sexta-feira, 30 de setembro de 2011



O Ciclo Carismático


Um dos mais belos relatos bíblicos de um relacionamento de intimidade entre Deus e um homem certamente é aquele narrado no I Samuel 3, 4-10. Depois de ser orientado pelo sacerdote Heli, o menino Samuel aprendeu que era preciso sintonizar seu ouvido com a boca de Deus, através da oração. Não há nenhuma referência posterior falando de outra dificuldade semelhante, ele aprendeu a ouvir a voz de Deus.

Este é um desafio que precisa ser vencido por todos aqueles que desejam se aventurar na vida no Espírito: aprender a se colocar em permanente escuta, pois o Espírito Santo deseja dirigir, orientar nossas vidas.

Deus deseja revelar-se a nós, para isto precisamos nos manter em constante oração para discernir qual a direção a seguir, qual a vontade de Deus para esta ou aquela situação de nossa vida. Esta é uma das características da Renovação Carismática Católica: estar continuamente a escuta do Espírito Santo. Em nosso Movimento, não apresentamos a Deus os nossos projetos para que sejam abençoados, ao contrário disto, perguntamos a Deus quais são os Seus projetos.

Sendo nosso Deus um Deus vivo, é natural que responda às nossas orações. Nossa oração não deve ser de forma alguma um monólogo, no qual nos colocamos diante de Deus e simplesmente despejamos nossos problemas, pecados, medos, sonhos. Ao contrário, deve ser um diálogo, no qual falamos com Deus e em seguida silenciamos para ouvir sua voz, que nos orienta, direciona, exorta e consola. Ao nos colocarmos em oração, devemos ter a certeza que Deus deseja responder-nos. No entanto, para isso precisamos aprender a silenciar.

Em nossas reuniões de oração, cria-se assim o que é denominado em nosso ambiente de “ciclo carismático”, que é composto pelos seguintes elementos:

a) Oração, louvor (cânticos ou preces)

b) Orações em línguas

c) Momento de silêncio

d) Profecia

e) Resposta à palavra dirigida pelo Senhor, com exultante louvor

Para ouvirmos a voz de Deus, é preciso cultivar em nossas reuniões de oração momentos de silêncio, que são extremamente fecundos, pois é no silêncio que o Espirito Santo irá falar conosco em profecia, ou nos dar o tom a ser seguido na condução da oração.

O silêncio não é somente a ausência de algum barulho exterior, mas uma atitude interior, de alguém que com fé expectante aguarda ouvir a voz do Senhor. Quando nos colocamos diante da presença de Deus desta maneira, com toda certeza ouviremos a sua voz suave em nosso interior.

A Exortação Apostólica Pós Sinodal Verbum Domini em seu número 14 diz o seguinte:

"Consequentemente, o Sínodo recomendou que se ajudassem os fiéis a bem distinguir a Palavra de Deus das revelações privadas, cujo papel não é (…) “completar” a Revelação definitiva de Cristo, mas ajudar a vivê-la mais plenamente, numa determinada época histórica. O valor das revelações privadas é essencialmente diverso do da única revelação pública: esta exige a nossa fé; de fato nela, por meio de palavras humanas e da mediação da comunidade viva da Igreja, fala-nos o próprio Deus. O critério da verdade de uma revelação privada é a sua orientação para o próprio Cristo. Quando aquela nos afasta d’Ele, certamente não vem do Espírito Santo, que nos guia no âmbito do Evangelho e não fora dele. A revelação privada é uma ajuda para a fé, e manifesta-se como credível precisamente porque orienta para a única revelação pública. Por isso, a aprovação eclesiástica de uma revelação privada indica essencialmente que a respectiva mensagem não contém nada que contradiga a fé e os bons costumes; é lícito torná-la pública, e os fiéis são autorizados a prestar-lhe de forma prudente a sua adesão. Uma revelação privada pode introduzir novas acentuações, fazer surgir novas formas de piedade ou aprofundar antigas. Pode revestir-se de um certo caráter profético (cf. 1 Ts 5, 19-21) e ser uma válida ajuda para compreender e viver melhor o Evangelho na hora atual; por isso não se deve desprezá-la."

Assim, precisamos valorizar o Ciclo Carismático em nossa oração pessoal e também em nossas reuniões de oração, pois uma palavra profética, como nos ensina a Verbum Domini traz uma nova ênfase sobre determinado aspecto sobre aquilo que já nos foi revelado em Cristo.

Lázaro Praxedes

Coordenador Nacional do Ministério de Pregação

Grupo de Oração Fonte de Água Viva

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Encontro Nacional de Formação: data e local já estão definidos

No início do próximo ano, carismáticos de todo o Brasil estarão reunidos no redil do Senhor para reforçarem o desejo de fazer parte do seu rebanho. A RCCBRASIL já se prepara para realizar mais uma edição do Encontro Nacional de Formação para Coordenadores e Ministérios, evento que, a cada início de ano, proporciona momentos de vivência fraterna e aprendizagem para que o Movimento caminhe em unidade.


E a edição de 2012 do ENF já tem data e local para sua realização: mais uma vez o Centro Universitário Salesiano de Lorena/SP sediará o encontro, a ser realizado de 25 a 29 de janeiro. Durante o encontro, será trabalhado o tema discernido pelo Conselho Nacional para o ano de 2012: “Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21,17).

As inscrições serão abertas ainda em outubro, somente pelo Portal RCCBRASIL.
Por isso, já marque a data em sua agenda e prepare-se para esse grande encontro da família carismática!

Encontro Nacional de Formação para Coordenadores e Ministérios 2012
Local: Campus do Unisal, Lorena/SP
Data: De 25 a 29 de janeiro
Inscrições: em breve, somente pelo Portal RCCBRASIL!

domingo, 25 de setembro de 2011



Para comemorar: chegamos aos 9500 Grupos de Oração cadastrados


No ultimo sábado, dia 24 de setembro, exatamente às 18h08min, o Cadastro Nacional de Grupos de Oração do Portal RCCBRASIL chegou aos 9500 GOs cadastrados. O cadastro que fez com que essa marca fosse atingida foi o do Grupo “Nossa Senhora Sede da Sabedoria” que acontece toda a quarta-feira, no Bairro Perdizes em São Paulo/SP.

Espalhados por todo o país, de diferentes tamanhos, nos mais diversos lugares. Os Grupos de Oração são os grandes tesouros da Renovação Carismática Católica. E cada vez que o Cadastro Nacional atinge novas marcas, é motivo de comemoração para todo o Movimento.

Isso porque o cadastro é uma forma eficaz e abrangente de reunir informações sobre os Grupos de Oração, o que facilita a comunicação e a unidade entre diferentes esferas da RCC. Além disso, o cadastro também disponibiliza de forma organizada e centralizada os dados básicos sobre os GOs, como dia, horário e local, que passam a ser acessíveis a qualquer pessoa através da internet.

Se o seu Grupo de Oração ainda não faz parte dessa lista, incentive o coordenador a realizá-lo clicando aqui.

acesse: www.rccbrasil.org.br

sexta-feira, 23 de setembro de 2011



Mais de 100 mil pessoas recepcionam cruz da JMJ em São Paulo

O Bote Fé reuniu mais de 100 mil pessoas neste domingo (18) para comemorar a chegada da Cruz e da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) o Ícone de Nossa Senhora no Brasil. O evento que aconteceu das 9h às 21h, no Campo de Marte, zona norte de São Paulo, contou com a presença de bispos, padres, representantes de paróquias, comunidades, grupos de jovens e famílias de diferentes lugares do país, além de 1100 voluntários de apoio e centenas de ministros extraordinários da comunhão.


Na abertura o cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, falou com entusiasmo sobre a jornada. “A Igreja tem fé na juventude, que possui um coração generoso e o desejo de construir um mundo melhor para si e para as próximas gerações”.

Dom Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar de São Paulo e referencial do Setor Juventude da Arquidiocese, disse em depoimento que “a grande expectativa era de ter um bom início, com grande resposta de interesse e isso já se confirmou com a participação em Madri e agora aqui”.

Segundo a arquidiocese, mais que apenas festejar, o encontro dos fieis foi uma forma de manifestação de fé, louvor, agradecimento e, sobretudo, de incentivo a juventude, que em um mundo cheio de incertezas precisa se posicionar com coragem para conseguir viver na verdade de Cristo.

Espiritualidade e culturaO evento contou com a tenda de confissões, capela de adoração, terço encenado, vídeos sobre a história da JMJ e sobre a jornada de Madri, missas, testemunho e muitas apresentações musicais.

Cruz e Ícone


O ponto alto da festa foi a chegada dos símbolos da JMJ que vieram, em caminhões do corpo de bombeiros, do Liceu Sagrado Coração de Jesus, durante missa presidida por dom Odilo. Entronizados por jovens pelo corredor central do local do evento, os símbolos da JMJ emocionaram os milhares de fiéis.

A festa continuou até às 21h, quando a Cruz e o Ícone seguiram para a Catedral da Sé, onde fica até a noite desta segunda-feira (19). Depois, os símbolos partem para a região da “Cracolândia”, passando pela Favela do Moinho e, ás 22h, chega a Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, dando continuidade à peregrinação pela Arquidiocese de São Paulo.

Cara brasileira


O Bote Fé São Paulo contou com a presença expressiva de membros da Renovação Carismática Católica, segundo o coordenador nacional do Ministério Jovem, Márcio Zolin. Inclusive na equipe de voluntários: a acolhida aos peregrinos e participantes ficou por conta do MJ da arquidiocese.

E, para Zolin, o evento já foi um prelúdio do que será a JMJ brasileira: alegre, festiva. “Já deu pra ver o clima do que será a Jornada do Rio”, explicou.

A RCC será parte integrante na organização das visitas da cruz nas dioceses a partir da sua representação nos setores diocesanos da juventude de cada local.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Moção Profética

Preparativos da luta contra o mal

“Temei a Deus e dai-lhe glória, porque é chegada a hora do seu julgamento. Adorai aquele que fez o céu e a terra, o mar e as fontes” (Ap 14,7).

O livro do Apocalipse, no capítulo 14, nos fala da luta contra as forças do mal, luta essa que deve ser sustentada pelos eleitos do Cordeiro. Recentemente, recebemos como direcionamento por parte do Senhor os capítulos 13 e 14 do livro do Apocalipse. O capítulo 13 fala da ação do mal no mundo, por exemplo, diz que à Fera, ao Dragão foi dada a faculdade de proferir arrogâncias e blasfêmias contra Deus, para blasfemar o nome de Deus, o seu tabernáculo e os habitantes do céu; e foi-lhe dado também, fazer guerra aos santos e vencê-los. Porém, no mesmo capítulo, a

Palavra nos diz: “Esta é a ocasião para a constância e a confiança dos santos”.
A seguir, no capítulo 14, recebemos a orientação de como neutralizar a arrogância e a blasfêmia do Acusador: declarando a vitória do Cordeiro sobre o mal.

Os eleitos do Cordeiro são convidados a unir as suas vozes à voz do coro celeste que canta um cântico novo diante do Trono. Esse cântico novo, o louvor daqueles que são constantes, fiéis e pacientes não pode ser acorrentado, ele tem poder libertador porque declara a verdade: Jesus é Senhor!

Através dessas passagens, somos convocados a retomar o louvor como estilo de vida, o louvor que declara a quem pertencemos e de quem é a vitória na nossa vida.

Retomo uma profecia que já partilhei anteriormente e que recebemos durante um momento de adoração em reunião do Conselho Nacional:

“Convido que passem todos os dias um tempo diante de mim reconhecendo que Eu sou o Senhor, vosso Deus Todo Poderoso, Invencível. Passem um tempo diante de mim reconhecendo a minha vitória, a minha soberania. Esqueçam-se de suas dificuldades e preocupações, de seus problemas e me adorem na minha realeza, na minha onipotência, na minha força poderosa, no meu amor grandioso, ilimitado.”

Que o Espírito Santo nos capacite a dar uma resposta a esse convite ao louvor, resposta essa que vai trazer a vitória de Deus para as nossas vidas e as vidas de todos os que amamos.

Maria Beatriz Spier Vargas

Secretária geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL

segunda-feira, 19 de setembro de 2011




Eventos da RCCBRASIL em 2012: o que você precisa saber





Muitas pessoas têm entrado em contato com o Escritório Nacional solicitando informações para organizarem suas caravanas para o Encontro Mundial de Jovens da RCC e também para o XXX Congresso Nacional da RCCBRASIL, ambos eventos a serem realizados, simultaneamente, em julho de 2012.

Por isso, listamos abaixo, algumas informações importantes referentes a estes dois grandes encontros.

Data e local: Tanto o Encontro Mundial de Jovens da RCC quanto o Congresso Nacional da RCCBRASIL serão realizados entre os dias 10 a 15 de julho, no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu, estado do Paraná;

Eventos paralelos: Como os encontros acontecerão ao mesmo tempo, as inscrições para os eventos serão independentes uma da outra. Quer dizer que quem se inscrever para o XXX Congresso Nacional não poderá participar das atividades do Encontro Mundial de Jovens. Da mesma forma, não será permitido o acesso à programação do Congresso Nacional para os inscritos apenas no Encontro Mundial.

Quem pode participar: Qualquer pessoa que se simpatize com o Movimento, participe de Grupos de Oração, coordenador ou liderança dentro da Renovação Carismática do Brasil pode participar do Congresso Nacional. O Encontro Mundial é destinado aos jovens do mundo inteiro, sem limite de idade;

Inscrições: As inscrições para o Congresso Nacional ainda não estão abertas e só serão liberadas no início do próximo ano. Já as inscrições para o Encontro Mundial estão abertas atualmente apenas para estrangeiros. O período de inscrições para os jovens brasileiros será liberado em outubro;

Hospedagem: Os participantes do Congresso Nacional precisarão escolher hospedagem por conta própria, na rede hoteleira de Foz do Iguaçu, albergues ou mesmo na casa de amigos e parentes. Já para o Encontro Mundial, os participantes brasileiros terão alojamento em escolas, ginásio e casas de família incluído no valor da inscrição. Hospedagem em hotéis são de responsabilidade dos inscritos que preferirem essa modalidade.

Valores: O valor da inscrição para o Congresso Nacional ainda não foi divulgado. Para o Encontro Mundial de Jovens já estão disponíveis, aos participantes estrangeiros, os pacotes e seus respectivos preços, de acordo com o tipo de hospedagem escolhida (informações encontradas no site do evento). Para os jovens brasileiros, veja tabelas de valores abaixo:

Até 31.12.2011 - R$160,00

Até 01.03.2011 - R$180,00

Até 31.05.2012 - R$200,00

Até 30.06.2012 - R$220,00

Na hora do evento - R$250,00 - se tiver vaga

IMPORTANTE!
Para informações mais detalhadas sobre o Encontro Mundial de Jovens da RCC, acesse http://www.mundial2012.rccbrasil.org.br/. Além de constantes atualizações, as inscrições, assim que liberadas, serão feitas exclusivamente através deste site.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011



RCC comemora 18 anos de seu reconhecimento pontifício

O dia 14 de setembro é uma data marcante para a vida da Renovação Carismática Católica no mundo. Há 18 anos atrás, o Pontifício Conselho para os Leigos da Santa Sé decretava o reconhecimento do Serviço Internacional da Renovação Carismática – ICCRS - como entidade de promoção da RCC.


Desde os primeiros anos da sua trajetória,nosso Movimento recebeu palavras de incentivo da Santa Igreja. Já em 1973, apenas seis anos após o marco inicial da RCC no mundo, o papa Paulo VI já publicou uma mensagem endereçada aos líderes carismáticos reunidos em sua I Conferência Internacional, em Roma.

Entretanto, o reconhecimento pontifício do ICCRS teve um significado fundamental para a legitimação de toda a RCC. Com ele, se fortalece um relacionamento mais regular e institucional entre o Movimento e a Santa Sé. Além disso, o reconhecimento também deu respaldo institucional para a atuação da Renovação Carismática nas esferas diocesanas e paroquiais.

Alegre-se com a riqueza das palavras da Igreja sobre o nosso Movimento! Leia o Decreto de Reconhecimento Pontifício do ICCRS e demais mensagens papais à RCC na íntegra.

terça-feira, 13 de setembro de 2011



O coração obediente alcança a sabedoria







Digamos que haja um assunto sobre o qual eu esteja inquirindo a Deus há bastante tempo. Às vezes, parece que é naquela direção, e depois vejo que não. E continuo, aguardando e perguntando, deixando que o Senhor me dê a resposta.. E quando Ele não a dá, continuo meu caminho, consciente de que Ele é o meu Senhor e eu sou servo. Muitas vezes, nos esquecemos de que somos servos, de que Ele é o Senhor e queremos resolver as coisas por nós mesmos.


Mas quando alimentamos a consciência de que somos servos e de que Deus rege a nossa vida, não adianta querer por nós mesmos reger a nossa vida porque basta o Senhor fazer uma pequena mudança e toda a situação muda, muda muito. Daqui a pouco você fica doente e é obrigado a ficar de cama. Muda tudo. Você tinha mil planos, mas uma doencinha qualquer, uma gripe, uma dor de cabeça, uma febre de cair na cama mudam todos os seus planos.


Muitas vezes, não pensamos nisto: é Deus quem rege as nossas vidas; temos de esperar como bons servos. Por isso o aconselho a fazer todos os processos na oração e, principalmente depois, na hora da execução, a fazer aquilo que o Senhor lhe mostrou na oração. Porque aí vem o difícil e o bonito ao mesmo tempo: a obediência àquilo que Deus nos mostra vai nos fazendo alcançar a sabedoria.Deus o abençoe!


Monsenhor Jonas Abib


Fundador da Comunidade Canção Nova

domingo, 11 de setembro de 2011

Mês da Bíbia 2011

“Desconhecer as Escrituras é desconhecer o Cristo”, com essa frase, de São Jerônimo, que a Igreja celebra, nesse mês de setembro, o Mês da Bíblia. Neste ano, o estudo proposto pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), será o Livro do Êxodo, capítulos 15,22 a 18,27, que é conhecido como o “Livro da Travessia”.

O Mês da Bíblia tem como tema “Travessia, passo a passo, o caminho se faz”, e o lema “Aproximai-vos do Senhor”.

O presidente da Comissão para a Animação Bíblico-catequética e arcebispo de Pelotas (RS), dom Jacinto Bergmann, escreveu uma mensagem para toda a comunidade cristã que celebra o Mês da Bíblia.

Dom Jacinto pede que todos procurem viver intensamente o esse mês, em todas as comunidades cristãs espalhadas pelo território nacional. “Que bom que temos um Subsídio elaborado pela Comissão para a Animação Bíblico-catequética, que, usado em nossos Grupos Bíblicos, nos ajudará a conhecer e interpretar, a comungar e orar, a evangelizar e proclamar a Palavra de Deus e assim caminharmos sempre mais para uma verdadeira animação bíblica da pastoral, formando entusiastas discípulos missionários de Jesus Cristo”, destacou.

O Subsídio

O Subsídio apresenta vários textos para estudo, reflexão, oração e prática para o Mês da Bíblia de 2011. Não pretende dizer tudo, mas apontar pistas para o trabalho individual e comunitário. Foi pensado como material de apoio, isto é, traz elementos informativos a serem desenvolvidos posteriormente e indica também roteiros práticos, que podem orientar grupos de reflexão e leitura orante sobre o assunto.

Leia abaixo a íntegra da mensagem de dom Jacinto Bergmann, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética da CNBB.

Mês da Bíblia

Mês de Setembro para a nossa Igreja no Brasil já é, por uma bonita tradição, sinônimo de MÊS DA BÍBLIA. O grande São Jerônimo, presbítero e doutor, cuja memória celebramos no final do mês de setembro, dia 30, nos motivou desde o início e motiva ainda hoje para a dedicação do mês de setembro inteiro para ser o da Bíblia. Sabemos da importância do trabalho bíblico de São Jerônimo realizando a tradução da Vulgata; e sua frase é emblemática: “Desconhecer as Escrituras é desconhecer o Cristo”.

Também já é uma bonita tradição, a CNBB, através da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, oferecer um tema para o Mês da Bíblia para o estudo, a reflexão, a oração e a vivência da Palavra de Deus. O tema pode girar ou em torno de trechos bíblicos, ou de um Livro bíblico, ou até de um conjunto de Livros bíblicos. A escolha do tema para o Mês da Bíblia deste ano de 2011, concentrou-se no trecho do Livro do Êxodo, capítulos 15,22 a 18,27, que é conhecido como o “Livro da Travessia”. É necessário olharmos as etapas da travessia desértica do Povo de Deus, saindo do Egito e buscando a Terra Prometida: as dificuldades enfrentadas pelo Povo de Deus, tanto os problemas da natureza, quanto os desafios oriundos pela convivência humana, criaram a necesidade de enraizar e vivenciar a fé, a esperança e o amor em Deus. Queremos aprender com o Povo de Deus a realizarmos a nossa travessia de discipulado e missão. Eis, pois, o tema tão propício para o Mês da Bíblia de 2011: “Travessia, passo a passo, o caminho se faz”. Mas, o fundamental em tudo isso, é estar próximo ao Senhor Deus. Assim, do capítulo 16, versículo 9, é tirado também o lema: “Aproximai-vos do Senhor”.

Vamos viver intensamente o Mês da Bíblia em todas as nossas comunidades cristãs espalhadas pelo território nacional. Que bom que temos um Subsídio elaborado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, que, usado em nossos Grupos Bíblicos, nos ajudará a conhecer e interpretar, a comungar e orar, a evangelizar e proclamar a Palavra de Deus e assim caminharmos sempre mais para uma verdadeira ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL, formando entusiastas discípulos missionários de Jesus Cristo.

Dom Jacinto Bergmann
Arcebispo de Pelotas e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Moção Profética

A nossa realidade é Deus

Caríssimos, não vos perturbeis no fogo da provação, como se vos acontecesse alguma coisa extraordinária. Pelo contrário, alegrai-vos em ser participantes dos sofrimentos de Cristo, para que vos possais alegrar e exultar no dia em que for manifestada sua glória. Que ninguém de vós sofra como homicida , ou ladrão, ou difamador, ou cobiçador do alheio. Se, porém, padecer como cristão, não se envergonhe; pelo contrário, glorifique a Deus por ter este nome. Assim, aqueles que sofrem segundo a vontade de Deus encomendem as suas almas ao Criador fiel, praticando o bem.” (I Pe 4, 12-13.15-16.19)

Deus Pai nos escolheu em Jesus Cristo antes da criação do mundo e nos selou com o Espírito Santo para podermos viver como filhos seus e fazer resplandecer a sua graça que nos foi concedida por Ele no Bem-Amado.(cf Ef 1). Portanto, a nossa vida é Ele, a nossa realidade é Ele. Não são as circunstâncias da nossa vida, não são a nossa família, ou a nossa profissão, ou as coisas que temos que determinam quem nós somos. Independentemente do que está à nossa volta, do que os outros nos dizem ou das coisas que nos acontecem, nós somos filhos e filhas de Deus, escolhidos pelo Pai, resgatados pelo sangue de Jesus e capacitados pelo Espírito Santo para vivermos a nossa vida dando testemunho de que somos filhos.

Tudo na nossa vida vai passar, a não ser pelo amor que recebemos e o amor que damos o resto é tudo passageiro. Só o amor não passa porque o amor vem de Deus e nós somos dele. Tudo na nossa vida pode mudar, só Deus não muda, Ele é estável, seu amor é sempre igual. Podemos perder tudo, mas não a Ele, Ele é para sempre, Ele é o nosso bem, a nossa riqueza, a nossa única certeza. Diante das dificuldades, dores, sofrimentos e perdas que invariavelmente um dia batem à nossa porta, é bom lembrar: a nossa realidade é Deus, não o que nos acontece.

Diante do sofrimento eminente Jesus disse: “Pai, se for possível afasta de mim este cálice”. Mas, logo em seguida falou: “Contudo não se faça a minha vontade e sim a tua.” Aceitando o que lhe vinha do pai Ele carregou seu calvário até o fim, até poder dizer “Tudo está consumado”. Recentemente, uma pessoa conhecida perdeu o filho jovem em circunstâncias trágicas e ela disse que lembrar de como Jesus aceitou o sofrimento a estava ajudando a carregar o seu. Dizia ainda ter aprendido que é preciso olhar para além do sofrimento e fixar os olhos em Deus. Alguém lhe falou de uma cruz feita com um buraco no meio, para nos lembrar de olhar para além da cruz, como Jesus fez, olhar para o amor de Deus, e não mergulhar no desespero e na dor da perda. Olhar para além da cruz é confiar no amor do Pai e na sua misericórdia, é confiar na sua promessa de que o Espírito Santo estaria eternamente conosco para nos consolar e nos ajudar a bem viver a nossa vida. Quem sofre em Deus, como cristão, fazendo o bem, sempre é consolado. Quem sofre fixando-se na dor e não no amor, conhece o desespero.

Que o Deus da paz conceda a sua paz, que é dinâmica, que realiza coisas nas nossas vidas, a sua paz que tem o poder de curar, para todos o que sofrem, os que estão doentes, os que perderam entes queridos e lhes dê também a capacidade de entender que o seu sofrimento não é vergonha, não é opróbrio, e sim uma oportunidade de testemunhar que são filhos, filhas de Deus.

Maria Beatriz Spier Vargas

Secretária-geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O seguinte texto mostra a mensagem proclamada pelo papa após a celebração da Via Sacra. Na Jornada Mundial da Juventude em Madri

Queridos jovens!

Com piedade e fervor, celebramos esta Via-Sacra, acompanhando Cristo na sua Paixão e Morte. As reflexões das Irmãzinhas da Cruz, que servem aos mais pobres e desvalidos, facilitaram-nos a entrada nos mistérios da gloriosa Cruz de Cristo, que encerra a verdadeira sabedoria de Deus, aquela que julga o mundo e quantos se crêem sábios (cf. 1Cor 1, 17-19). Neste itinerário para o Calvário, ajudou-nos também a contemplação destas imagens extraordinárias do patrimônio religioso das dioceses espanholas. São imagens onde se harmonizam a fé e a arte para chegar ao coração do homem e convidá-lo à conversão. Quando é límpido e autêntico o olhar da fé, a beleza coloca-se ao seu serviço e é capaz de representar os mistérios da nossa salvação a ponto de nos tocar profundamente e transformar o nosso coração, como sucedeu a Santa Teresa de Ávila ao contemplar uma imagem de Cristo coberto de chagas (cf. Livro da Vida, 9, 1).

À medida que íamos avançando com Jesus até chegar ao cimo da sua entrega no Calvário, vinham-nos à mente as palavras de São Paulo: «Cristo amou-me e a Si mesmo Se entregou por mim» (Gl 2, 20). À vista de um amor assim desinteressado, cheios de admiração e reconhecimento perguntamo-nos agora: Que havemos nós de fazer por Ele? Que resposta Lhe daremos? São João no-lo diz claramente: “Foi com isto que conhecemos o amor: Ele, Jesus, deu a sua vida por nós; assim também nós devemos dar a vida pelos nossos irmãos” (1Jo 3, 16). A paixão de Cristo incita-nos a carregar sobre os nossos ombros o sofrimento do mundo, com a certeza de que Deus não é alguém distante ou alheio ao homem e às suas vicissitudes; pelo contrário, fez-Se um de nós “para poder padecer com o homem, de modo muito real, na carne e no sangue […]. A partir de lá entrou em todo o sofrimento humano alguém que partilha o sofrimento e a sua suportação; a partir de lá propaga-se em todo o sofrimento a con-solatio, a consolação do amor solidário de Deus, surgindo assim a estrela da esperança” (Spe salvi, 39).

Queridos jovens, que o amor de Cristo por nós aumente a vossa alegria e vos anime a permanecer junto dos menos favorecidos. Vós que sois tão sensíveis à ideia de partilhar a vida com os outros, não passeis ao largo quando virdes o sofrimento humano, pois é aí que Deus vos espera para dardes o melhor de vós mesmos: a vossa capacidade de amar e de vos compadecerdes. As diversas formas de sofrimento, que foram desfilando diante dos nossos olhos ao longo da Via-Sacra, são apelos do Senhor para edificarmos as nossas vidas seguindo os seus passos e para nos tornarmos sinais do seu conforto e salvação. “Sofrer com o outro, pelos outros; sofrer por amor da verdade e da justiça; sofrer por causa do amor e para se tornar uma pessoa que ama verdadeiramente: estes são elementos fundamentais de humanidade, o seu abandono destruiria o mesmo homem” (Ibid., 39).

Oxalá saibamos acolher estas lições e pô-las em prática. Com tal finalidade, olhemos para Cristo, suspenso no duro madeiro, e peçamos-Lhe que nos ensine esta misteriosa sabedoria da cruz, graças à qual vive o homem. A cruz não foi o desfecho de um fracasso, mas o modo de exprimir a entrega amorosa que vai até à doação máxima da própria vida. O Pai quis amar os homens no abraço do seu Filho crucificado por amor. Na sua forma e significado, a cruz representa esse amor do Pai e de Cristo pelos homens. Nela reconhecemos o ícone do amor supremo, onde aprendemos a amar o que Deus ama e como Ele o faz: esta é a Boa Nova que devolve a esperança ao mundo.

Voltemos agora os nossos olhos para a Virgem Maria, que nos foi entregue por Mãe no Calvário, e supliquemos-Lhe que nos apoie com a sua amorosa proteção no caminho da vida, particularmente quando passarmos pela noite da dor, para conseguirmos permanecer como Ela firmes ao pé da cruz. Muito obrigado.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Moção Profética

Em nenhum outro nome há salvação

“Então Pedro, cheio do Espírito Santo, respondeu-lhes: ”Chefes do povo e anciãos, ouvi-me, se hoje somos interrogados a respeito do benefício feito a um enfermo, e em que nome foi ele curado, ficai sabendo: foi em nome de Jesus Cristo Nazareno que vós crucificastes, mas que Deus ressuscitou dos mortos. Por ele é que este homem se acha são, em pé, diante de vós. Esse Jesus, pedra que foi desprezada por vós, edificadores, tornou-se pedra angular. Em nenhum outro nome há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome foi dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos” (At 4,8-12).

Quando o nosso coração reconhece que Jesus é o Senhor e o nosso viver diário comprova o que o nosso coração acredita, então podemos clamar o seu nome, e o próprio Jesus, com todo seu poder e autoridade, se manifesta entre nós. Se dissermos o nome de Jesus com fé e confiança nele, então os fundamentos do cárcere são abalados e as portas se abrem, os desertos florescem, o vento se acalma e o impossível se torna possível: Jesus, Jesus, Jesus! Ao clamar esse nome sentiremos a presença do Todo-Poderoso Senhor Jesus Cristo e toda salvação, toda libertação e cura de que precisamos, sob a ótica de Deus, virá para a nossa vida e todas as dificuldades que possamos estar enfrentando serão submetidas à sua autoridade. Salvação, cura, libertação acontecendo nas nossas vidas, relacionamentos sendo restaurados, arrependimento fluindo de dentro dos corações, esperança sendo edificada dentro de nós.

Quando estivermos em perigo, angustiados, podemos clamar: Jesus, Jesus, Jesus! O Santo, o Justo, o Todo-Poderoso, o Cordeiro de Deus, o Salvador, o Conselheiro Admirável, o Deus Forte, o Príncipe da Paz, virá com a sua salvação nessa situação específica pela qual estamos clamando seu nome. “O nome do Senhor é uma torre: para lá corre o justo a fim de procurar segurança” (Pv 18, 10).

A Jesus foi dado todo o poder nos céus, na terra e nos infernos. O mal é subjugado a Jesus. Quando clamamos o seu nome com fé nele, e o nosso coração está realmente convertido a Ele, Jesus vem como Senhor e toma a si os destinos das nossas vidas, como Senhor absoluto.

Além de clamar, podemos louvar e engrandecer o nome do Senhor com nossas palavras e com nossas ações. Louvar o nome do Senhor, exaltar o seu nome, faz-nos reconhecer que Ele é o soberano absoluto sobre todas as coisas e essa atitude de louvor e reconhecimento traz sua presença para junto de nós.

“Louvai, ó servos do Senhor, louvai o nome do Senhor. Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre. Desde o nascer ao por do sol seja louvado o nome do Senhor” (Sl 112,1-3).

sexta-feira, 2 de setembro de 2011



Setembro Mês da Bíblia



Estamos em setembro, e no Brasil já é uma tradição que este mês seja lembrado como o “Mês da Bíblia”. Setembro foi escolhido pelos Bispos do Brasil como o mês da Bíblia, em razão da festa de São Jerônimo, celebrada no dia 30. São Jerônimo, que viveu entre 340 e 420, foi o secretário do papa Dâmaso e por ele encarregado de revisar a tradução latina da Sagrada Escritura. Essa versão latina feita por São Jerônimo recebeu o nome de Vulgata, que, em latim, significa popular e o seu trabalho é referência nas traduções da Bíblia até os nossos dias.


Ao celebrar o mês da Bíblia, a Igreja nos convida a conhecer mais a fundo a Palavra de Deus, a amá-la, cada vez mais, e a fazer dela, cada dia, uma leitura meditada e rezada. É essencial ao discípulo missionário o contato com a Palavra de Deus para ficar solidamente firmado em Cristo e poder testemunhá-lo no mundo presente, tão necessitado de sua presença. “Desconhecer a Escritura é desconhecer Jesus Cristo e renunciar a anunciá-lo. Se queremos ser discípulos e missionários de Jesus Cristo é indispensável o conhecimento profundo e vivencial da Palavra de Deus. É preciso fundamentar nosso compromisso missionário e toda a nossa vida cristã na rocha da Palavra de Deus” (DA 247).

A Bíblia contém tudo aquilo que Deus quis nos comunicar em relação a nossa salvação. Jesus é o centro e o coração da Bíblia. Em Jesus se cumprem todas as promessas feitas no Antigo Testamento para o Povo de Deus.

Ao lê-la, não devemos nos esquecer que Cristo é o ápice da revelação de Deus. Ele é a Palavra viva de Deus. Todas as palavras da Sagrada Escritura tem seu sentido definitivo Nele, porque é no mistério de sua morte e ressurreição que o plano de Deus para a nossa salvação se cumpre plenamente.


Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis


Arcebispo de Aparecida SP


POR CAUSA DE TUA PALAVRA LANÇAREMOS AS REDES lc5,5

quinta-feira, 1 de setembro de 2011




Ministério de Música e Grupo de Oração

Afinal de contas, pra quê existe Ministério de Música?


Não, essa não é uma pergunta tão simples o quanto parece.Interessante notar como temos facilidade em abandonar a idéia original das coisas. É o que acontece quando vamos escrever uma carta. Passamos meia hora discorrendo sobre vários assuntos em uma folha qualquer e, finalmente quando achamos que já está bom e vamos "passar tudo a limpo", lá vêm chegando novas idéias, novos argumentos... e passamos mais uma hora modificando tudo que estava naquele borrão. No final de tão penosa maratona, o quê temos? Duas cartas totalmente diferentes nas mãos!


Aparentemente é isso o que vem acontecendo em relação aos ministérios de música espalhados por todo o Brasil. Temos hoje diversos conceitos, variantes da idéia original, que muitas vezes acabam por ser, como diria o poeta, "o avesso do avesso do avesso" daquilo para o qual fomos criados.


Existem pessoas que têm uma visão simplista das coisas: O ministério de música serve para "animar o grupo". É como se fôssemos um "enfeita-festas", uma espécie de "mascote do grupo" ou algo parecido.


Outros preferem encarar o ministério de música de maneira mais "psicológica". Para estes "isso é só uma fase; logo, logo estes meninos amadurecem e escolhem um ministério mais sério". Assim, tudo o que a música tenta realizar é encarado como uma mera brincadeira, algo sem futuro mesmo.


Outra corrente, mais perigosa, é a dos separatistas. Ministros de música que acreditam firmemente que já não precisam do grupo de oração, que o ministério é auto-suficiente. Estes, se lhes perguntam "- Ei, você é da Renovação Carismática?", logo respondem (ou pensam em responder) "- Não, eu sou do ministério de música!".Mas, na realidade, o sonho de Deus é bem diferente.


Ele nos resgatou do nada, nos retirou dos abismos de nossa solidão e nos plantou em meio a outros, que também vieram – por quê não dizer? – do fundo do poço e que agora caminham rumo à sua luz. Este é o nosso grupo de oração !


Mas nosso Deus é só ternura e seu amor infinito já havia fincado "desde que nos formamos no seio de nossa mãe" um germe de felicidade, um carisma, aquilo que podemos tranqüilamente chamar de "veia artística". E assim colocamos nossos dons à disposição de seu Doador.


É simplesmente isso. Nós somos a canção de nosso grupo de oração entoada aos ouvidos do Pai.


Não existe em nós algo superficial, tímido ou apenas mais um "oba-oba", mas somos profundidade, por quê profundo é o que vivemos na Renovação, em nosso grupo.Perder esse chamado de vista, abrir mão de tamanha graça é, literalmente, tentar construir um edifício sobre a areia... e Jesus já falou uma vez sobre esse tipo de loucura. O ministério (e o ministro) de música que decide caminhar sem grupo de oração está, sem mais palavras, cometendo suicídio.


Não há dúvidas de que a RCC começa a viver um novo tempo em nossos dias. E nós, músicos do Senhor, nesse novo tempo somos chamados a respirar o nosso grupo de oração, inflar nossos pulmões com esta dádiva maravilhosa e, quando soprarmos... esta será a nossa música.


O povo não precisa de "músicas bonitinhas" ou de "alguém para animar"... o povo precisa de ministros da presença de Deus, guias de oração através do canto, profetas que utilizam sua voz e seus instrumentos como canais para que o próprio Deus lhes fale!


Esse é o nosso chamado, para isso fomos criados!


Claro, para que consigamos dar conta de nossa missão teremos que nos esforçar bastante...


Por isso mesmo é interessante abordarmos aqui um aspecto muito importante de nosso trabalho: a escolha de cânticos apropriados para cada momento do grupo de oração.


Em primeiro lugar é importante que lembremos de uma coisa: se nossa missão é levar o povo a ter um encontro pessoal e comunitário com o Senhor, então temos que escutar do próprio Deus o que Ele quer fazer! O processo da escolha de repertório para o grupo de oração deve ter como primeiro critério a Vontade de Deus, algo que só podemos discernir através mesmo da oração e da escuta. O ministério precisa rezar antes de escolher as músicas, precisa sentir para que lado o Senhor vai querer levar o povo naquele dia, precisa "escutar o ruído" do vento do Espírito e deixar-se levar por ele.


Em seguida, claro, deve-se partir para o critério prático da escolha, no qual devemos atentar para aspectos como;

1. tema da pregação do diaDaí a importância capital do entrosamento entre o ministério e a coordenação e o núcleo do grupo de oração. O tema deve ser passado com antecedência para o ministério para que haja tempo para oração, discernimento da música e ensaio.

2. sugestões do pregadorQue devem ser colhidas não no dia da pregação, mas, de preferência com uma antecedência suficiente para que o ministério se prepare.

3. possibilidades do ministérioÀs vezes até temos a idéia de uma música ótima, mas se o ministério não tiver condições ainda de toca-la, o melhor é mesmo escolher uma outra música mais conhecida e com a qual já se tenha "intimidade".

4. Possibilidades do povo do grupoNem sempre vai dar tempo para o povo aprender uma música nova... então é sempre bom lembrar que a finalidade da música não é gerar um momento bonito no grupo, e, sim, levar as pessoas à oração. Por isso não podemos deixar de lembrar do nosso povo na hora de escolher as músicas.

5. Particularidade de cada momento do grupoO grupo de oração tem os momentos de animação, de acolhida, de louvor, de interiorização... o ministério precisa estar atento para quais as músicas mais indicadas para cada um desses momentos a fim de não misturar as coisas.

É isso! De resto precisamos apenas ter coragem e ir à luta, pois o Senhor sempre estará conosco!


João Valter Ferreira Filho


ex coord Ministério das Artes RCC BRASIL

Quem sou eu

Minha foto
Somos um movimento eclesial, isto é, um jeito da igreja se manifestar. Queremos semear por todos os cantos da terra a cultura de Pentecostes. Renova os teus prodígios em nossa diocese. "Veni, spiritus creator"