quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A Revista que todo carismático deve ler!

dsc02632Um espaço totalmente voltado para a identidade e a espiritualidade da Renovação Carismática. Páginas recheadas de moções, formação, direcionamentos, reflexões e notícias. Artigos que direcionam a nossa caminhada.

A Revista Renovação é um dos principais veículos de comunicação da RCCBRASIL, uma bênção que chega a cada dois meses na casa de carismáticos de todo o Brasil. Isso porque a revista é um instrumento com a nossa cara, com o nosso jeito: a nossa vida está nas suas páginas!

Fruto de uma grande mobilização, a preparação da Revista perpassa as paredes do Escritório Nacional e chega à diversos cantos do Brasil. Após o discernimento dos assuntos que vão ser tratados, uma série de contatos são feitos com os articulistas e entrevistados, que podem estar em diversos lugares do país. Coordenadores de ministérios e comissões, especialistas, além de outras pessoas que fazem a RCC acontecer.

São muitas distâncias a serem percorridas pela tecnologia, mas também pelos próprios exemplares: após a redação e diagramação da edição, ela é encaminhada para impressão no Paraná e retorna ao Escritório Nacional, em Pelotas, para o empacotamento; depois disso, ela é postada para os destinatários. No entanto, este processo pode estar perto do fim. Um novo acordo com os Correios incluirá o empacotamento e a entrega em até 15 dias após a remessa.

Como se pode ver, este é um trabalho que vai além do departamento de Comunicação; chega a todo o Escritório. E que mesmo sendo desgastante, é feito com muito amor e carinho!

Conteúdo perene
Pode consultar: o conteúdo de formação, moções e direcionamentos não passa! É sempre atual... Por isso, a Revista Renovação pode ser utilizada até mesmo anos após a sua publicação. Pois se saber mais sobre nossa fé não fica velho, muito menos crescer na espiritualidade!

Um grande desafio!
Temos uma meta para atingir neste ano de 2012: chegarmos aos 10 mil colaboradores fiéis... E caso consigamos essa marca, a Revista passará a ser mensal! Imaginou que maravilha? Todos os meses as informações do Movimento na sua casa?

Mas este é um grande caminho a ser percorrido. No início do ano, quando foram enviados os carnês de colaboração, confeccionou-se mais de oito mil unidades. Mas o número de contribuintes fiéis nem se aproxima disso. Por isso, carismático, contamos com a sua fidelidade para que possamos realizar este sonho.

Unidade
O que faz a Revista Renovação um veículo com a cara da RCC são os assuntos totalmente voltados para os Grupos de Oração: formações, projetos, direcionamentos. Isso nos coloca cada vez mais em uma caminhada de unidade, pois as informações ali presentes estão acessíveis à RCC de todos os pontos do país, de norte a sul, de leste a oeste.

Comunicação gerando comunhão!


terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

407368_193859200718395_100002829491165_286761_1591763645_n

Encontro Diocesano de Ministérios


Amados irmãos e irmãs, paz e fogo!

No último dia 26 de fevereiro a Renovação Carismática Católica promoveu o Encontro diocesano de Ministérios, que aconteceu no Centro Pastoral do Rosário no Bairro da Prata em Campina Grande. O encontro contou com a presença de toda equipe diocesana, coordenadores de ministérios da RCCCG, como também dos Grupos de Oração da diocese que puderam reavivar a graça de Pentecostes e serem apascentados pelo Bom Pastor.

O dia iniciou-se com um grande momento de louvor, conduzido pelo ministério de música do GO Servos do Senhor, prosseguindo com a pregação “Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21, 17), ministrada pelo Presidente do Conselho Diocesano da RCC CG, José Luis, que levou os participantes a refletirem sobre a importância de ser pastor e de ser ovelha encerrando com um grande momento de Batismo do Espírito Santo.419115_193859657385016_100002829491165_286769_1096534847_n

O momento da manhã foi concluído com a fala de Arthur (construtor diocesano) sobre a construção da Sede Nacional da RCC, motivando os participantes a serem contribuintes do grande sonho de Deus para a RCC, “Nossa casa, Nossa benção” e de Hernandes (Coord. Diocesano do Ministério de comunicação) que fomentou a importância da comunicação na RCC, estimulando os grupos a implantarem o ministério de comunicação social. Após o intervalo os participantes puderam participar de Workshops para ministérios conduzidos pelos coordenadores diocesanos. Foi ministrada formação específica para os ministérios de: formação, intercessão, pregação, música e artes, cura e libertação, comunicação e crianças.

A RCC-Diocese de Campina Grande volta a se reunir nos dias 20, 21 e 22 de abril no CONGRESSO DIOCESANO DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA.


segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

E DESCERÁ SOBRE VÓS O ESPÍRITO SANTO E VOS DARÁ FORÇA. Atos 1,8

NÃO DEIXE ESSE MOMENTO DE GRAÇA PASSAR


DIAS : 3 , 4 E 5 DE MARÇO
LOCAL: NA CAPELA JESUS DE NAZARÉ NA RAMADINHA II
CAMPINA GRANDE PB

ORGANIZAÇÃO:GRUPO DE ORAÇÃO CAMINHANDO PELA FÉ

INSCRIÇÕES: NA PROXIMA QUINTA- FEIRA NO GRUPO DE ORAÇÃO CAMINHANDO PELA FÉ NA CAPELA JESUS DE NAZARÉ AS 19:30 DIA 01/03/2012

domingo, 26 de fevereiro de 2012


EXTRA, EXTRA!!!


VEM AI UM EVENTO QUE VEM PARA IMPACTAR A DIOCESE DE CAMPINA GRANDE PB.

UM GRANDE MARCO EM NOSSA DIOCESE.

SE PREPAREM!!!!!

A DIOCESE VAI PEGAR FOGO


DE 20 á 21 de abril

AGUARDEM!!!!

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012


Encontro de Ministérios

Domingo dia 26 de fevereiro, no centro pastoral do rosário das 8:00 as 15:00 hs haverá

um encontro para todos os membros de ministérios da RCC CG, você não pode ficar de

fora, nem deixar que seu grupo deixe de participar,será um momento de vivenciarmos as

moções de Deus dadas para a RCC,momento de sermos apascentados e ao mesmo

tempo nos forma-mos, teremos formações direcionadas para os seguintes ministérios:

Intercessão, Pregação,Formação,Crianças,Musica e Artes,Cura e Libertação, Comunicação

Social.

Teremos cantina no local do encontro!

Você está convocado a fazer-se presente.

Deus o abençoe!


José Luis de Carvalho
Presidente do Conselho Diocesano da RCC-CG


quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Moção Profética

Os desejos do nosso coração

“Põe tuas delícias no Senhor, e os desejos do teu coração ele atenderá.”Sl 36,4

Muitas vezes, quando lemos esse versículo do salmo, pensamos que ao colocarmos no Senhor a nossa alegria e gratidão, Ele vai atender nossos desejos e realizar nossos sonhos e, muitas vezes, Ele faz isso mesmo. Mas, o que esse versículo expressa é muito mais do que apenas isso. Não se trata aqui de nos alegrarmos no Senhor e depois fazer tudo o que queremos, é muito mais bonito e mais profundo do que isso. Se nós colocarmos nossas delícias no Senhor, se fizermos Dele a alegria da nossa vida, então Ele mudará o nosso coração para que os nossos desejos se tornem os Dele. Em outras palavras, Ele colocará seus desejos em nosso coração. Nós precisamos disso na nossa vida, pois os nossos desejos, às vezes, são vãos, são gerados pelo pecado em nós ou são limitados e pequenos.

Os desejos do Senhor para a nossa vida são perfeitos, porque fazem parte do seu plano de amor para nós. Eles são infinitamente superiores e mais bonitos do que tudo o que podemos imaginar, como nos diz a passagem em Isaías 55, 8-9: Pois meus pensamentos não são os vossos, e vosso modo de agir não é o meu, diz o Senhor; mas tanto quanto o céu domina a terra, tanto é superior à vossa a minha conduta e meus pensamentos ultrapassam os vossos.

Li, certa vez, um testemunho bonito de David Mangan sobre esse versículo bíblico. Ele é um dos que estavam em Duquesne naquele fim de semana do início da Renovação Carismática e até hoje ele continua cheio do Espírito, frequentando Grupo de Oração, pregando a Palavra de Deus e dando bom testemunho. David disse que esse versículo significa muito para sua vida pois enquanto ele se deliciava com o Senhor, buscando fazer sua vontade, se apaixonou por aquela que hoje é sua esposa. Então, conforme sua compreensão, o desejo, o amor que começou a sentir por ela foi colocado no seu coração pelo Senhor. Por isso, ele mandou gravar esse versículo nas suas alianças, para nunca se esquecer de quem sua esposa é para ele: desejo de Deus colocado no seu coração.

Que possa ser assim também conosco. Coloquemos todo o nosso amor, o nosso louvor, a nossa confiança no Senhor, passando todos os dias um tempo em oração com Ele, deliciando-nos na sua presença e deixemos que Ele vá colocando os seus desejos no nosso coração e teremos assim a nossa vida grandemente abençoada.

Maria Beatriz Spier Vargas

Secretária-geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL

Saúde pública é tema da Campanha da Fraternidade 2012

Foi aberta, na tarde desta Quarta-Feira de Cinzas (22), a 49ª Campanha da Fraternidade (CF), cujo tema é “Fraternidade e Saúde Pública”, com o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”. A solenidade de abertura, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília/DF, foi dirigida pelo secretário geral da entidade, dom Leonardo Steiner, e contou com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do secretário executivo da CF, padre Luiz Carlos Dias, além de outros convidados.

“A Campanha da Fraternidade é um tempo especial para a conversão do coração, através da prática da oração, do jejum e da esmola, como processo de abertura necessária para sermos tocados pela grandeza da vida nova que nasce da cruz e da ressurreição”, disse dom Leonardo.

Em seu discurso, o secretário geral da CNBB disse que houve “significativos avanços” nas últimas décadas da saúde pública no país, como o aumento da expectativa de vida da população, a drástica redução da mortalidade infantil, a erradicação de algumas doenças infecto-parasitárias e a eficácia da vacinação e do tratamento da Aids, elogiados internacionalmente.

No entanto, Dom Leonardo também levantou pontos que ainda não são completamente sanados pelo Governo em relação à saúde. “Com a Campanha da Fraternidade de 2012, a Igreja deseja sensibilizar a todos sobre uma das feridas sociais mais agudas de nosso país: a dura realidade dos filhos e filhas de Deus que enfrentam as longas filas para o atendimento à saúde, a demorada espera para a realização de exames, a falta de vagas nos hospitais públicos e a falta de medicamentos. Sem deixar de mencionar a situação em que se encontra a saúde indígena, dos quilombolas e da população que vive nas regiões mais afastadas”, destacou dom Leonardo.

O bispo auxiliar de Brasília ressaltou não ser exagero dizer que a saúde pública no país “não vai bem”. “Os problemas verificados na área da saúde são reflexos do contexto mais amplo de nossa economia de mercado, hoje globalizada, que não tem, muitas vezes, como horizonte os valores ético-morais e sociais”.

Mensagem do Papa

“De bom grado me associo à CNBB que lança uma nova Campanha da Fraternidade, sob o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf. Eclo 38,8), com o objetivo de suscitar, a partir de uma reflexão sobre a realidade da saúde no Brasil, um maior espírito fraterno e comunitário na atenção dos enfermos e levar a sociedade a garantir a mais pessoas o direito de ter acesso aos meios necessários para uma vida saudável”. Estas foram algumas palavras do papa Bento XVI na carta enviada à CNBB por ocasião do lançamento da CF. A carta foi lida na íntegra pelo secretário executivo da CF, padre Luiz Carlos Dias, no ato de lançamento da Campanha.

O papa desejou que esta Campanha inspire no “coração dos fiéis e das pessoas de boa vontade, uma solidariedade cada vez mais profunda para com os enfermos, tantas vezes sofrendo mais pela solidão e abandono, do que pela doença”.

“Associando-me, pois, a esta iniciativa da CNBB e fazendo minhas as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias de cada um, saúdo fraternalmente quantos tomam parte, física ou espiritualmente, na Campanha, invocando pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, para todos, mas de modo especial, para os doentes, o conforto e a fortaleza de Deus no cumprimento do dever de estado, individual, familiar e social, fonte de saúde e progresso do Brasil, tornando-se fértil na santidade, próspero na economia, justo na participação das riquezas, alegre no serviço público, equânime no poder e fraterno no desenvolvimento”, escreveu o papa.

Clique aqui e leia a mensagem do papa na íntegra.

Fonte: CNBB




domingo, 19 de fevereiro de 2012

Fim de retiro, começo de missão: 45 anos da RCC

O dia que marca o fim do Retiro de Duqesne também pode ser entendido como o início da missão. A graça experimentada durante o final de semana não ficou restrita ao pequeno grupo, mas se espalhou pelo mundo e dou origem a um movimento dinâmico e vigoroso. Acompanhe!

Sexta-feira, 17 de fevereiro de 1967: No dia 17 de fevereiro, começava o retiro de Duquesne. Um evento muito importante porque marca o início da Renovação Carismática Católica do mundo. Mais de 30 pessoas recolheram-se para orar e estudar a Bíblia no Centro de Retiros da Universidade de Duquesne, em Pittsburgh, nos Estados Unidos. Eram professores e jovens alunos dessa mesma universidade cujo lema de seu brasão é: Spiritus Est Qui Vivificat (É o Espírito que dá a vida).

18 de fevereiro de 1967: Eles passaram todo o dia 18, sábado, em oração e estudo. À noite, reunidos na capela, oraram, cantaram e pediram a vinda renovadora do Espírito Santo em suas vidas. Fazendo a experiência de um pentecostes pessoal e em comunidade. E aquele grupo que começou o retiro com uma necessidade de rever suas vidas, renovar sua fé, viveu uma experiência profunda com o Espírito Santo. Eles foram batizados no Espírito, foram tocados, suas vidas foram transformadas.

Ainda sem entender muito bem o que estava acontecendo. Nascia ali o que conhecemos hoje como Renovação Carismática Católica.
19 de fevereiro de 1967: No domingo o retiro se encerrou. Mas a experiência não ficou restrita àquele pequeno grupo. Logo se espalhou, tornando-se um fenômeno mundial. 45 anos depois, 150 milhões de pessoas atestam terem vivido a graça do Batismo no Espírito Santo.

Assista ao vídeo “Vida Longa aos carismáticos”

Veja também:

Vídeo Grupo de Oração, nós somos a RCC

Quer saber mais sobre a História da RCC?

A história mundial da RCC


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012


O Senhor é meu Pastor e nada me faltará." (Sl 22,1)

Muita Oração, Pregação, Adoração, Louvor, Cristo Dance e muito mais.
Você não poder perder! Venha participar do Carnaval com Cristo 2012 você também !

Pregações:
. Pe. Adriano André da Silva (Paróquia Cristo Rei, Mangabeira - JP)
. Cilinha (Com. Jesus Redentor)
. José Luiz Carvalho (Coordenador da RCC CG)
. Marli (Fundadora da Com. Obra Nova do Coração de Maria)
. Wlademir (Com. Obra Nova do Coração de Maria)

Presenças:
Pe. Romualdo
Pe. João de Deus
Pe. Eugênio (Paróquia do Rosário - CG)

Entrada: 1kg de alimento

Para mais informações sobre o evento interno e os alojamentos, ligue: 8831-7459 (Construtores da Paz)

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012


Testemunho do grupo de oração caminhando pela Fé

Amados, quero partilhar com todos vocês um testemunho da ação direta do Espírito Santo em minha vida no dia de hoje.



Hoje foi um dia muito difícil pra mim; parece que tudo começou dando errado, as coisas começaram a ficar complicadas, tive alguns problemas sérios em casa com a família e também na universidade. Cheguei a perder o equilíbrio e a chorar.
Hoje foi o dia do meu grupo de oração e eu iria dirigir todos os momentos do grupo. Isso também me afligia, pois eu estava me sentindo sozinha na caminhada, com medo de não conseguir conduzir a ação de Deus sob a vida do seu povo. Estava insegura e com medo.
Quando saí de casa para ir abrir a capela, no caminho, encontrei uma briga feia de um casal; eles diziam coisas horríveis um ao outro e com aquele instinto animalesco, falavam em destruir um ao outro com instrumentos malignos.
Foi aí quando eu comecei a achar que o meu dia estaria fadado ao fracasso, pois todas as coisas que aconteciam estavam me fragilizando, me deixando vulnerável.
Então abri a capela e quando vi Jesus no sacrário, comecei a chorar... nem abri o resto das portas, nem acendi as luzes, apenas me prostrei diante de Deus e chorei, clamei por sua misericórdia.

Irmãos, Deus agiu em mim de tal forma, que, durante a oração, eu sei que aquelas palavras que proclamei não eram minhas! E então eu testemunhei ao meu povo com essas palavras (bem depressa, pois já era um pouco tarde): "Irmãos, um testemunho de 10 segundos: vossa coordenadora chegou aqui com a alma cansada, triste e abatida, mas Jesus me deu vida nova, me deu ânimo novo e hoje foi o meu melhor grupo de oração do ano!!!!!"
O grupo foi uma bênçãoo! Louvávamos de coração sincero, a palavra que proclamei foi uma palavra de vida nova, de renovação da nossa fé carismática, oramos pedindo ao Senhor um novo vigor à nossa fé! A oração foi uma bênção, o pentecostes atualizou-se, o pentecostes aconteceu!! Aleluia!!!!
O meu dia não foi derrota, o meu dia foi vitória! Vitória de Deus!!!
Ao final do grupo, quando testemunhei aos irmãos, eu senti um novo vigor, um novo ânimo, de fato, e uma vontade de ficar ali orando junto com meus irmãos!!!
Cheguei em casa e me reconciliei com as pessoas com quem havia tido um pequeno atrito.

"NOVO! TUDO NOVO! RENOVADO! O ESPÍRITO DE DEUS ME RENOVOU! SEGURANÇA EU ENCONTREI NO MEU SENHOR!!!!"

EU AMO A RCC!
EU AMO O MEU GRUPO DE ORAÇÃO CAMINHANDO PELA FÉ!!!

Santidade e alegria: dicas para eventos de Carnaval com muitos frutos!

A expectativa é grande. Afinal, será um fim de semana junto de antigos e novos amigos. Música animada, muita dança, alegria contagiante. Sim, é Carnaval! Mas um Carnaval diferente: cheio da presença de Deus, com diversão sadia.

Essa é, de fato, uma alegria que não acaba na quarta-feira de cinzas. São os eventos de Carnaval da Renovação Carismática Católica, tradicionais espaços de celebração do Movimento e que acontecem em grande parte do Brasil.

Organizados pelos Grupos de Oração, coordenações de cidades ou dioceses, esses eventos tomam formas e proporções diferentes de lugar para lugar. Retiros, blocos, bailes, trios elétricos, shows, noites carismáticas. Independentemente do formato, o importante é ouvir a Palavra de Jesus e viver intensamente a alegria de pertencer a Ele.

Os encontros de carnaval são também grandes portas de entrada para o Movimento, mas em especial para a Igreja. Por isso, veja algumas dicas a serem seguidas pelos organizadores e confira alguns materiais que podem ser usados durante a sua realização.

Dicas

-Falar com frequência da Igreja, da beleza do catolicismo, incentivando os participantes a buscarem os Sacramentos a partir daquele encontro;

-Incluir pregações que falem da RCC. Contar aos participantes a história deste Movimento, suscitado pelo Espírito Santo. É importante que aqueles que se achegam a nós conheçam a RCC, que tem sido uma estratégia de Deus para a transformação de tantas vidas;

-Contemplar momentos e pregações que falem sobre os Grupos de Oração, incentivando, por meio de testemunhos, as pessoas a conhecê-los;

- Anunciar no palco, várias vezes, que se trata de um evento da RCC. Nas faixas e painéis que identificam o nome do Evento, escrever por extenso: Renovação Carismática Católica;

-Produzir materiais que divulguem nomes e locais de funcionamento dos Grupos da região onde o Evento acontece. Podem ser simples, impressos, xerocados, escritos à mão. Enfim, os meios que estiverem ao alcance e possibilidades financeiras dos organizadores;

-Preparar servos que farão trabalho de abordagem, conversarão, rezarão com as pessoas que estão recebendo o anúncio. Pessoas que farão um contato direto, convidando os participantes a participarem de um Grupo de Oração. Essa estratégia é fundamental principalmente nos shows de evangelização.

Músicas

Para reforçarmos nossa identidade e nossa espiritualidade, que tal usar as músicas que vem embalando nossos eventos e Grupos de Oração?

Veja abaixo uma lista com algumas sugestões. Para fazer download da música ou cifra, basta clicar!

CD Nossa Vida em Canções 2 – cifras:

- Eis que Eu te chamo

- Novos pastores Ele fará

- Preparai o Meu caminho

- Te chamei

Alabaré al Señor toda mi vida – cifra

Tempo de Abundância – música

Maranatá – Grito de Pentecostes – cifra e música

Jesus é o Senhor – música

Formação

Veja alguns artigos de formação que também podem ajudar:

- Toma consciência, ó cristão, da tua dignidade! – Neste texto, somos convidados a refletir sobre as atividades de Carnaval que acontecem e as atitudes que somos chamados a ter para nadarmos contra esta corrente.

- Eventos: Portas de entrada ou fins em si mesmos? – Nossos eventos tem sido lugar para que mais pessoas possam encontrar Jesus e sua Igreja ou um mero local de emoção? Nessa reflexão, somos levados a pensar sobre este questionamento e sobre quais tem sido os resultados das nossas atividades.

Cobertura

Tal como em todos os anos anteriores, o Portal RCCBRASIL estará divulgando os eventos de Carnaval do Movimento sendo realizados ao redor do país. Para ver sua atividade em nosso site, envie textos e fotos para o e-mail dpto.comunicacao@rccbrasil.org.br.


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012


ENCONTRO DE CARNAVAL
CARNAVAL COM CRISTO

VENHA PARTICIPAR DE UM CARNAVAL DIFERENTE,VENHA PASSAR DIAS INESQUECÍVEIS, NA PRESENÇA DO AMADO SENHOR JESUS NOSSO BOM PASTOR , QUE VEM APASCENTAR O NOSSO CORAÇÃO.


DIAS 18 A 21 DE FEVEREIRO
LOCAL:GINÁSIO O ARLINDÃO ESPERANÇA PB
ENTRADA :1 KG DE ALIMENTO
HORÁRIO:8:00 AS 22:00

O EVENTO TEM EM SUA PROGAMAÇÃO,PREGAÇÕES, ADORAÇÕES AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO, MUITO LOUVOR E É CLARO A SANTA MISSA.


ORGANIZAÇÃO:GRUPOS DE ORAÇÃO:CONSTRUTORES DA PAZ, NOVA GERAÇÃO,ANUNCIANDO JESUS COMUNIDADE OBRA NOVA DO CORAÇÃO DE MARIA,COMUNIDADE JESUS RENDENTOR, DIOCESE DE CAMPINA GRANDE, RCC CG,

NÃO PERCAM!!!NÃO DEIXEM A GRAÇA PASSAR

O SENHOR TE ESPERA ANCIOSAMENTE



quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Moção Profética

Sobre o silêncio

“Não joeires a todos os ventos, não andes por qualquer caminho, pois é assim que se revela o pecador de linguagem dúbia. Firma-te no caminho do Senhor, na sinceridade de Teus sentimentos e de Teus conhecimentos, nunca te afastes de uma linguagem pacífica e equitativa.” (Eclo 5, 11-12)

O Senhor nos suscitou as seguintes palavras de exortação e sabedoria: “Prudência. Cautela. Não joeires aos quatro ventos, não te apresses em dar tua opinião sobre tudo. Verás o peso que sairá de tuas costas se não ficares preocupado em fazer os outros saberem de tua opinião. Guarda-a para ti e só fala quando te perguntarem. Assim agirás como um ato de obediência a Mim, porque estou te pedindo. No teu silêncio Eu estarei agindo, iluminando teu entendimento. Te surpreenderás, também, de como teu entendimento será depurado, refinado através da escuta dos outros. Quanto mais te exercitares na escuta e no silêncio, mais percepção terás das nuances de intenção dos outros e, sobretudo, uma maior clareza do certo e do errado. Não quero, absolutamente, que te afastes da verdade. Considera que os outros também podem ter algo importante para dizer e que talvez o que eles dirão está mais próximo da verdade do que pensas. Honra os outros no teu coração e nos teus pensamentos. Eu honro todos os meus filhos e dou importância a cada um, de modo pessoal. Te alerto para algo importante: Ao falar quererás agradar a mim ou aos outros? Concordarás com os outros só para conquistar sua estima ou é o meu apreço que procuras? Não te apresses em aderir ao pensamento dos outros e às suas opiniões. Submete a mim o julgamento e Eu te darei o discernimento. O teu silêncio será uma espera na Minha presença até que Eu me manifeste. Então poderás falar.”.

Certa vez, num Encontro Nacional de Pregadores, em Aparecida/SP, Dom Alberto Taveira, que era o pregador oficial, nos ensinou como agir quando estamos conversando com os outros. Dizia ele, mais ou menos nessas palavras: “Quando o outro fala, aja como se ele fosse o pai e você o filho. Escute com respeito até que ele diga o que tem a dizer. Então, você poderá falar e falará como um pai e ele será o filho. Quando o pai e o filho estão presentes, temos aí a presença do Espírito Santo e o amor da Santíssima Trindade”. O que Dom Alberto queria ilustrar é mais ou menos o teor da palavra de sabedoria acima, que devemos acolher o que os outros têm para nos dizer com respeito, sabendo calar até chegar o momento certo de nos manifestar e que se assim fizermos teremos uma graça especial de Deus a nos ajudar.

Que o Senhor nos dê essa graça!

Maria Beatriz S. Vargas
Secretária Geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL



Um selo para a Nossa Casa

A partir de janeiro de 2012, todos que sonham com a edificação da Sede Nacional são convidados a adquirir e a divulgar os selos da construção: dois modelos de adesivo estampados com o tema do ano da RCC e com a imagem de Nossa Senhora de Pentecostes. Por ser um produto simples e de valor acessível, a expectativa é que um grande número de pessoas se envolva nessa campanha, potencializando o avanço da obra e fortalecendo o sentimento de pertença.
Para adquirir seu selo, basta procurar a coordenação do seu Grupo de Oração. Todos os membros do Movimento também são convidados a colaborar na venda de selos. Assim, o sonho da Nossa Casa pode se tornar cada vez mais conhecido.



terça-feira, 7 de fevereiro de 2012


INTERCEDEMOS PARA SALVAR ALMAS

Interceder é colocar-se no lugar de alguém; é se interpor; é mediar-se; é atuar no lugar de outro; significa representar alguém clamando por ele junto a Deus. Interceder é investir horas na presença de Deus em fervorosa oração, em prol de alguém ou de alguma causa. Intercessão é um combate travado contra o inimigo para resgatar almas para Jesus; é trazer à luz filhos espirituais. Portanto, interceder é estar entre Deus e os homens por uma causa e isso significa abrir guerra frontal contra satanás.

Há na Bíblia registros de intercessões maravilhosas, como, por exemplo, a de Abrão quando o Senhor estava para destruir as cidades de Sodoma e Gomorra (Gênesis 18,22-33); Moisés clamou e Deus mudou os seus desígnios para com o povo, retirando o mal que dissera havia de fazer (Êxodo 32,11-14); no dia seguinte, novamente Moisés intercedeu com profundidade de alma: "Agora, pois perdoa-lhes o pecado; ou, se não, risca-me, peço-te, do livro que escreveste." (Êxodo 32,30-25). O salmo 106,23 testifica sobre o resultado destas intercessões de Moisés dizendo: “Tê-los-ia exterminado, como dissera, se Moisés, seu escolhido, não se houvesse interposto, impedindo que sua cólera os destruísse”.


É assim que precisamos ver a intercessão que exercemos na RCC. Ver que a intercessão precisa ser exercida como um combate espiritual onde cada intercessor(a) é um valente combatente em favor da salvação das almas. E, de forma especial, a intercessão nos eventos promovidos pela RCC deve ser exercida com todo o empenho e, por que não dizer, com toda a valentia, a fim de que o nosso esforço associado à graça de Deus resultem em muitas conversões. Por isso orientamos aos intercessores de todo o Brasil para que ao intercederem nos eventos sigam as recomendações a seguir:

Intercessão nos Eventos da RCC


a) Responsáveis pela organização da intercessão.

Depende de qual a instância da RCC que está organizando o evento, ou seja, se o evento for organizado pela equipe nacional, o coordenador nacional do Ministério de Intercessão será o responsável pela organização da intercessão. Se for a RCC do estado quem está organizando o evento, então o coordenador estadual do Ministério de Intercessão é quem deverá ser o responsável e assim sucessivamente para a diocese e para o Grupo de Oração.


b) Critérios para a organização da intercessão em eventos.

1. A equipe deve ser composta com no mínimo seis e no máximo doze intercessores independente do tamanho do evento.

2. Os intercessores escolhidos, ao aceitarem a missão, deverão começar a orar pelo evento a partir do momento que tomarem conhecimento dele. A intercessão estará em oração pelos pregadores, pelos músicos e por todas as situações solicitadas pela coordenação.

3. Durante o evento, os organizadores devem oferecer um local, sala ou capela onde o Santíssimo Sacramento fique exposto (com a permissão da autoridade eclesiástica) para a intercessão. Importante lembrar que, uma vez que Jesus Eucarístico estiver exposto, Ele não pode ficar sozinho.

4. Não sendo possível uma capela ou a disponibilidade do Santíssimo, deve-se providenciar um local propício para a oração dos intercessores.

5. O local da intercessão deve ser reservado, não devendo entrar quem não seja do ministério. O ideal é ter uma sala para adoração com o Santíssimo exposto para que mais pessoas possam frequentar e outra reservada exclusivamente para a intercessão.

6. Se for disponibilizado local com o Santíssimo exposto para a adoração, é necessário que uma equipe de intercessores fique se revezando nesta sala para evitar que o Santíssimo seja deixado só. Deve-se definir um intercessor para fica responsável por este local, cuidando inclusive do revezamento da equipe que poderá ser conforme definição dos responsáveis pela intercessão do evento.

7. Nos dias que antecedem o evento os intercessores poderão participar das reuniões de organização e também fazer reuniões de intercessão pelos encaminhamentos e dificuldades que forem surgindo. Poderão ser definidos, inclusive, dias de jejum, de adoração, e tudo mais o que o Espírito Santo suscitar.

c) Revezamento da equipe de intercessores na sala de intercessão durante o evento.

1. Para os eventos com duração de até dois dias

• Recomendamos que a equipe de intercessão seja a mesma para todos os dias, sem revezamentos. Isso é necessário para evitar a dispersão da equipe e para facilitar a intercessão profética.

• Para os horários de almoço, lanches e janta os intercessores deverão fazer um revezamento entre os membros da própria equipe, porém sempre tomando o cuidado para que permaneçam ao menos dois intercessores intercedendo na sala de intercessão.

2. Para os eventos com duração de três dias ou mais.

• Neste caso, poderá haver revezamento das equipes, porém a escala de cada equipe não deve ser inferior a dois dias. Se no caso o evento tiver três dias de duração, recomendamos que a primeira equipe permaneça os dois primeiros dias e a segunda equipe atue no terceiro dia do evento. Porém antes da segunda equipe assumir é recomendável que esta equipe seja colocada a par de tudo o que a primeira equipe orou e discerniu. Desta forma é importante que as duas equipes tenham um momento em comum de oração e de partilha antes de a segunda equipe assumir a intercessão.

d) Desenvolvimento da reunião da intercessão em eventos

1. Os membros da equipe de intercessão devem preparar-se no período que anteceder o evento através das práticas espirituais (jejum, sacramento da penitência, participação da celebração eucarística, adoração, meditação do santo terço, oração pessoal e leitura orante da Bíblia). Aliás, estes práticas devem estar presentes no dia-a-dia de qualquer intercessor.

2. No início da intercessão sugere-se que se proceda da seguinte maneira:

a) Iniciar com a oração de São Miguel Arcanjo.
b) Orar o Magnificat (Lc 1,46-55).
c) Clamar a armadura do Cristão proclamando a Palavra de Ef 6,10-17.
d) Pedir a Jesus o dom da humildade (2 Cor 10,4-5).
e) Clamar pela proteção do sangue de Jesus sobre todos os servos, suas casas, famílias, trabalhos, etc. (1 Pd 1,18-19; Rm 5,9).
f) Pedir a proteção de Maria Santíssima como mãe e intercessora junto a Jesus e a proteção de todos os anjos e santos de Deus.
g) Fazer em seguida um breve momento de oração de perdão individual.
h) Orar uns pelos outros pedindo o Batismo no Espirito Santo, para que todos sejam canais sem obstruções.
i) Em seguida faz-se um grande louvor, ora-se em línguas com manifestação dos carismas (dom do discernimento, palavra de sabedoria, palavra de ciência, visualizações, etc.). Estes carismas devem ser utilizados durante toda a extensão da reunião durante o evento.

3. Exercer a intercessão profética e de concórdia: a palavra de ciência e de sabedoria ajudará a orar pelas situações que forem surgindo. Para isso é preciso fazer silêncio e escuta depois do momento de louvor ou da oração em línguas. As orações da equipe de intercessão deverão ser inspiradas no poder do Espírito Santo, usando os carismas de ciência, profecia, sabedoria e discernimento.

4. A Bíblia deve ser usada como referência para a oração e para algumas confirmações na Sagrada Escritura.

5. As profecias, palavras de ciência, visualizações e moções devem ser bem discernidas entre os intercessores fazendo-se uso do discernimento reflexivo. Em seguida estes direcionamentos deverão ser escritos de forma coerente, concisa e objetiva e encaminhados para a coordenação geral do evento.

6. No momento da missa os intercessores devem participar dela.
A missa é a maior intercessão existente, pois é o memorial da paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Neste caso o Santíssimo deverá ser recolhido e depositado no sacrário.

7. Ao final de cada dia do evento a intercessão deve terminar com louvores e orações de ação de graças, crendo que todas as orações já chegaram diante de Deus. É importante ressaltar que mesmo encerrada a intercessão no evento o intercessor continua intercedendo em seu coração e em suas orações pessoais, devendo ficar atento, pois o Senhor poderá lhe conceder palavras, discernimentos e moções durante este período e até mesmo quando estiver dormindo o Senhor poderá desejar lhe falar em sonho.

Amados irmãos e irmãs intercessores, é preciso que nos convençamos de que a base de tudo o que realizamos na RCC está na oração de intercessão. Aprouve a Deus estabelecer assim. Se queremos contemplar conversões em nossos eventos e em nossos Grupos de Oração, precisamos desenvolver profundo amor e paixão pelas almas perdidas, e insistir neste mister até que, voluntariamente, comecemos a ver em nossas reuniões de oração e eventos da RCC lágrimas sendo vertidas em prol dos pecadores perdidos. Não há fórmulas, métodos ou estratégias mais eficazes para a conversão de pecadores do que a fervorosa intercessão.

Que o Senhor derrame sobre todos nós o seu Espírito Santo para que a cada dia aumente em nossos corações o desejo santo de salvar almas.

Luiz César Martins
Coordenador Nacional do Ministério de Intercessão

Quem sou eu

Minha foto
Somos um movimento eclesial, isto é, um jeito da igreja se manifestar. Queremos semear por todos os cantos da terra a cultura de Pentecostes. Renova os teus prodígios em nossa diocese. "Veni, spiritus creator"