavar a louça. Um dia, li numa revista um artigo com o título “Não Esqueça o Colorido.” Esse artigo dizia que se dermos o melhor de nós mesmos em todas as tarefas, por menos que gostemos delas, um dia acabaremos apreciando o que temos para fazer, pois veremos os bons resultados dos nossos melhores esforços. Dizia também que sempre acabamos por amar aquilo por que nos doamos. Portanto, dizia o autor do artigo, não pare só no desenho em preto e branco, faça também o colorido, faça além do que é esperado de você, dê o seu toque de dedicação, o seu toque de doação.

Resolvi, depois de ler o artigo, que daria o melhor de mim ao lavar a louça, eu a lavaria muito bem, daria meu toque pessoal. E assim fiz. O meu desafio foi uma cafeteira que por ser velha já estava com sujeira entranhada, provavelmente por ter sido lavada de má vontade, provavelmente por mim mesma. Eu quase gastava as minhas mãos esfregando aquela cafeteira, bem como o resto da louça, todas as noites. A cada lavada a cafeteira brilhava mais e a minha mãe começou a notar o meu “colorido”. Começou a me elogiar para as pessoas, dizendo o quanto eu era caprichosa e, é claro, isso me deixava muito feliz. Agora, quando eu acordava de manhã eu me alegrava com o fato de ter que lavar a louça de noite, passei a amar o que fazia.

Senti, em oração, que deveria contar para vocês sobre esse artigo e o seu efeito na minha vida. Penso que isso nos remete também ao que o Papa João Paulo II dizia quando falava da “mais alta medida da vida cristã”. Ele nos pedia para não nos contentarmos com nada menos do que o melhor em tudo o que fizéssemos. Ele dizia ainda: “Construí a cidade de Deus sobre a cidade dos homens”. Dar o melhor de nós, a mais alta medida, a Deus o melhor de nosso louvor, confiança e obediência, o melhor de nosso tempo na oração, o melhor de nossos talentos na missão; aos outros dar o melhor de nosso serviço, o melhor de nosso sorriso, o melhor de nosso perdão, o melhor de nossa paciência; a nós mesmos dar o melhor de nossa determinação de sempre fazer o melhor possível, de nunca esquecer o colorido.Tenho certeza que Deus não nos criou para que a nossa vida seja em preto e branco. Ele a quer colorida, cheia de sentido, feliz, realizada.

Assim como eu fiz com a cafeteira, podemos começar escolhendo uma área específica da nossa vida para tirar a sujeira entranhada, para fazer brilhar e, assim, fazer a nós e aos outros felizes.

Maria Beatriz Spier Vargas

Secretária-geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL
Espírito Santo, vínculo da paz - Catequese do Papa sobre Pentecostes

Apresentamos as palavras que o Papa Bento XVI pronunciou durante a festa de Pentecostes, aos peregrinos presentes na Praça de São Pedro, no último domingo (12).

Queridos irmãos e irmãs

A solenidade de Pentecostes, que hoje celebramos, conclui o tempo litúrgico da Páscoa. De fato, o mistério pascal – a paixão, morte e ressurreição de Cristo e sua ascensão ao céu – encontra seu cumprimento na potente efusão do Espírito Santo sobre os Apóstolos reunidos junto a Maria, a Mãe do Senhor, e os demais discípulos.

Foi o “batismo” da Igreja, batismo no Espírito Santo (cf. Atos 1, 5). Como narram os Atos dos Apóstolos, na manhã da festa de Pentecostes,veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu o Cenáculo e apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um dos discípulos (cf. Atos 2, 2-3). São Gregório comenta: “Hoje, o Espírito Santo desceu com som repentino sobre os discípulos e transformou as mentes de seres carnais dentro do seu amor e, enquanto no exterior apareciam línguas de fogo, no interior, os corações se tornaram chameantes, pois, acolhendo Deus na visão do fogo, arderam suavemente de amor” (Homilia Ev. XXX, 1: CCL 141, 256). A voz de Deus diviniza a linguagem humana dos Apóstolos, os quais se tornaram capazes de proclamar de modo “polifônico” o único Verbo divino. O sopro do Espírito Santo enche o universo, gera a fé, arrasta a verdade, predispõe à unidade entre os povos. “Quando ouviram o barulho, juntou-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua” das “maravilhas de Deus” (Atos 2, 6. 11).

O Beato Antonio Rosmini explica que, “no dia do Pentecostes dos cristãos, Deus promulgou (…) sua lei de caridade, escrevendo-a por meio do Espírito Santo, não sobre tábuas de pedra, mas no coração dos Apóstolos, comunicando-a depois a toda a Igreja” (Catechismo disposto secondo l’ordine delle idee…n. 737, Turim, 1863). O Espírito Santo, que é o “Senhor da vida” - como recitamos no Credo -, está unido ao Pai por meio do Filho e completa a revelação da Santíssima Trindade. Provém de Deus como sopro da sua boca e tem o poder de santificar, abolir as divisões, dissolver a confusão devida ao pecado. Incorpóreo e imaterial, Ele outorga os bens divinos, sustenta os seres viventes, para que ajam em conformidade com o bem. Como Luz inteligível, dá significado à oração, confere vigor à missão evangelizadora, faz arder os corações de quem escuta a alegre mensagem, inspira a arte cristã e a melodia litúrgica.

Queridos amigos, o Espírito Santo, que cria em nós a fé no momento do nosso Batismo, nos permite viver como filhos de Deus, conscientes e consequentes, segundo a imagem do Filho unigênito. Também o poder de perdoar os pecados é dom do Espírito Santo; de fato, aparecendo aos Apóstolos na tarde da Páscoa, Jesus soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo.A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”(Jn 20,23).

A Nossa Senhora, templo do Espírito Santo, confiamos a Igreja, para que viva sempre de Jesus Cristo, da sua Palavra, dos seus mandamentos e, sob a ação perene do Espírito Paráclito, anuncie a todos que “Jesus é o Senhor!” (1 Cor 12, 3).

sábado, 11 de junho de 2011



PENTECOSTES


Pentecostes, do grego, pentekosté, é o qüinquagésimo dia após a Páscoa. Comemora-se o envio do Espírito Santo à Igreja. A partir da Ascensão de Cristo, os discípulos e a comunidade não tinham mais a presença física do Mestre. Em cumprimento à promessa de Jesus, o Espírito foi enviado sobre os apóstolos. Dessa forma, Cristo continua presente na Igreja, que é continuadora da sua missão.


A origem do Pentecostes vem do Antigo Testamento, uma celebração da colheita (Êxodo 23, 14), dia de alegria e ação de graças, portanto, uma festa agrária. Nesta, o povo oferecia a Deus os primeiros frutos que a terra tinha produzido. Mais tarde, tornou-se também a festa da renovação da Aliança do Sinai (Ex 19, 1-16).


No Novo Testamento, o Pentecostes está relatado no livro dos Atos dos Apóstolos 2, 1-13. Como era costume, os discípulos, juntamente com Maria, mãe de Jesus, estavam reunidos para a celebração do Pentecostes judaico. De acordo com o relato, durante a celebração, ouviu-se um ruído, "como se soprasse um vento impetuoso". "Línguas de fogo" pousaram sobre os apóstolos e todos ficaram repletos do Espírito Santo e começaram a falar em diversas línguas.


Pentecostes é a coroação da Páscoa de Cristo. Nele, acontece a plenificação da Páscoa, pois a vinda do Espírito sobre os discípulos manifesta a riqueza da vida nova do Ressuscitado no coração, na vida e na missão dos discípulos.


Podemos notar a importância de Pentecostes nas palavras do Patriarca Atenágoras (1948-1972): "Sem o Espírito Santo, Deus está distante, o Cristo permanece no passado, o evangelho uma letra morta, a Igreja uma simples organização, a autoridade um poder, a missão uma propaganda, o culto um arcaísmo, e a ação moral uma ação de escravos". O Espírito traz presente o Ressuscitado à sua Igreja e lhe garante a vida e a eficácia da missão.


Dada sua importância, a celebração do Domingo de Pentecostes inicia-se com uma vigília, no sábado. É a preparação para a vinda do Espírito Santo, que comunica seus dons à Igreja nascente.


O Pentecostes é, portanto, a celebração da efusão do Espírito Santo. Os sinais externos, descritos no livro dos Atos dos Apóstolos, são uma confirmação da descida do Espírito: ruídos vindos do céu, vento forte e chamas de fogo. Para os cristãos, o Pentecostes marca o nascimento da Igreja e sua vocação para a missão universal.



sexta-feira, 10 de junho de 2011



Em preparação a Pentecostes, invoquemos a presença do Espírito Santo

Uma das orações mais significativas para o nosso Movimento é o Veni Creator Spiritus. O nome vem da primeira frase da oração, que em português significa Vinde Espírito Criador.

Ela é uma antigo hino da Igreja, composto no século IX, e toma espaço na liturgia da Festa de Pentecostes, que comemoraremos no domingo (12).

É uma súplica que pode e deve ser repetida no nosso dia-a-dia. “Oh! Se o Veni, aquele bendito Veni, que desde o Cenáculo a Igreja nunca cessou de repetir, se tornasse assim popular como a Ave Maria!”, exclama a Beata Elena Guerra, apóstola do Espírito Santo, em sua quinta carta ao papa Leão XIII.

Mas especialmente neste período no qual nos preparamos para a solenidade de Pentecostes, vamos clamar com mais fervor: Veni Creator Spiritus!


Oração


Vinde Espírito Criador, as nossas almas visitai e enchei os corações com vossos dons celestiais.
Vós sois chamado o Intercessor de Deus excelso o dom sem par,a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.
Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai, por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai.
A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor, nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.
Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a vossa paz, se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.
Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer.
Amém!

quarta-feira, 8 de junho de 2011



Espera de um novo Pentecostes!

Quando se lê no livro dos Atos dos Apóstolos acerca da vinda do Espírito Santo, se vê o que a graça de Deus foi capaz de fazer na vida dos apóstolos e de todos aqueles que estavam em Jerusalém no dia de Pentecostes. Este acontecimento mudou a vida da Igreja, da humanidade e, neste próximo domingo, 12, vem mudar cada vez mais a nossa vida para o Senhor Jesus.
Em menos de uma semana, toda a Igreja do mundo intensifica sua preparação para a grande festa de celebração da vinda do Espírito Santo e, assim, o programa Celebrando Pentecostes, deste último domingo da Ascensão do Senhor, 05, veio convidar todos à renovação da espera pela vinda do Paráclito.


Márcio Zolin, coordenador nacional do Ministério Jovem da RCC Brasil, relembrou no programa que este acontecimento mudou a história da humanidade, como também a atuação da irmã (hoje, já beata) Elena Guerra a qual, por várias correspondências ao Papa Leão XIII, pediu uma maior propagação da pessoa do Espírito Santo.

Zolin, que também é o administrador do escritório da RCC Brasil, convidou então, toda a família carismática, nesta semana, junto com seus Grupos de Oração a sair em missão de casa em casa, evangelizando as famílias. “Se pelo menos, sairmos dois a dois, estaremos evangelizando, nessa semana, quase um milhão de pessoas em nosso país”, destacou Márcio.

Os Grupos de Oração são estratégia de Deus para a evangelização do mundo. “As pessoas precisam de apóstolos do Espírito Santo que anunciem o amor de Jesus e Deus se usa daqueles que se abrem e se dispôem a anunciá-Lo, independente de quem sejam, letrados ou não”, complementou o pregador.

“Saiamos nessa semana (em missão) e marquemos a história da civilização do amor, pois o primeiro evento de Pentecostes mudou a história do mundo, mudou a minha história. Este Pentecostes que se aproxima pode mudar a tua história e a tua vida. E o que fazer para provar dessa graça? Abra o coração! A alegria de Deus, pelo Espírito Santo, entra em nossas vidas e nos transforma”, concluiu Márcio.

Conheça os programas de TV da RCCBRASIL
Atualmente, a RCCBRASIL mantém dois programas semanais em televisões de inspiração católica. O programa Celebrando Pentecostes vai ao ar todo domingo, às 22h na TV Canção Nova e tem como apresentadores os coordenadores nacionais do Ministério para as Famílias, Airton e Marli Silva.

Já o programa Renovação em Ação é transmitido pela TV Século 21 aos domingos no horário das 20h30min. Quem apresenta o Renovação em Ação é a coordenadora nacional do Ministério de Formação, Lucimar Maziero, juntamento com o coordenador estadual da RCC de São Paulo, Rogério Soares.



Estamos na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos





A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2011 iniciou nesse domingo (5) no Brasil. Como é costume no hemisfério sul, o evento se celebra entre as festas de Ascensão e Pentecostes. No hemisfério norte, a Semana foi realizada de 18 a 25 de janeiro.


Em mensagem divulgada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) hoje, o bispo de Chapecó e presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), Dom Manoel João Francisco, afirma que se trata de “um período bem simbólico para as comunidades cristãs”.
O tema deste ano é “Unidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações” (Cf. Atos 2,42).

“Somos motivados a fazer desta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos mais um momento importante na vida do movimento ecumênico brasileiro”, afirma o bispo.
Ele reforça o convite a que os católicos participem, pois esta Semana de Oração “não é uma daquelas tradições que acontecem quase espontaneamente em nossas comunidades. Ela pede conscientização e disposição”.

Ainda de acordo com o bispo, durante a semana é realizada a coleta para os trabalhos do CONIC, organismo fundado por Igrejas cristãs, as quais devem sustentar as suas atividades.
“Gostaríamos que você se sentisse responsável pela ação da sua Igreja e pela ação do CONIC, na promoção da Unidade Cristã.”

“Que a Semana de Oração seja para todas as comunidades cristãs do Brasil um tempo forte de conversão a Cristo”, afirma Dom Manoel Francisco.

domingo, 5 de junho de 2011

Ascensão do Senhor



Sobe Deus entre cantos de alegria.


Cantemos à glória de Deus, cantemos ao nosso Rei,


porque Rei é Ele de toda a terra (SI 47, 6-8)



É a Ascensão do Senhor o coroamento da sua Ressurreição. É a entrada oficial naquela glória que cabia ao Ressuscitado após as humilhações do Calvário, é a volta ao Pai já por Ele anunciada no dia da Páscoa: 'Subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus' (Jo 20,17)
E aos discípulos de Emaús: 'Não era preciso que o Messias sofresse estas coisas e
que assim entrasse em sua glória?'(Lc 24,26). Este modo de exprimir-se indica não tanto volta e glória futuras, mas imediatas, já presentes porque estritamente unidas à Ressurreição. Todavia, para confirmar os discípulos na fé, era necessário que tal acontecesse de modo visível, como se verificou quarenta dias depois da Páscoa. Aqueles que tinham visto o Senhor morrer na cruz, entre insultos e escárnios, precisavam ser testemunhas da sua suprema exaltação no céu. Referem o fato os Evangelistas com muita sobriedade, todavia suas narrações salientam o poder de Cristo e sua glória: 'Foi-me dado todo poder no céu e na terra', lê-se em Mateus (28, 18) e acrescenta Marcos: 'O Senhor Jesus... subiu ao Céu e assenta-se à direita de Deus' (16,19). Lucas, porém, recorda a última grande bênção de Cristo aos Apóstolos: ' Ao abençoá-los, afastou-se deles e ia elevando-se ao céu' (24,51).

Também nos últimos sermões de Jesus resplandece sua majestade divina. Fala como quem
tudo pode e prediz aos discípulos que em seu Nome 'expulsarão demônios, falarão novas línguas pegarão em serpentes e, se beberem algum veneno mortífero, não Ihes fará mal, imporão as mãos aos doentes e recobrarão a saúde' (Mc 16, 17-18). Provam os Atos dos Apóstolos a realidade de tudo isto. Em seguida Lucas, tanto na conclusão do seu Evangelho como nos Atos, fala da grande promessa do Espírito Santo que confirma os Apóstolos na missão e nos poderes recebidos de
Cristo: 'Eis que enviarei sobre vós o Prometido por meu Pai' (Lc 24, 49), 'recebereis força com a vinda do Espírito Santo sobre vós, e sereis minhas testemunhas... até aos confins do mundo. Dito isto, elevou-se para o alto, à vista deles, e uma nuvem o ocultou a seus olhos' (At 1, 8-9).
Espetáculo magnífico que deixou os Apóstolos atônitos 'com o olhar fixo no céu', até que dois anjos Ihes apareceram. E o cristão chamado a participar de todo o mistério de Cristo e, portanto, também de sua glorificação. Ele mesmo o havia dito: 'vou preparar-vos um lugar. E quando eu tiver ido. Voltarei novamente avós e vos tomarei comigo, afim de que onde eu estou estejais também vós'
(Jo 14, 2-3).

Constitui, portanto, a Ascensão grande argumento de esperança para o homem que, no seu peregrinar terreno, sente-se exilado e sofre longe de Deus. A esperança que implorava São Paulo para os Efésios e queria viva em seus corações. 'O Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória. Ilumine os olhos de vossa inteligência para compreenderdes qual a esperança a que vos chamou' (Ef 1, 17-18). E onde fundava o Apóstolo esta esperança? No grande poder de Deus 'manifestado em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o sentar-se à sua direita nos céus, acima de todo Principado e Poder (ou seja, dos Anjos) ... e de qualquer outro nome' (ibidem, 20-21).

A glória de Cristo exaltado acima de toda criatura é, no pensamento paulino, a prova do que fará Deus por quem, aderindo a Cristo pela fé e pertencendo a Ele como membro do único Corpo de que é Cabeça, participará de sua sorte. Isto requer cristianismo autêntico: crer e alimentar firme esperança de que como hoje o fiel, nas tribulações da vida, participa da morte de Cristo, assim um dia participará da sua glória eterna.

Os anjos que no monte da Ascensão dizem aos Apóstolos: 'Esse Jesus que do meio de vós subiu ao céu, um dia virá do mesmo modo com que o vistes ir para o céu' (At 1, 11), os fiéis que, enquanto aguardam a volta final de Cristo, precisam pôr a mão na obra. Com, a Ascensão termina a missão terrena de Cristo e começa a dos dlscípulos.

'Ide ensinar todas as nações, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo' (Mt 28,19); devem eles perenizar no mundo sua obra de Salvação pregando, administrando os sacramentos, ensinando a viver segundo o Evangelho.

Todavia quer Cristo que tudo isto seja precedido e preparado pela oração, na expectativa do Espírito Santo que deverá confirmar e corroborar seus Apóstolos. Começa assim a vida da Igreja não com a atividade, mas com a oração, junto de 'Maria, Mãe de Jesus' (At 1,14).


Eduardo Rocha Quintella
Fraternidade S. J. da Cruz OCDS-BH Adorador noturno Boa Viagem

quinta-feira, 2 de junho de 2011

MOÇÃO PROFÉTICA

Eis que faço novas todas as coisas

“Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo!” (2Cor 5, 17)

O discípulo de Jesus precisa ter uma visão muito clara do objetivo de sua existência: o desafio de mudar, de se conformar com a imagem de Jesus, o objetivo de ser como Jesus nos seus relacionamentos, no caráter, no serviço, na missão.

Começamos a nossa caminhada com Jesus cheios de alegria e entusiasmo, mas vamos nos decepcionando conosco mesmos, vamos recaindo em erros e fraquezas dos quais já tínhamos nos libertado, vamos perdendo esse ideal de mudança e fica em nós um grande cansaço, um grande desânimo. No entanto, tenho que lhes dizer: sempre que alguém partilha o seu desânimo comigo, o Senhor me faz lembrar desse cântico: “Eis que faço novas todas as coisas, que faço novas todas as coisas. É vida que brota da vida...” Sinto que é como se o próprio Senhor cantasse ao meu coração, para que eu possa dizer isso às pessoas que se confessam desanimadas.

Sim, a vida é Jesus, Ele é a nossa vida e pode nos dar vida nova, pode de uma maneira nova e atual nos ensinar a viver a vida no Espírito, pode restaurar-nos, curar-nos, pode e quer tocar profundamente, radicalmente nas nossas vidas hoje e nos tornar motivados, alegres, cheios de ânimo, cheios do Espírito Santo.

Você quer receber esta graça hoje mesmo? Então peça, feche os olhos se quiser e, dentro do seu coração, fale com Jesus, diga a Ele que você quer renovar a sua pertença a Ele, diga que você O convida mais uma vez a ser o Senhor de sua vida, entregue de novo a sua vida a Ele,diga a Ele que você O ama, vá louvando o Senhor, agradeça a Ele tudo o que Ele já fez por você, tudo o que já mudou na sua vida, peça a Ele para você ser renovado no amor, peça um novo Pentecostes com todos os seus milagres.

Faça isso e você verá um ânimo novo invadir seu coração. É vida que brota da vida. A vida é Jesus, vale a pena segui-Lo e mudar por causa dele.

Maria Beatriz Spier Vargas

Secretária-geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL

quarta-feira, 1 de junho de 2011




A Comunicação no Grupo de Oração




Quando ouvimos falar de Comunicação Social, normalmente pensamos de imediato nos grandes meios de comunicação como, por exemplo: televisão, rádio, internet, revistas, etc. É como se tivéssemos uma visão apenas dos meios profissionais, julgando não está ao nosso alcance, afastando de nós a possibilidade de exercê-lo.


Se observarmos nossa realidade de Grupo de Oração, podemos facilmente perceber que de várias maneiras existem pessoas exercendo a comunicação. Então, não é o Ministério que é novo, novo é passar a ver a comunicação como Ministério. Ou seja, durante muito tempo, talvez por falta de orientação ou formação não se fez o trabalho de comunicação dentro do Grupo de Oração como Ministério de Comunicação.

Os serviços de comunicação no Grupo de Oração são diversos, variando de acordo com a realidade local, existem Grupos de Oração que já tem uma estrutura organizada onde acontece a comunicação planejada, outros não conseguiram ainda se organizarem e muitos que nem sabem que o Ministério existe. Na verdade em todos acontece a comunicação através da acolhida, avisos, material gráfico, etc.

Vendo o serviço por este ângulo percebemos que não é necessário ser formado em comunicação para poder exercer o Ministério, claro que Deus chama também os capacitados, pois existe dentro da nossa Igreja bons profissionais na área de comunicação, porém estamos falando de um Ministério que está ao alcance de todos.

O Ministério de Comunicação tem a bela tarefa de descobrir talentos dentro do Grupo de Oração "Ninguém acende uma lâmpada e a cobre com um vaso ou a põe debaixo da cama; mas a põe

sobre um castiçal, para iluminar os que entram" (Lc 8,16).

Em todos os Grupos de Oração há “pérolas preciosas”, pessoas que tem dons e potencial, mas que não estão sendo usados em prol da evangelização, muitas vezes por não ter oportunidade, por timidez, por falta de incentivo, etc. E, continuam como lâmpadas acesas e cobertas por vasos com diz no Evangelho. Talvez você esteja pensando, mas o que fazer? Como despertar essas pessoas para o serviço? Aqui me refiro às pessoas que tem o dom, a capacidade, mas não fazem muita coisa para ajudar o Grupo de Oração, e estão lá toda semana caminhando com Grupo de Oração. Claro, não querendo generalizar, pois existem muitas realidades.

Será que no seu Grupo de Oração há pessoas que têm carisma para acolher as pessoas? Há pessoas que dão avisos? Há pessoas que são criativas e facilmente elaboram mensagens ou frases que evangelizam ou informam? Há pessoas que são artistas, gostam de desenhar, fazer letreiros? Será que tem pessoas que fazem pequenas lembranças para serem entregues aos participantes do Grupo de Oração? Será que tem alguém que tem um computador e gosta de digitar? Tem alguém que tem uma câmera fotográfica e gosta de fotografar? Será que existem pessoas que tem um dom natural de se comunicar com as pessoas inclusive com desconhecidos? Será que tem alguém que sabe trabalhar com figuras, gráficos, no computador ou manualmente, será que tem alguém ousado e desinibido e que gosta de trabalhar com eventos? Há pessoas que tem acesso a internet e gostaria de contribuir com o Grupo de Oração?

Se há pessoas no seu Grupo de Oração com estas características e esses dons parabéns! Pois aí está o Ministério, talvez precisem apenas de orientação para que o serviço aconteça de maneira mais organizada e eficaz.

O Ministério de Comunicação quando exercido de maneira consciente e responsável tende a potencializar os serviços no Grupo de Oração, ao mesmo tempo abre novas possibilidades para uma evangelização querigmática e moderna. As ferramentas já existem e na maioria das vezes não são usadas por nós. A falta de verba ou o pequeno número de servos não deve ser causa de desistência de um projeto de comunicação, seja ele qual for. É preciso usar de criatividade sem perder de vista o objetivo central e submete-lo à vontade de Deus, pois nem sempre as grandes idéias são vontades de Deus.

Vale lembrar que, para que um Ministério se estruture é necessário que haja além de servos e uma boa formação, é preciso todo um trabalho de oração por trás, ou seja, é necessário planejar e realizar encontros para oração, onde todos os servos possam se reunir para orar. A oração é o meio que usamos para falar com Jesus, que é o comunicador ungido do Pai. Também é através da oração que Deus nos comunica a sua mensagem, a qual somos chamados a anunciar.

O comunicador que não pára pra escutar Deus não conseguirá anunciar o que ele quer que seja anunciado.


O Ministério de Comunicação Social na sua totalidade apesar de ter diversos núcleos deve ter a mesma visão da missão. Seja no acolhimento das pessoas, avisos, produção de material, rádio, etc. Todos precisam ser um.

Deus abençoe!

Valdeci Inácio
Ministério de Comunicação Social
RCC Pernambuco

Quem sou eu

Minha foto
Somos um movimento eclesial, isto é, um jeito da igreja se manifestar. Queremos semear por todos os cantos da terra a cultura de Pentecostes. Renova os teus prodígios em nossa diocese. "Veni, spiritus creator"