sexta-feira, 30 de novembro de 2012


O fim do mundo


altNão é brincadeira! O mundo vai acabar! Com toda certeza, um dia Deus será tudo em todos, as coisas antigas passarão, contemplaremos o Filho do Homem vir nas nuvens com grande poder e glória (Mc 13,26). Mas... "quanto àquele dia, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai" (Mc 13,24-32).

É da segunda carta de São Pedro a recomendação: "O que esperamos, de acordo com a sua promessa, são novos céus e uma nova terra, nos quais habitará a justiça. Vivendo nesta esperança, esforçai-vos para que ele vos encontre numa vida pura, sem mancha e em paz. Considerai também como salvação a paciência de nosso Senhor" (2 Pd 3,12-15). Aliás, já vivemos no fim dos tempos, desde que veio o Senhor e Salvador, Jesus Cristo. Inaugurou-se, pela bondade de Deus, o tempo novo. Somos por ele chamados a viver nesta terra antecipando e apressando o dia de Deus (cf. 2 Pd 3,12).

Logo, nenhuma preocupação com o fim do mundo, mas muita ocupação em viver neste mundo com justiça e piedade. Quando se completar a obra, esta chegará ao seu término, será completa, chegará ao fim! Vale a pena buscar um roteiro de viagem para a caminhada nesta terra, ocupando-nos com o que constrói desde já o Reino de Deus, no qual também os seus filhos reinarão.

Temos uma virtude, que é dom de Deus recebido de presente no Batismo, a esperança, que nos dá a certeza de não estarmos num beco sem saída. Não fomos jogados neste mundo, como obra do acaso! Temos nome diante a face de Deus, somos reconhecidos e tratados como filhos e destinados à felicidade. O Pai do Céu fez este mundo como paraíso para suas criaturas, e é nossa missão lutar para que ele seja assim e para todos. Daí, faz parte da missão do cristão reconstruir, consertar, tomar iniciativa, espalhar o bem, semear por acreditar na colheita, não só aquela do final dos tempos, mas as muitas e sucessivas florações do jardim de Deus em torno a nós. Em qualquer etapa da viagem, a meta é certa!

Não perder tempo, mas preencher com amor a Deus e ao próximo cada instante da existência. Quem chega ao fim de um dia maravilhosamente cansado, depois de ter feito o bem, será feliz e realizado. Nem terá tempo para medo de escuridão ou dos inexistentes fantasmas que podem povoar a "louca da casa", a imaginação. Não terá medo da morte, pois sabe que ela um dia chegará no melhor momento da existência de cada pessoa. É que Deus, sendo Amor, colherá  a flor da vida de cada filho ou filha no tempo certo, pois para ele um dia é como mil anos e mil anos como um dia (Sl 89,4). Ninguém na ociosidade! Não perder tempo!

Ao longo da estrada, há sinais oferecidos por Deus, mostrando o rumo da viagem. Pode ser o irmão caído beira do caminho, um grito que pede atenção. Ali, há que descer da montaria de nosso orgulho ou falta de tempo, derramando o óleo e o vinho do afeto (Cf. Lc 10,30-37), dando o que pudermos para que aquele que caiu seja confiado à "estalagem" chamada Igreja, a quem cabe cuidar da humanidade até o Senhor voltar!

Muitas vezes será a palavra anunciada, "oportuna e inoportunamente" (2 Tm 4,2), cujo som ecoa e chega ao ouvido e ao coração. Até o Senhor voltar, sinal será a comunidade que participa da Eucaristia, enquanto espera sua vinda, clamando quotidianamente "Vem, Senhor Jesus". Na Eucaristia, torna-se presente o sacrifício de Cristo, sua Morte e Ressurreição. Mesa preparada, irmãos acolhidos, Céu que se antecipa e nos faz missionários! Acolher a todos e fazer crescer a Igreja.

Quem escolhe o seguimento de Jesus Cristo prestará atenção nos "sinais dos tempos", aprendendo com as lições de sua história pessoal e dos acontecimentos. Para dar um exemplo, ao ler ou ouvir as notícias diárias de crises, crimes ou desastres, saberá ir além dos sustos ou escândalos. Ao invés de achar que o fim do mundo está chegando, porá mãos à obra, buscando todos os meios para que o dia de amanhã seja melhor do que hoje. Será sua tarefa ir além das eventuais emoções oferecidas pelos acontecimentos, para edificar com serenidade e firmeza o futuro. Se para tanto haveremos sempre de contar com a graça de Deus, que ninguém se esqueça de que, após a criação do mundo, o cuidado com tudo o que era "muito bom" (Cf. Gn 1,1-31) foi entregue ao homem e a mulher. Responsabilidade!

Mais ainda! Quem olha ao seu redor, verá que a viagem se faz em comunhão com outras pessoas. Ninguém tem todos os dons e todas as capacidades. O apóstolo São Paulo já ensinava, comparando com o corpo a vida da Igreja (Cf. 1 Cor 12,1-31) o jeito de partilhar com os outros na aventura da existência nesta terra. Enquanto caminhamos, é bom aprender as leis da eternidade, onde Deus será tudo em todos. Partilhar os dons e os bens,  superar a ganância e aproveitar todas as ocasiões para estar com os outros, construindo um mundo de irmãos. Na eternidade, não haverá luto, nem dor, egoísmo ou tristeza! É bom antecipá-la!

Assim, ouvir a Igreja que fala do fim dos tempos, será uma positiva provocação a todos os cristãos. Atenção aos avisos de trânsito na estrada do Reino definitivo: "A meta é certa!"; "Não perder tempo!";
"Acolher a todos e fazer crescer a Igreja!"; "Responsabilidade!"; "Antecipar os valores da eternidade!" Poderemos então rezar confiantes: "Senhor nosso Deus, fazei que nossa alegria consista em vos servir de todo o coração, pois só teremos felicidade completa servindo a vós, o criador de todas as coisas". Amém! Maranatha! Vem, Senhor Jesus! Amém!

Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo Metropolitano de Belém
Assessor Eclesiástio da RCCBRASIL

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Caravana para o ENF 2013

TEMA-2013-HORIZONTALIrmãos a paz de Jesus!
Queremos apresentar a programação e o valores da caravana para o Encontro Nacional de Formação da RCC 2013.

Dia 21/01/2013: Segunda-feira - Saída de Campina Grande.
02h00 – Transfer p/ Aeroporto Castro Pinto – João Pessoa
04h30 – Check-in - embarque
06h00 – Saída para Guarulhos – SP, com conexão em Brasília
13h35 – desembarque em Guarulhos – SP.
14h30 – Transfer para Aparecida do Norte – SP
18h00 – Chegada em Aparecida do Norte
19h00 – Jantar / Noite Livre

22/01/2013 – Terça-feira

07h00 – Café da manhã
08h00 – Visita a Basílica, shopping dos romeiros, Torre e Museu Sacro (ingresso não incluso).
14h00 – Passeio ao Rio Paraíba do Sul (ingresso não incluso).
18h00 – Jantar – Noite Livre

23/01/2013 – Quarta-feira
07h00 – Café da manhã
08h30 – Saída para Guaratinguetá - City tour na terra de Frei Galvão
11h45 – Saída para a Comunidade Canção Nova (Cachoeira Paulista)
12h30 – Almoço no restaurante da Canção Nova, opcional.
14h00 – Passeio: Conhecendo a comunidade Canção Nova.
18h00 – Participação no terço da Mãe Rainha
19h00 – Jantar.
20h00 – Missa do Clube do Ouvinte


24/01/2013 – Quinta-feira
07h00 – Café da manhã
08h00 – Saída para o ENF.
18h00 – Retorno ao Hotel em Aparecida do Norte
19h00 – Jantar – Noite Livre

25/01/2013 – Sexta-feira
07h00 – Café da manhã
08h00 – Saída para o ENF.
18h00 – Retorno ao Hotel em Aparecida do Norte
19h00 – Jantar – Noite Livre

26/01/2013 – Sábado
07h00 – Café da manhã
08h00 – Saída para o ENF.
18h00 – Retorno ao Hotel em Aparecida do Norte
19h00 – Jantar – Noite Livre

27/01/2013 – Domingo
07h00 – Café da manhã
08h00 – Saída para o ENF.
13h00 – Retorno ao Hotel em Aparecida do Norte
17h00 – Saída p/ Aeroporto Internacional de São Paulo
20h30 – Check-in Aeroporto Internacional de São Paulo
23h45 – Embarque p/ João Pessoa
02h00 – Desembarque Aeroporto Castro Pinto – João Pessoa
03h00 – Transfer Aeroporto / Campina Grande.
05h00 – Chegada em Campina Grande / Fim dos nossos Trabalhos.

O que está Incluso:


ü  Guia de Turismo de Excursão Nacional

ü  Estadia em hotel – 06 pernoites com café da manhã + 06 jantares

ü  Passagens aéreas de Ida e Volta

ü  Passeios: Guaratinguetá, Cachoeira Paulista.

ü  Transfer in/out – Aeroporto / Hotel / Aeroporto.

ü  Transfer in/out – Campina Grande/ Aeroporto Castro Pinto / Campina Grande.



OBS: Não estão inclusos no pacote:

  • ØDespesas pessoais durante a viagem com exceção das mencionadas.
  • ØEntradas para a Torre (Basílica de Aparecida), Ingresso para o passeio de Catamarã, taxas de visitações, etc.
  • ØSeguro viagem – A agência vende separado.





Valor do Pacote Preço individual:                                                   R$ 1.700,00



FORMA DE PAGAMENTO:



Aéreo: À Vista ou

Em até 06 vezes nos cartões Visa, Mastercard, Hipercard, America Express,...

Terrestre: Transfer in / out, hospedagem, traslado Campina Grande / Aeroporto Castro Pinto / Campina Grande, Passeio a Guaratinguetá / Canção Nova, Transfer hotel / local do evento / hotel nos dias 24, 25, 26 e 27/01/2013:

À Vista ou

Entrada de 30% e saldo em 04 vezes nos Visa, Mastercard, Hipercard, America Express,...

Nós precisamos da resposta até o dia 11 de novembro para que permaneça esse valor, caso contrário o pacote poderá aumentar.

Entre em contato conosco por meio do e-mail:

rcc.cg@hotmail.com

Um testemunho a favor da vida



altAcompanhe o testemunho de Karina Lemos dos Santos Coelho, da cidade de Cuiabá, no Mato Grosso. Karina participa do Grupo de Oração Obra de Maria, que pertence à Comunidade  Cristo Redentor, Paróquia do Rosário. Ela  fala sobre a ação de  Deus na sua vida durante toda a  gestação do pequeno  Igor e os desafios enfrentados com a anencefalia.
“Eu estava grávida do Igor,  meu primeiro filho,  e no 4º  mês, foi detectado um atraso no crescimento, afetando todo processo de desenvolvimento dele. Foi diagnosticado, entre outras anomalias,  a  anencefalia.
Na tentativa de salvar meu filho, acreditei na médica que disse que ele não tinha possibilidade de vida dentro de mim e que iríamos tentar um parto prematuro. Enquanto me preparavam para entrar no centro cirúrgico, descobri que o bebê também não tinha chance de vida fora de mim, e que viria a falecer logo que nascesse. Alguns médicos, já reunidos tentavam decidir por mim sem o meu conhecimento.
Minha família soube e então, entrou em ação à favor da vida, pois assim como eles, eu também era contra o aborto. Acreditei num milagre, mas deixei Deus ser Deus  e decidir o que fazer.
Então recebi a notícia! Já internada e com todos os preparativos para o 'parto', a médica esclareceu que a cirurgia seria um aborto, pois o Igor não iria sobreviver... Precisavam apenas do meu consentimento diante da autorização de 'antecipação terapêutica do parto' já que os médicos estavam prontos para realizá-lo, defendendo a 'necessidade' de fazê-lo pois, segundo eles, era um absurdo levar a gestação adiante, após esse diagnóstico.
Tentaram nos convencer de todas as formas e com todos os argumentos científicos de que essa era a melhor solução.Naquele momento tive sim, muita tristeza, havia mais possibilidade de morte do que de vida, mas Deus estava lá e era o Senhor da história. Igor veio com a linda  missão de nos ensinar a amar até o fim! Amar incondicionalmente!
Pensei ainda que levando a gestação até o fim, se o Igor vivesse ao menos por duas horas, seria possível doar seus órgãos e que teriam crianças aguardando essa doação. Os órgãos eram normais e ele já estava com seis meses. Seria outra missão lindíssima! Quantos de nós dariam a vida para que outros pudessem viver?
Sou a favor da vida e não tenho o direito de decidir quem vai viver. Embora eu mesma corresse risco de morte, decidi ir até o fim. Não gerei o Igor sozinha! Percebi que no dia 25/04 um movimento estranho em minha barriga me dava a certeza de que ele tinha morrido. Era o dia do meu aniversário. Então, 26 /04 um ultrassom confirmava o óbito fetal.
Inicia-se ali um lindo processo de conversão.Uma missão que muitos levam anos para entender, o Igor, em seu pouco tempo de vida a cumpriu!
Hoje, vendo tudo o que está acontecendo, toda a mobilização pela desciminalização do aborto no nosso país, parece-me que ainda temos muito o que aprender sobre isso e muitos passarão por essa vida sem aprender porque não tiveram a oportunidade que eu tive com meu filho anencéfalo que me  ensinou a viver no amor!JESUS não nos deixará sem paz se mantermos os olhos fixos Nele!
Igor foi minha primeira alegria , depois veio a segunda- Gabriel, a terceira, o Henrique e a quarta, Tobias. Deixem  Deus  Ser Deus!!!
'Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes.'(São Mateus 25,40)
Obrigada Senhor, por ter me amado Tanto assim!”

Quem sou eu

Minha foto
Somos um movimento eclesial, isto é, um jeito da igreja se manifestar. Queremos semear por todos os cantos da terra a cultura de Pentecostes. Renova os teus prodígios em nossa diocese. "Veni, spiritus creator"