terça-feira, 31 de janeiro de 2012



Nos dias 05 e 06 de fevereiro, a cidade de Campina Grande será tomada pela força, alegria e pela fé da juventude! O projeto “Bote Fé” chega à Paraíba e promete mobilizar toda a juventude das 61 cidades que compõem a diocese de Campina Grande. Cariri, Agreste, Brejo, Sericar e Curimataú estarão juntos, através da juventude, neste grande momento de fé, ação e celebração.

O evento Bote Fé Campina Grande marca a passagem da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, pela Diocese. Eles estão percorrendo todas as dioceses do Brasil desde o dia 18 de setembro e passarão por todo o país até julho de 2013, quando será realizada a JMJ Rio 2013.

PROGRAMAÇÃO - DIA 05 DE FEVEREIRO

A Cruz e o Ícone virão da Arquidiocese da Paraíba e serão recepcionados, no dia 5, na Fazenda do Sol Masculina, na BR 230. O horário previsto é às 15h. Na Fazenda do Sol, a Cruz será recebida pelo Administrador Diocesano, Dom Jaime Vieira Rocha e terá um grande momento celebrativo preparado com os internos da casa. Saindo da Fazenda, a Cruz irá para a Avenida Brasília, onde um trio estará animando a juventude que lá estará concentrada à espera dos símbolos. A partir deste ponto, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora serão entregues nas mãos dos jovens e serão levados, acompanhados pelo trio elétrico, até o Instituto São Vicente de Paulo, às margens do Açude Velho.

Em frente ao Instituto São Vicente de Paulo terá um grande palco onde acontecerão os shows com as bandas católicas da Diocese (aguarde a lista com todas as bandas). O principal show, previsto para as 21h, é com a banda Remidos no Senhor. “É pra sempre o meu sim” envolve, música, oração, dança e apresentação teatral. No palco também acontecerá a Santa Missa, presidida por Dom Jaime, e uma mini palestra: “Construir um mundo sem drogas”.

A programação se estende por toda a noite, com adoração e exposição do santíssimo e vigília até as 6h da manha do dia 6. Estes momentos acontecem dentro da quadra do Instituto São Vicente de Paulo e serão acompanhados por vários grupos que envolvem a juventude na diocese.

DIA 06 DE FEVEREIRO

Às 6h será celebrada a Santa Missa e será iniciada a contemplação das 7 dores, onde a Cruz será levada a 7 pontos da cidade. Serão visitados presídio, hospitais, casas de caridade e delegacias. Às 18h a Cruz chega à Catedral Diocesana, onde será celebrada a Missa de Ação de Graças e, logo após, é iniciada a vigília de oração que será acompanhada por grupos das diversas paróquias da cidade.

DIA 07 DE FEVEREIRO

O Bote Fé Campina Grande vai se despedindo. Às 6h será celebrada a Missa de Envio e a Cruz será levada para a Diocese de Patos.

Equipe de Comunicação do Bote Fé Campina Grande

@BoteFeCampina



VAMOS JUVENTUDE, E TODO POVO DE DEUS JUNTOS MOSTRAR PARA O MUNDO VER QUE NA DIOCESE DE CAMPINA GRANDE PB, TEM UM POVO QUE BUSCA O UNICO VERDADEIRO DEUS RESSUSCITADO,QUE AO OLHAR PARA CRUZ,VEMOS A PROVA DE AMOR QUE ELE TE POR NÓS,E PARA O QUADRO DE NOSSA SENHORA VEMOS QUE TEMOS UMA MÃE DO CÉU QUE NOS ENVOLVE COM SEU MANTO SAGRADO...


NÃO PERCAM!!!!


segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Apascenta as minhas ovelhas!

Por Lucimar Maziero
Coordenadora Nacional do Ministério de Formação/Grupo de Oração Javé Chammá

Em 2011, motivada pela moção de “lançar as redes”, a Renovação Carismática Católica buscou viver de forma ainda mais intensa o chamado missionário, envolvendo os Grupos de Oração e expressões carismáticas. Tal temática trouxe-nos um impulso renovado que nos levou a irmos em busca dos filhos de Deus, levando a Boa Notícia: Jesus Cristo está vivo, Ele é o Senhor, nos ama, salva e ainda hoje realiza milagres e prodígios! Esse anúncio de salvação tem feito com que milhares de pessoas, espalhadas pelo nosso país, experimentem o amor incondicional de Deus.

Nesse sentido é importante destacar o papel dos Congressos Estaduais que motivaram a RCC do Brasil inteiro a caminhar guiada sob esse direcionamento. Vivemos uma grande convocação de norte a sul; de leste a oeste. Milhares de pessoas sendo chamadas a lançar as redes. Anunciar.Nas reuniões às sextas-feiras (antes de os eventos terem início), nossos líderes foram convocados a reafirmar o compromisso com a missão que o Senhor deu à RCC de evangelizar a partir do Batismo no Espírito Santo.
Esses encontros com os coordenadores diocesanos e seus respectivos núcleos foram marcados por momentos de oração, vivência fraterna, formações e partilha das Moções Proféticas para este tempo. Isso possibilitou uma atualização dos direcionamentos do Senhor e reforçou a unidade do Movimento, levando os participantes a avaliarem a visão organizacional e profética da RCC.


Todo esse mover de Deus proporcionou o fortalecimento da nossa identidade carismática, ampliou nossa visão. Podemos dizer que os encontros estaduais nos levaram a enxergarmos mais os sinais do Espírito na história do Movimento e, com isso, entendermos melhor quem somos e qual é o chamado de Deus para nós.
Ainda dentro desse contexto, os eventos foram momentos de “consertarmos as redes” (cf Lc 5,2), como nos fala o texto bíblico que impulsionou nossos trabalhos durante este ano. Coordenadores foram convidados a refletir sobre sua liderança e todos os carismáticos foram incentivados a terem uma postura perseverante, lançando as redes da evangelização, do serviço, da doação sempre que for necessário.
Podemos dizer, diante de tudo isso, que em 2011 nos tornamos mais fortes, mais unidos, mais missionários.
O operar de Deus tem promovido uma reconstrução em nosso meio. Um povo novo está se levantando. E, dessa forma, estamos percebendo que Deus está nos concedendo a graça de enchermos a nossa barca de peixes. Ou seja, chegarmos ao coração de mais e mais irmãos que ainda não conheciam Jesus e que, a partir das nossas atividades missionárias, fizeram uma experiência do Amor de Deus.

Hora de pastorear
Sim, meu irmão, minha irmã, já é possível ver os frutos da caminhada deste ano. Com a graça de Deus, muitas pessoas foram tocadas durante as missões desenvolvidas pelo nosso Movimento e têm procurado os Grupos de Oração, retomado os sacramentos e a vivência nas paróquias.
Tudo isso já é maravilhoso, mas certamente o Senhor tem muito mais para realizar em suas vidas. Diante dessa realidade, estamos entrando em uma nova fase na evangelização: a de refletir sobre como estamos tratando o rebanho do Senhor. Isso mesmo! Somos chamados a viver o mandato “Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21,15) e é por isso que esse será o tema que direcionará os trabalhos da RCC em 2012. Será um ano para cuidarmos das pessoas que estão assumindo seus postos, voltando para as pastagens do Senhor.

Quando falamos em apascentar, zelar, cuidar, estamos nos referindo ao pastoreio. O exemplo mais comum que nos vem à memória é o do pastor que cuida das ovelhas, assim como conhecemos pelo salmo 22, 1-3: “O Senhor é meu pastor e nada me faltará. Em verdes prados ele me faz repousar. Conduz-me junto às águas refrescantes, restaura as forças de minha alma. Pelos caminhos retos ele me leva, por amor do seu nome”.

Refletindo sobre essa passagem, podemos perceber que pastorear o povo de Deus é cuidar para que ele chegue até as boas pastagens. Nós, que estamos envolvidos com trabalhos de liderança, somos impulsionados pelo Espírito Santo a tomar a responsabilidade de apascentar e vigiar as pessoas do nosso Grupo de Oração e do nosso ministério. Dessa forma, levar o povo às boas pastagens é dar alimento a ele. Significa que precisamos cuidar do que estamos oferecendo aos nossos irmãos. Qual a qualidade da formação e da oração que estamos ofertando? Eles estão sendo acolhidos em um ambiente de amor fraterno e diálogo? Perguntas como essas devem ser feitas periodicamente para que a nossa evangelização seja autêntica.

Pastorear também significa proteger as ovelhas dos falsos pastores, dos lobos que chegam disfarçados com o intuito de roubar a vida do rebanho. Roubar vida, no sentido de usurpar a vida nova, a vida no Espírito.

Uma trajetória de amor
Vivemos um tempo de portas abertas no nosso Movimento. Penso que se pararmos um pouco para pensar, podemos observar as graças do Senhor no nosso meio: temos trabalhado para que nossas vidas sejam coordenadas pelo Senhor Jesus, para sermos um povo unido pela Palavra de Deus, que anuncia a Boa Notícia e semeia a Cultura de Pentecostes. Mas para que isso se consolide em todo nosso território nacional, os que exercem posição de pastores precisam trilhar a “trajetória do amor”.
À medida que novos irmãos vão entrando em nossos Grupos é muito importante que busquemos conhecê-los. Precisamos construir uma atmosfera de acolhimento, respeito e amor fraterno na qual as pessoas se sintam à vontade para abrirem-se umas às outras. Como nos ensina a Palavra, o pastor precisa conhecer as ovelhas do seu redil para cuidar delas. Já as ovelhas, precisam reconhecer a voz do pastor para poder segui-la.

Nessa dinâmica, são os líderes que iniciam a busca, pois os que estão perdidos não conseguem se encontrar. Para tanto, a metodologia de trabalho deve contemplar organização e amor-doação. Com um planejamento, aqueles que são pastores traçam orientações para a sua ação, definem o que deve ser feito e aonde se quer chegar. Entretanto, só estratégia não é suficiente. Para evangelizar e pastorear é preciso agir com amor. Somente assim é possível atingir os mais diferentes tipos de públicos e conhecer as peculiaridades de cada ovelha.

Depois de toda busca é necessário saber para onde conduzimos esse rebanho. E o primeiro papel do pastor é alimentá-lo com aquilo que é necessário para o seu crescimento espiritual e humano. Assim, a oração e a formação irão fortalecer as ovelhas e devem provocar nelas o desejo pela santidade.


O exemplo de Pedro
A atitude dos pastores é de extrema importância no mandato “apascenta minhas ovelhas”. O exemplo de Pedro nos ajuda no exercício do pastoreio. Os pastores devem orar pelas necessidades de seu rebanho e dar a eles aquilo que recebem do mestre. Foi o que Pedro fez. A Bíblia nos narra que ao encontrar um coxo na porta do templo, Pedro exclamou: “ouro e prata não tenho, mas o que tenho te dou, em nome de Jesus levanta-te e anda.” (cf. Atos 3,6).

Acima de todas as coisas, o que recebemos de Deus é o amor. Por isso, cuidar, zelar e apascentar exige amor. E dentro do nosso cotidiano, precisamos buscar formas simples de demonstrá-lo para quem está a nossa volta.

Pequenos atos como telefonar para aqueles membros do Grupo de Oração que estão faltando às reuniões, visitar a casa de quem tem algum familiar doente, dar atenção a todos sem distinção, organizar momentos de convivências fraternas entre os membros do Grupo são de extrema importância. Esses pequenos gestos podem nos garantir grandes resultados.

Essa é uma primeira reflexão a respeito desta temática. Durante todo o ano de 2012, iremos falar mais sobre isso, partilhar experiências, e também refletir sobre o papel de cada um que viveu a experiência do Batismo no Espírito Santo tem nesse mandato; Afinal todos nós somos chamados a amar, a cuidar, a zelar, proteger alguém. Somos responsáveis uns pelos outros. Ninguém esta isento dessa missão.

É importante que nos autoavaliemos e a partir daí busquemos meios de melhorar o serviço que prestamos ao nosso Senhor por meio de suas amadas ovelhas.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Não existem missões concluídas. Apenas concluímos etapas


O último momento do Encontro Nacional de Formação 2012, antes do encerramento com a Santa Missa, foi conduzido pela secretária geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Maria Beatriz Spier Vargas, e pelo presidente, Marcos Volcan.

A primeira parte, ministrada por Beatriz, foi motivada pelo texto de Eclo 43, 25-34, que nos convida a glorificar a Deus. Para iniciar, ela trouxe o conceito de Glória de Deus existente no Catecismo da Igreja Católica. “É a manifestação e a comunicação do amor e da bondade de Deus”, explicou.

A partir do transbordamento do seu próprio ser, continuou Beatriz, Deus manifesta a sua perfeição, fazendo que cada ser criado participe da Sua bem-aventurança. “Nós fomos criados nesse transbordamento”, disse. Ela prosseguiu dizendo que o ser humano, além de ser comunicação dessa glória por esse motivo, ainda é criado à imagem e semelhança de Deus: “Por isso, cada criatura é querida. Você, irmão, irmã, é querido, amado, um reflexo da sabedoria e da bondade de Deus”.

Em seguida, Beatriz convidou a todos que, em conjunto, lessem o texto de Ef 1, 5-6, no qual São Paulo fala da nossa adoção filial por parte do Pai, para que, através de nós, possa resplandecer a Sua Graça.

“Louvar a Deus, então, é reconhecer a bondade, o amor, a perfeição, a sabedoria e a vontade de Deus. É rejubilar-se por poder participar do Seu ser”, explicou a secretária geral. Nesse momento, Beatriz lembrou o Magnificat, afirmando que deve ter sido este o sentimento de Maria ao proclamá-lo.

Outra definição do louvor é o de reconhecermos de modo íntimo que somos capazes de nos doarmos livremente a Deus, por causa da sua Glória. Novamente a pregadora buscou um paralelo junto a mãe de Jesus e sua entrega aos planos de Deus.

Agindo com o louvor, manteremos uma permanente atitude de gratidão junto a Deus. Beatriz lembrou uma recente catequese do papa, que nos convidou a focarmos sempre na coisas boas e não nos problema, pois a atenção ao bem gera gratidão, que gera alegria. Esta alegria reservada em nosso coração nos ajuda a atravessar momentos difíceis da vida. A comparação com Maria novamente foi feita: a partir da lembrança de todas as alegrias na vivência junto a Jesus, ela teve forças para ficar aos pés da Cruz.

A ação de cultivar um coração agradecido ao Pai nos foi ensinada por Jesus. A secretária geral utilizou o texto de Mc 8, da multiplicação dos pães para demonstrar. Nele, segundo Beatriz, podemos ver que a ação de graças e o ato de abençoar são sinônimos. “Se queremos ser abençoados, Jesus nos ensina como: através da oração de ação de graças”, mostra. A ação de graças, de acordo com Beatriz, abençoa e o que é abençoado cresce, assim como na multiplicação dos pães.

Partindo para o encerramento da sua participação, a pregadora lembrou que o louvor é o reconhecimento de quem nós somos diante de Deus. E proclama: “Nós vamos ser vitoriosos, porque em cada um de nós há um reflexo da bondade, do amor e da vontade de Deus”. “Não estamos sozinhos! Nós não somos pouca coisa; somos filhos amados do Altíssimo”, completou.


Palavra do presidente

Marcos Volcan veio então para fazer alguns apontamentos sobre os acontecimentos do ENF 2012. Ele lembrou que o evento teve de ter sua programação reformulada, por diversos motivos, como a insistente chuva que caiu sobre Lorena/SP nos dias do encontro. Mas Marcos pontuou: “Aconteceu como o Senhor quis”. “Se algo não acontecer como planejado, levante a cabeça e siga em frente”, continuou.

O presidente lembrou que este é o último ano de seu mandato, mas que ainda há fôlego. “Somos como corredores que guardaram um pouco de energia para o último pique”, explicou. E intimou o público: “Espero que vocês tenham também essa energia, de quem guarda o melhor para o final”.

Então, ele voltou à temática do louvor: “Louvor é a oração do coração agradecido”. E lembrou um texto que carrega consigo desde a sua juventude, o Salmo 36, que convida a colocarmos nossas delícias no Senhor, que Ele atenderá os desejos de nosso coração. Marcos explicou que esquecer é da natureza humana e por isso o nosso trabalho é guardar tudo que Deus nos reserva. “Não podemos medir Deus nos parâmetros humanos, pois nos esquecemos das coisas. Deus não, Ele não esquece!”, exclamou.

Encaminhando-se para o final, o presidente do Conselho Nacional lembrou que a jornada deste ano é longa. Pois , além do Mundial de Jovens, teremos dois momentos muito importante: os congressos diocesanos e as semanas missionárias. E afirmou: “Não existem missões concluídas. Apenas concluímos etapas”. Marcos surpreendeu e anunciou desde já o tema que nos acompanhará em 2013: será referente à fé, já que a Igreja viverá no próximo ano o Ano da Fé.

sábado, 28 de janeiro de 2012

RCC lança revista teológica











Uma importante conquista para RCC do Brasil. Durante o ENF 2012, o Grupo de Reflexão Teológico-pastoral do Movimento lançou a revista teológica “Veni Creator” que pretende ser instrumento de reflexão sobre o papel da Renovação Carismática na Igreja e na sociedade. A primeira edição traz quatro artigos: “O protagonismo do Espírito e a Cultura de Pentecostes”, de Rogério Soares, “Ministérios na RCC”, de Reinaldo Beserra dos Reis, “Comunidades de vida – uma alternativa às paróquias?”, de Ronaldo José de Souza e “A comunicação humana à luz da revelação divina” de Lúcia Volcan Zolin.

A novidade foi bem acolhida pelas lideranças presentes no evento que quase esgotaram a primeira tiragem da revista. O coordenador diocesano da RCC de Jales/SP, Wanderlei Pacheco comprou 10 exemplares com o intuito de presentear os coordenadores de Grupos de Oração e o padre que é assessor espiritual da Renovação na sua diocese. “A revista será um instrumento importante para a fundamentação teológica e orientação da liderança da RCC que, ao longo dos anos, tem buscado crescer no seu conhecimento sobre a Igreja”, afirmou.


Precisamos sonhar juntos para a construção da Nossa Casa


“Enfrentaremos um grande combate, mas quanto mais rezarmos, mais as forças do mal vão recuando”, assim iniciou o momento de pregação sobre o projeto de construção da Sede Nacional, ministrado pelo Coordenador do Ministério Jovem e Diretor Executivo do Escritório Nacional, Márcio Zolin.

Para que servem as estruturas que a Igreja tem? Para o povo de Deus louvar. A matéria para esta construção está aqui, vocês são as pedras vivas!”, dizia Dom Alberto Taveira em um dos trechos do vídeo.

Nesse ponto, Zolin destacou que para a construção da Sede são necessárias mais que contribuições financeiras. "É preciso que a RCC seja escolhida como uma opção de vida. Só assim poderemos sonhar o sonho de Deus. Só assim esse sonho poderá ser real em nossas vidas e na vida da RCC”, afirmou.

Na sequência, foi apresentada a campanha de arrecadação que deverá alavancar a construção neste ano de 2012. A "Campanha de selos” consiste na venda de dois modelos de adesivos: um com a estampa de Nossa Senhora de Pentecostes e outro, ilustrado com o tema do ano: “Apascenta as minhas ovelhas”.

Depois disso, todos foram convidados a “dar um passeio” na Nossa Casa. Nos telões do ginásio, um programa de computador ia mostrando as instalações da futura Sede Nacional. Neste momento, Márcio mostrou também o andamento da construções atuais do terreno. A casa dos missionários tem conclusão prevista para o mês de abril, quando deve ter início a obra do Centro de Eventos.

Finalizando, Márcio deafiou os carismáticos de todo o Brasi a contribuirem com a construção para que o ENF 2013 já possa ser realizado no Cento de Eventos da Sede Nacional. O público que lota o Ginásio Poliesportivo do Clube Comercial de Lorena respondeu de forma afirmativa com palmas e muito entusiasmo. “Você precisa sonhar este sonho, porque se sonharmos juntos, os sonhos de Deus irão acontecer”, finalizou o pregador.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Um ginásio inteiro aos pés de Jesus

A sexta-feira começou animada e ungida no Ginásio do Clube Comercial de Lorena/SP. O cantor Eros Biondini, que visita o ENF, comandou a abertura do dia. Em seguida, teve início um momento muito especial de Adoração ao Santíssimo Sacramento, unção que tomou conta do lugar e deixou o ginásio inteiro prostrado aos pés do Senhor.

Assim que o Santíssimo Sacramento foi entronizado no ginásio, o diácono Helder Gomes Carneiro convidou todos a louvarem a Deus, falando do amor que sentem por Ele. Em seguida, um grande clamor em línguas foi levantado. Os momentos de oração foram conduzidos pela coordenadora da Comissão de Formação, Rita de Cássia de Sá e pelo coordenador do Ministério de Oração por Cura e Libertação, Onazir Conceição. “O Pastor chegou para apascentar as suas ovelhas”, motivou Rita.

Na sequência, Onazir convocou os participantes a rezarem por libertação.Novamente, o povo levantou e orou com fervor. Ao final, o Santíssimo foi levado sob aplausos e cantos que diziam: “Ele é o Rei, Ele é o Senhor, a Ele a Glória...”

MARANATÁ , VEM SENHOR JESUS

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Participantes do ENF recebem boas notícias


A manhã dessa quinta-feira (26) foi momento dos quase quatro mil participantes do Encontro Nacional de Formação conhecerem várias novidades sobre a vida do Movimento. As boas notícias são conquistas que envolvem desde a área de comunicação da RCCBRASIL até ações missionárias desenvolvidas em diferentes locais.

As seis novidades foram contadas pelo gerente geral do Escritório Nacional e coordenador do Ministério de Pregação, Lázaro Praxedes. Acompanhado por Ana Cássia Pandolfo Flores, responsável pelo departamento de Comunicação do Escritório Nacional, Praxedes deu a primeira boa notícia do dia: o Movimento ganhará um novo Portal, totalmente reformulado e dinâmico, capaz de atender as necessidades de comunicação da RCC do Brasil.

Os participantes do ENF puderam conferir em primeira mão o novo layout, que deve entrar no ar nas primeiras semanas de fevereiro. O portal terá quatro menus principais – Eventos, Institucional, Projetos e Espiritualidade. Nestes espaços todo o conteúdo ficará mais organizado, facilitando sua localização. Com isso, os ministérios, dioceses e Grupos de Oração terão mais espaço para divulgarem suas ações. Mas para que tudo funcione bem o departamento de Comunicação conta com a ajuda de todos os carismáticos. Isso significa que informações sobre eventos e iniciativas dos GOs e dioceses devem ser enviadas para o e-mail redação@rccbrasil.org.br. “Muitas vezes as pessoas nos enviam apenas notícias de eventos. Mas a Renovação Carismática do Brasil é muito mais. Sabemos que acontecem muitas ações bonitas e importantes nos Grupos, nas paróquias... Queremos que o Brasil inteiro conheça estas iniciativas”, ressalta Ana Cássia.

A segunda boa notícia foi o lançamento da WebRádio durante o ENF. Desde o início desta quinta-feira, todo o Encontro está sendo transmitido pela WebRádio. E depois disso, o primeiro programa já tem dia e hora para entrar no ar. Será às 9h de terça-feira, 31 de janeiro, com o programa Mobilização de Oração. A transmissão será feita ao vivo, diretamente de Pelotas/RS, onde funciona o Escritório Nacional.

A terceira boa notícia também tem a ver com internet. Trata-se da WebTV, ferramenta já utilizada há alguns anos que agora ganhará novos programas, cheios de espiritualidade e notícias com a cara da Renovação.

Na sequência, Lázaro deu a quarta boa notícia: já ultrapassamos a marca dos 10 mil Grupos de Oração cadastrados. Motivo de comemoração para todo Movimento, que através desse sistema tem uma rede direta de contato com os Grupos de todo Brasil. Praxedes explicou que todo GO cadastrado recebe gratuitamente o “Boletim Informativo Grupo de Oração Eu Participo”. “Para receber esse valoroso material de formação, espiritualidade e notícias basta se cadastrar. E esse não é um material para o coordenador guardar. Partilhe com os servos de seu Grupo”, pediu o pregador.

A meta atingida de um milhão de assinaturas contra a descriminalização do aborto foi a quinta boa notícia do dia. Praxedes lembrou que foi uma longa campanha, mas que teve seu objetivo alcançado graças ao empenho de pessoas de todas as partes do país. O Conselho Nacional estuda agora a melhor forma de encaminhar esse abaixo-assinado ao Governo Federal.

A sexta e última boa nova é referente às Casas de Missão mantidas pela RCCBrasil. Atualmente, são quatro bases: Breves e Afuá, no Pará, Pelotas/RS, e Canas/SP, cidade que acolherá a futura Sede Nacional. Os participantes puderam saber mais sobre o inicio das atividades missionárias e o andamento das ações desenvolvidas na Ilha do Marajó. O momento foi encerrado com um vídeo sobre a missão marajoara.


Apascenta as minhas ovelhas (jo 21,17)

sobre o tema

Vivemos tempos marcantes na vida do nosso Movimento. Impulsionados pela moção de “reconstrução”, temos procurado fechar as brechas que com o tempo foram surgindo na nossa identidade e espiritualidade carismática. Dentro desse contexto, a cada ano a RCC do Brasil, através de uma nova temática, coloca em evidencia um aspecto diferente da nossa fé e que tem como objetivo nos auxiliar no cumprimento da nossa Missão.

Para que sigamos sendo um povo que vive sob o Senhorio de Jesus, constrói sua caminhada orientado pela Palavra de Deus e está sempre pronto a lançar as redes da evangelização, somos convidados a apascentar as ovelhas do Senhor. O versículo 17 do capítulo 15 do evangelho de São João inspira o tema de 2012 para a RCC do Brasil: "Apascenta as minhas ovelhas".

E quando falamos em apascentar, zelar, cuidar, estamos nos referindo ao pastoreio. O exemplo mais comum que nos vem à memória é o do pastor que cuida das ovelhas, assim como conhecemos pelo salmo 22, 1-3: “O Senhor é meu pastor e nada me faltará. Em verdes prados ele me faz repousar. Conduz-me junto às águas refrescantes, restaura as forças de minha alma. Pelos caminhos retos ele me leva, por amor do seu nome”.

Refletindo sobre essa passagem, podemos perceber que pastorear o povo de Deus é cuidar para que ele chegue até as boas pastagens. Pastorear também significa proteger as ovelhas dos falsos pastores, dos lobos que chegam disfarçados com o intuito de atrapalharem ou até impedirem que as pessoas progridam na sua caminhada de conversão.


Dentro desse contexto, o Encontro Nacional de Formação tem o objetivo de reunir a família carismática do Brasil e oferecer a ela alimento sólido e avivamento espiritual para a caminhada. Além disso, o ENF será oportunidade reforçar a importância do pastoreio: somos impulsionados pelo Espírito Santo a tomar a responsabilidade de apascentar e vigiar as pessoas do nosso Grupo de Oração e do nosso ministério.


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012


A PARAÍBA NO ENCONTRO NACIONAL DE FORMAÇÃO DA RCCBR




Nos dias 25 a 29 de janeriro 39 irmãos da RCCPB estarão participando do Encontro Nacional de Formação, destes 18 pertencem a Diocese de Campina Grande, motivo de grande alegria, pois diversos líderes estarão reunidos para ouviram as moções do Senhnor para o ano de 2012, além de formações, orações, adorações missas, teremos a oportunidade de visitar o local em que está sendo construída a sede da RCC, motivo de grande júbilo para todos nós. Louvamos a Deus pela moção dada de mobilizar a RCC para estarmos nesse encontro.


Momento histórico esse para nosso estado, pois será a primeira vez que teremos um número grande de participantes. Deus abençoe a todos que abraçaram conosco essa missão. A todos um santo e abençoado encontro.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012



Encontro Estadual de Intercessão da RCCPB


Nos dias 14 e 15 de janeiro, a Renovação Carismática Católica da Paraíba, promoveu o Encontro Estadual para o Ministério de Intercessão. O encontro que realizou-se na cidade de Guarabira - PB, contou com a presença de Luis César Martins, coordenador nacional do Ministério de Intercessão da RCCBR e ainda com a participação de intercessores de todas as dioceses do estado.

O pregador falou a respeito da visão que um intercessor deve ter, sobretudo nesse tempo de graça e de portas abertas que estamos vivendo na Renovação Carismática Católica do Brasil, em que somos chamados a semear a cultura de Pentecostes e a exercer o ministério de intercessão com combatividade profética.

O Senhor tem conduzido a RCC a buscar direcionamentos nos livros de Esdras e Neemias; livros esses, que marcaram um tempo de mudança para o povo judeu, uma virada em sua história. Desse mesmo modo, a RCCBR convoca todos os carismáticos a viverem a chuva de primavera que o Senhor está fazendo chover abundantemente sobre todo o nosso movimento.

Luis César nos exortou ainda, a respeito de nossos medos. O pregador proclamou que não devemos ter medo de renunciar as coisas deste mundo, que nos afastam de Deus e não nos permitem ver com os olhos de Deus; devemos buscar em nosso ministério um alto nível de comprometimento. Para isso, ele nos indicou algumas palavras-chave para nos comprometermos com nosso ministério, seguindo os direcionamentos do livro do profeta Neemias:

. Reconstrução;
. Revogação de Sentenças;
. Disposição de atacar as Brechas;
. Reconstruir os Muros.

"Se a intercessão vai mal, todo o grupo de oração vai mal. Não existe grupo de oração e eventos da RCC sem a intercessão. O objetivo da RCC é o de salvar as almas e nós não podemos nos esquecer disso." - Ressaltou Luis César.

Foram dias de muitas bênçãos e graças para todo o ministério de intercessão da RCCPB, pois todo o evento foi marcado por louvores, orações, pregações querigmáticas, adoração ao Santíssimo Sacramento - que foi um momento muito forte para todos os presentes que puderam sentir a presença e a manifestação do Senhor no meio deles; e ainda, a Santa Missa ao final de cada dia.

"É NECESSÁRIO QUE O INTERCESSOR ESTEJA EM CONSTANTE VIGILÂNCIA." - Luis César, coordenador nacional do Min. de Intercessão da RCC.

"APASCENTA AS MINHAS OVELHAS!" - J0 21,17


Autor: Ricardo Antonio da Silva

Revisão geral: Maria Rennally Soares


sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Moção Profética

Honrar aos outros com a nossa escuta

“Nada façais por espírito de partido ou vanglória, mas que a humildade vos ensine a considerar os outros superiores a vós mesmos.” Fl 2,3

HONRAR AOS OUTROS COM A NOSSA ESCUTA

Gostaria de partilhar com vocês algo que aprendi em oração, numa ocasião em que pedi ao Senhor para ser uma pessoa menos impulsiva ao falar, pois sempre me apressava a dar a minha opinião sobre tudo.

Aprendi a dar à minha escuta um novo sentido, “emprestando”, por assim dizer, meus ouvidos ao Senhor para se tornarem ouvidos de discípulo, esforçando-me para escutar mais, ser mais atenta, não me apressando em falar, fazendo do ato de ouvir um ato sagrado. Passei a exercitar a cautela, a prudência, não me apressando a dar a minha opinião sobre tudo.

Percebi que saiu um grande peso de minhas costas quando passei a dar menos importância ao fato de os outros saberem ou não o que penso sobre tudo. Passei a fazer uma espécie de silêncio em oração, orando no meu coração ao Senhor enquanto ouvia os outros falarem. Surpreendi-me de como o meu entendimento ficou apurado, refinado através da escuta dos outros, percebia melhor as nuances das verdadeiras intenções dos outros ao falarem e, sobretudo, uma maior clareza do certo e do errado. Na minha impulsividade eu era também rápida em aderir à opinião dos outros, mas passei a submeter minha opinião ao Senhorio de Jesus.

Ao consagrar ao Senhor meus ouvidos e o meu julgamento das coisas, eu sentia como se o meu silêncio fosse uma espécie de espera na presença de Deus, até que Ele se manifestasse, dando-me clareza sobre o que falar e quando falar. Sentia que Deus agia enquanto eu orava em silêncio, iluminando meu entendimento.

Outra coisa, ainda, foi que passei a ter uma atitude mais humilde, não mais supervalorizando a minha opinião e passando a considerar que os outros também poderiam ter algo importante para dizer e que talvez o que eles tivessem a dizer se aproximasse mais da verdade do que eu poderia supor. Passei a honrar os outros no meu coração e nos meus pensamentos e isso melhorou muito o meu relacionamento com as pessoas.

Senti a moção de partilhar isso com vocês porque provavelmente eu própria esteja precisando colocar essa prática do silêncio orante de volta na minha vida.
Que o Senhor nos ajude e continue a nos ensinar para que possamos ser cada vez mais mansos e humildes e termos assim o nosso coração em paz.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012


Nos dias 05 e 06 de fevereiro, a cidade de Campina Grande será tomada pela força, alegria e pela fé da juventude! O projeto “Bote Fé” chega à Paraíba e promete mobilizar toda a juventude das 61 cidades que compõem a diocese de Campina Grande. Cariri, Agreste, Brejo, Sericar e Curimataú estarão juntos, através da juventude, neste grande momento de fé, ação e celebração.

O evento Bote Fé Campina Grande marca a passagem da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, pela Diocese. Eles estão percorrendo todas as dioceses do Brasil desde o dia 18 de setembro e passarão por todo o país até julho de 2013, quando será realizada a JMJ Rio 2013.

PROGRAMAÇÃO - DIA 05 DE FEVEREIRO

A Cruz e o Ícone virão da Arquidiocese da Paraíba e serão recepcionados, no dia 5, na Fazenda do Sol Masculina, na BR 230. O horário previsto é às 15h. Na Fazenda do Sol, a Cruz será recebida pelo Administrador Diocesano, Dom Jaime Vieira Rocha e terá um grande momento celebrativo preparado com os internos da casa. Saindo da Fazenda, a Cruz irá para a Avenida Brasília, onde um trio estará animando a juventude que lá estará concentrada à espera dos símbolos. A partir deste ponto, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora serão entregues nas mãos dos jovens e serão levados, acompanhados pelo trio elétrico, até o Instituto São Vicente de Paulo, às margens do Açude Velho.

Em frente ao Instituto São Vicente de Paulo terá um grande palco onde acontecerão os shows com as bandas católicas da Diocese (aguarde a lista com todas as bandas). O principal show, previsto para as 21h, é com a banda Remidos no Senhor. “É pra sempre o meu sim” envolve, música, oração, dança e apresentação teatral. No palco também acontecerá a Santa Missa, presidida por Dom Jaime, e uma mini palestra: “Construir um mundo sem drogas”.

A programação se estende por toda a noite, com adoração e exposição do santíssimo e vigília até as 6h da manha do dia 6. Estes momentos acontecem dentro da quadra do Instituto São Vicente de Paulo e serão acompanhados por vários grupos que envolvem a juventude na diocese.

DIA 06 DE FEVEREIRO

Às 6h será celebrada a Santa Missa e será iniciada a contemplação das 7 dores, onde a Cruz será levada a 7 pontos da cidade. Serão visitados presídio, hospitais, casas de caridade e delegacias. Às 18h a Cruz chega à Catedral Diocesana, onde será celebrada a Missa de Ação de Graças e, logo após, é iniciada a vigília de oração que será acompanhada por grupos das diversas paróquias da cidade.

DIA 07 DE FEVEREIRO

O Bote Fé Campina Grande vai se despedindo. Às 6h será celebrada a Missa de Envio e a Cruz será levada para a Diocese de Patos.

twitter
@BoteFeCampina

domingo, 15 de janeiro de 2012

Vós sois o sal da terra... Vós sois a luz do mundo

Caríssimos jovens

1. "Vós sois o sal da terra... Vós sois a luz do mundo" (Mt 5, 13-14). Estas palavras de Jesus, como sabeis, constituem o tema do próximo Dia Mundial da Juventude . Com elas, o Mestre divino dirigiu-se aos seus discípulos nas margens do Lago da Galileia, há dois mil anos. Assim falará de novo a milhares de jovens cristãos de todas as partes do mundo, no próximo Verão, em Toronto. Estas mesmas palavras ecoam hoje aqui, nas margens do Mar Tirreno, quando se conclui a minha rápida mas intensa visita à vossa bonita ilha. Elas ecoam para vós, queridos jovens de Ísquia. E é para mim motivo de grande alegria fazer-me eco da voz de Cristo, que vos convida a ouvir , a reflectir, a agir. Só as palavras de Cristo podem iluminar verdadeiramente os vossos passos.

Saúdo-vos com grande afecto, caríssimos jovens amigos. A todos e a cada um. Agradeço ao vosso Bispo que vos apresentou como "SENTINELAs da manhã". Agradeço aos vossos representantes, que falaram em nome de toda a juventude de Ísquia. Obrigado pelo vosso caloroso acolhimento, o qual exprime bem o entusiasmo da juventude e o "génio" da vossa terra.

2. "Vós sois o sal da terra" (Mt 5, 13). Caríssimos jovens e moças, não é difícil compreender esta primeira imagem usada por Jesus: o sal. É uma imagem muito significativa. Quando não existiam meios para garantir uma conservação prolongada dos alimentos, o sal não tinha só a função de dar sabor, mas era com frequência indispensável para garantir a própria possibilidade de acesso aos alimentos. Ao dizer "vós sois o sal da terra", o Redentor confiava aos discípulos uma dupla missão: dar sabor à vida, mostrando o seu sentido revelado n'Ele, e permitir que todos tivessem acesso ao alimento que vem do Alto. É neste duplo sentido que hoje as digo também a vós.

Jovens de Ísquia, sede o sal da terra, que dá sabor e beleza à vida. Mostrai com gestos concretos e com a convicção das palavras que vale a pena viver, e viver juntos, o amor que Jesus veio revelar-nos e doar-nos. Não é, porventura, o amor de Cristo, que venceu o mal e a morte, que nos transformou? Fazei com que o maior número de jovens faça também esta mesma experiência.

Sede o sal que faz com que o alimento do Céu seja distribuído a todos, de forma que até os mais distraídos e afastados, graças ao vosso entusiasmo, à vossa paixão, ao vosso empenho humilde e perseverante, se sintam chamados a crer em Deus e a amá-lo no próximo.

3. "Vós sois a luz do mundo" (Mt 5, 14). Eis a outra mensagem de Jesus aos seus discípulos-. A luz tem a característica de dissipar as trevas, de aquecer tudo o que alcança, de exaltar as suas formas. Faz tudo isto com uma velocidade altíssima. Então ser luz do mundo, para os cristãos, e sobretudo para os jovens cristãos, significa difundir em toda a parte a luz que vem do Alto. Significa combater a obscuridade, tanto a que é devida à resistência do mal e do pecado, como a que é provocada pela ignorância e pelos preconceitos.

Jovens de Ísquia, sede raios da luz de Cristo. É Ele a "luz do mundo" (Jo 8, 12)! Difundi esta luz em todos os ambientes, sobretudo naqueles onde Jesus ainda não é conhecido e amado ou até é rejeitado. Fazei compreender, com a vossa vida, que a luz que provém do Alto não destrói o humano; ao contrário, exalta-o, como o sol, que com o seu brilho põe em relevo as formas e as cores. Deus não é um concorrente do homem, mas o amigo verdadeiro, o seu aliado mais fiel.
Esta mensagem deve ser transmitida com a velocidade da luz! Não percais tempo: a vossa juventude é muito preciosa para ser desperdiçada, mesmo que seja só uma pequena parte. Deus precisa de vós e chama cada um pelo nome.

4. Desta Ilha, rica de sol e de belezas naturais, coberta de verde e imersa nas águas maravilhosas do "mare nostrum", chegue a todos os jovens a começar por todos aqueles, e são tantos, que a vêm visitar uma mensagem de luz e de esperança. Queridos jovens e moças, juntamente com os vossos pais, os pastores, os educadores, os catequistas, os amigos, sede "sal e luz" para todos os que o Senhor vos fizer encontrar no vosso caminho.

Guie-vos Maria Santíssima, "Estrela do mar", que orienta os navegantes no grande mar da vida até ao porto seguro, resplandecendo como estrela luminosa também nas horas mais escuras. Sirvam-vos de exemplo os Santos padroeiros, sobretudo Santa Restituta e São João José da Cruz. Que nenhuma perturbação, receio ou pecado vos separem do amor de Deus. Jesus é a luz que vence as trevas; o sal que dá sabor aos vossos anos verdes e a toda a vossa existência. É Ele quem vos conserva a beleza e a fidelidade a Deus, seu e nosso Pai.

Até à vista, em Toronto, onde vos espero em grande número: juntamente com os vossos coetâneos de todos os Continentes ofereceremos ao mundo uma mensagem de esperança. O vosso Bispo, no início, apresentou-vos como "SENTINELAs da manhã". Sim, caríssimos jovens amigos, sede SENTINELAs destemidas do Evangelho, que esperam e preparam o advento do novo Dia que é Cristo.

Abençoo-vos a todos com afecto.

Poder-se-ia pensar que os jovens de Ísquia e a juventude da Itália são muito ricos. Porém, bem sei que aqui se trata de outro tipo de economia. É a economia evangélica dos pobres em espírito. Faço votos para que o próximo Dia Mundial da Juventude seja a expressão da maturidade evangélica de todos os jovens do mundo e, de modo especial, da juventude da Itália e desta vossa linda Ilha.

Então, ânimo! Coragem e esperança! Louvado seja Jesus Cristo!


Discurso do Papa João Paulo II

NA PRAÇA SANTA MARIA DO SOCORRO

NA DIOCESE DE ÍSQUIA (ITÁLIA)

Discurso esse feito para os jovens no ano de 2002, pode parecer antigo, mais as palavras de DEUS ,são para sempre, e o próprio Senhor falou atraves do atual beato joão paulo II , para cada um de nós.

PAZ E FOGO!!!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012





É com imensa alegria que esperamos a realização do Encontro Estadual de Intercessores que ocorrerá entre os dias 14 e 15 de Janeiro de 2012, na cidade de Guarabira. A diocese de Guarabira vem se preparando intensamente para receber os servos dos grupos de oração de toda a Renovação Carismática da Paraíba, para este momento único. Serão dois dias de intensas orações, adoração, partilhas, escuta profética e discernimento, onde iremos realmente nos reabastecer e levantarmos o verdadeiro exército que tanto o Senhor quer ver de pé em nosso Estado, um exército bem treinado e preparado para a batalha que temos pela frente.

Não podemos imaginar a imensidão da importância da presença de cada intercessor do estado neste encontro, como também de cada integrante do núcleo dos grupos, que são os primeiros e mais importantes intercessores do grupo de oração, como podemos ver através das palavras do nosso pastor, nosso coordenador estadual: “Será uma maravilha iniciarmos o ano com um evento como esse, ainda mais que há muito tempo os intercessores do nosso Estado esperam um encontro desse tipo. Por isso mesmo todos os intercessores atuantes na RCC do Estado estão CONVOCADOS. Repito, os intercessores estão CONVOCADOS a se fazerem presentes. Estamos travando uma intensa luta espiritual. O inimigo de Deus e nosso sabe que um exército bem treinado e preparado frustrará todos os seus planos. Não podemos deixar de passar por esse “treinamento e preparação” espiritual!” (Felippe Felizardo).


LOCAL DO ENCONTRO: Executivo Colégio e Curso. Rua Sabiniano Maia, 1155 - Bairro Novo – Guarabira – PB;
PONTO DE REFERÊNCIA: Localizado na rua do VICTOR'S CENTER HOTEL;
TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 20,00 (Com café da manhã do sábado e domingo e o jantar do sábado à noite);
ALMOÇO: Será disponibilizado quentinhas no local, no valor de R$ 6,00. Se alguém desejar almoçar em restaurantes, o valor de vários self-service da cidade é de R$7,00. Em breve disponibilizaremos os endereços destes restaurantes;
HOSPEDAGEM: No próprio Colégio (sendo assim as pessoas deverão ir preparadas, com colchões ou colchonetes para a dormida). Teremos em breve disponível endereços e valores de diárias em hotéis e pousadas da cidade, caso alguém tiver interesse.
PREGADOR: Luiz César (Paraná), Coordenador Nacional do Ministério de Intercessão. Um homem de Deus que está à frente desse ministério e trará certamente para nós todos os direcionamentos e moções em âmbito nacional;
PÚBLICO: Todo e qualquer servo da Renovação Carismática Católica na Paraíba. Todo servo de grupo de oração é antes de tudo um intercessor, seja ele da pregação, artes, formação ou de qualquer outro ministério;




sábado, 7 de janeiro de 2012

Moção Profética

Grupo de Oração, Tesouro de Deus

Por que temos tanta certeza de que os nossos Grupos de Oração são tão valiosos? O que nos fez chegar a essa conclusão? O próprio Senhor! E é Ele que pede que não nos afastemos de “Seu Coração”, ou seja, de nosso Grupo.

Temos usado a expressão “Grupo de Oração, Tesouro de Deus” e, provavelmente, muitos pensam que este termo partiu de nós. A verdade, porém, é que foi um termo inspirado por Deus.

Estávamos, a então constituída equipe da Comissão de Formação, reunidos na casa de Marta e Maria, no Rio de Janeiro, para pensar e discernir a formação de coordenadores. Já tínhamos a primeira parte pronta, aquela que fala da Renovação como uma graça para a Igreja, mas precisávamos dar continuidade. Durante um momento de oração e escuta diante do Santíssimo, o Senhor começou a nos falar em profecias e visualizações sobre a sua obra de amor no meio de nós através dos nossos Grupos de Oração e apareceu, como palavra inspirada, confirmada por visualização, a expressão “Grupo de Oração, Tesouro de Deus”.

Podemos dizer que a raiz da Renovação está no Grupo de Oração. Aqueles professores da Universidade de Duquesne, nos Estados Unidos, que começaram a ler o livro dos Atos dos Apóstolos e desejaram a experiência dos primeiros cristãos, ficaram sabendo que um grupo de pessoas se reunia para rezar na casa de uma senhora chamada Flo Dodge. Ouviram dizer que lá o Espírito Santo se manifestava com sinais e prodígios como nos primeiros tempos da Igreja cristã. Foram conferir e receberam o batismo no Espírito Santo. Esses mesmos professores organizaram, em fevereiro de 1967, o retiro de final de semana em Duquesne, onde o Espírito Santo se derramou com poder, como em Pentecostes, sobre os participantes que estavam reunidos na capela, no andar superior da casa. Foi aí que começou a Renovação Carismática Católica. Quando saíram de lá, cheios do Espírito, eles sentiram necessidade de estarem juntos para louvar ao Senhor, ler a Palavra, partilhar suas novas e maravilhosas experiências. Passaram a se reunir semanalmente e logo as reuniões de oração multiplicaram-se, alastraram-se como fogo por outras universidades e, dentro de pouco tempo, no mundo todo.

O Grupo de Oração nos descortina a beleza das pessoas que são acolhidas por Deus, a beleza da misericórdia de Deus que se derrama sobre todos os que acreditam e se convertem. O que nos faz chegar à grandeza da misericórdia de Deus é reconhecer “Jesus Cristo é o Senhor”. O Grupo de Oração é o lugar de encontro com Jesus. O nome de Jesus abre portas. A Renovação Carismática Católica, através dos seus Grupos, é uma porta aberta da Igreja, é a porta do acolhimento. No Encontro Nacional de Formação para Coordenadores e Ministérios (ENF) de 2007, ocasião dos 40 anos da Renovação, recebemos uma palavra que nos fala exatamente isso:

“Eis o que diz o Santo e o Verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi – que abre e ninguém pode fechar; que fecha e ninguém pode abrir. Conheço as tuas obras: eu pus diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar; porque, apesar de tua fraqueza, guardaste a minha palavra e não renegaste o meu nome” (Ap 3,7-8).

A interpretação da palavra foi a de que os Grupos de Oração são esta porta permanentemente aberta e que nós, os participantes e servos dos Grupos, somos colunas de Deus para sustentar os fracos e abatidos. No Grupo de Oração o Senhor nos fortalece, nos restaura e nos torna imbatíveis na luta contra o mal para que possamos ser verdadeiramente esse sustentáculo para os outros.

Em julho do mesmo ano, depois de um momento de intercessão pelos grupos, Deus nos falou em profecia confirmando a palavra que nos havia sido dada anteriormente: “Escutai povo meu, escutai meus filhos e filhas, se vocês se deixassem conduzir pela sabedoria do meu Espírito jamais se afastariam de seus Grupos de Oração. Pois Eu quero vos revelar, com toda a minha autoridade, com toda a minha misericórdia, que o Grupo de Oração, o qual muitos de vocês têm abandonado ou desvalorizado, é nada mais que o meu coração e é no meu coração que cada um de vocês está gravado eternamente. Por isso, Eu mesmo, o Senhor, vos declaro e vos peço: retornem depressa ao meu coração, as portas se abrem. Entrem, entrem e sejam profetas no meu coração. O meu coração se abre para vocês, e o meu coração é cada Grupo de Oração espalhado nesta nação.”

Naquele mesmo Congresso, durante um momento de oração, recebemos a seguinte visualização: havia um mapa do Brasil todo preto, mas durante a oração luzes foram se acendendo como velas. De repente, clarearam o mapa inteiro e transformaram as trevas em luz. A interpretação veio logo em seguida: essas luzes acesas são os Grupos de Oração que se multiplicavam de norte a sul para iluminar o Brasil, levar o evangelho ao nosso povo e incendiar a nossa nação com o fogo de Pentecostes.

Se analisarmos a nossa própria história, veremos que um dia alguém nos convidou para um Grupo de Oração e lá o nosso cansaço, a nossa acomodação, a nossa desilusão transformaram-se em esperança, fé expectante, alegria interior. Nossa vida foi tocada pela bondade, pelo amor, pela misericórdia de Deus. Nós tivemos um encontro pessoal com Jesus Cristo. Depois desse dia, a nossa vida nunca mais foi a mesma, porque, ao encontrar Jesus “o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”( cfRm 5, 5).

Que o sentimento de nossa alma seja o mesmo dos primeiros apóstolos: “Não podemos deixar de falar das coisa que vimos e ouvimos” (At 4,20). Que o nosso desejo seja trazer homens, mulheres, jovens e crianças para os nossos Grupos de Oração a fim de que eles sejam batizados no Espírito Santo como nós fomos e possam fazer parte dessa imensa fileira de pessoas que desejam implantar a Cultura de Pentecostes na cultura da morte que predomina no nosso mundo.

Outro termo que temos usado é ”Grupo de Oração, Estratégia de Deus”, estratégia para atrair-nos ao seu coração misericordioso no qual nós somos curados, restaurados e então transformados em discípulos e missionários seus para testemunhar ao mundo que sofre.

No ENF do ano de 2011, foi lançado um desafio aos Grupos de Oração do Brasil: que os Grupos de Oração se tornem missionários, que saiam para as praças e visitem as casas falando do amor de Deus, da salvação em Jesus Cristo e da santificação no Espírito Santo, a fim de que todos se conscientizem da sua dignidade de filhos e filhas de Deus, e passem a viver à altura de sua condição. Este apelo encontra eco numa outra profecia sobre Grupo de Oração que vem com promessas de grande poder do Espírito para todos nós: “Eu derramo sobre vós uma nova unção do meu Espírito. Eu vos liberto do desânimo, da frieza espiritual e lhes dou uma nova unção do meu Espírito. Eu faço arder em vossos corações o espírito missionário. Eu renovo a alegria e o amor em vossos Grupos de Oração e vos chamo para um tempo novo. Portas de missão se abrirão para vós, desde que sejais dóceis ao meu Espírito. Eu inauguro no meio de vós, a partir deste momento, um tempo novo, um tempo de bênçãos, um tempo de graça, onde o meu Espírito se moverá com poder para renovar a face da terra.”

Assim seja!

Maria Beatriz Spier Vargas

Secretária-Geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL










ENCONTRO ESTADUAL DE INTERCESSÃO



LOCAL DO ENCONTRO: Executivo Colégio e Curso. Rua Sabiniano Maia, 1155 - Bairro Novo – Guarabira – PB;

PONTO DE REFERÊNCIA: Localizado na rua do VICTOR'S CENTER HOTEL;

TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 20,00 (Com café da manhã do sábado e domingo e o jantar do sábado à noite);

ALMOÇO: Será disponibilizado quentinhas no local, no valor de R$ 6,00. Se alguém desejar almoçar em restaurantes, o valor de vários self-service da cidade é de R$7,00. Em breve disponibilizaremos os endereços destes restaurantes;

HOSPEDAGEM: No próprio Colégio (sendo assim as pessoas deverão ir preparadas, com colchões ou colchonetes para a dormida). Teremos em breve disponível endereços e valores de diárias em hotéis e pousadas da cidade, caso alguém tiver interesse.

PREGADOR: Luiz César (Paraná), Coordenador Nacional do Ministério de Intercessão. Um homem de Deus que está à frente desse ministério e trará certamente para nós todos os direcionamentos e moções em âmbito nacional;

PÚBLICO: Todo e qualquer servo da Renovação Carismática Católica na Paraíba. Todo servo de grupo de oração é antes de tudo um intercessor, seja ele da pregação, artes, formação ou de qualquer outro ministério;

PROGRAMAÇÃO : Em breve estaremos disponibilizando através do site mais informações.


INFORMAÇÕES: www.rccpb.com.br


terça-feira, 3 de janeiro de 2012

ATENÇÃO: local de realização do ENF é alterado

Devido ao grande número de inscrições, o local onde acontecerão as atividades conjuntas do Encontro Nacional de Formação da Renovação Carismática Católica do Brasil foi alterado.

O novo espaço escolhido é o Clube Comercial de Lorena, que comporta em seu ginásio poliesportivo um maior número de pessoas. Ali serão realizadas as atividades conjuntas do ENF, como pregações, ensinos e Missas. As demais serão realizadas, como de costume, no campus do Centro Universitário Salesiano de Lorena (UNISAL).

A alteração de local foi feita para que mais carismáticos possam viver estes momentos de escuta, formação e graça proporcionados pela Renovação Carismática Católica do Brasil, através do Encontro de Formação.

Inscrições

O ENF acontece de 25 a 29 de janeiro e as inscrições podem ser feitas através do site até o dia 13 de janeiro ao custo de R$70,00, a partir desta data o valor será outro.

Não deixe para a última hora para não correr risco de ficar de fora do Encontro Nacional de Formação da RCCBRASIL.

Serviço:

Clube Comercial de Lorena - Praça Geraldo Prudente de Aquino, 01

Centro Univesitário Salesiano (UNISAL) - Rua Dom Bosco, 284


Quem sou eu

Minha foto
Somos um movimento eclesial, isto é, um jeito da igreja se manifestar. Queremos semear por todos os cantos da terra a cultura de Pentecostes. Renova os teus prodígios em nossa diocese. "Veni, spiritus creator"