Não somos absolutamente de perder o ânimo
“Pois vos é necessária a perseverança para fazerdes a vontade de Deus e alcançardes os bens prometidos. Ainda um pouco de tempo – sem dúvida, bem pouco – e o que há de vir virá e não tardará. Meu justo viverá da fé. Porém, se ele desfalecer, meu coração já não se agradará dele. Não somos absolutamente de perder o ânimo para nossa ruína; somos de manter a fé para nossa salvação!” (Hb 10, 36-39).
Caminhamos todo o ano de 2010 sob a moção das “portas abertas”, conforme palavra que recebemos em Isaías 45,1 e Apocalipse 3, 7-8, e muitos foram os testemunhos de pessoas que viram portas se abrirem nas suas vidas, criando novas oportunidades de trabalho, de estudo, de restauração nas famílias. Muitos também testemunharam terem recebido resposta às orações que vinham fazendo há anos. Estes precisam agradecer a Deus de todo coração por terem recebido essas graças. Porém quero lembrar que essas passagens são desdobramentos de uma grande promessa feita a nós em 2007, quando recebemos a passagem de Isaías 45, versículos de 15 a 18, onde o Senhor nos diz que Ele habita em nossa casa, que não nos criou para a confusão e desordem, mas que organiza a nossa vida para que vivamos. Junto com essa palavra, o Senhor nos deu também a seguinte palavra de sabedoria: “Quero que voltem a esperar milagres e a enfrentar os problemas de sua vida com fé”. Recebemos ainda essa linda profecia: “Não te preocupa, Eu já comecei a agir. Verás um por um dos teus problemas se resolvendo, dissolvendo-se como fumaça, porque o teu Deus entrou em ação. Quero que o teu coração não trema diante do que parece um problema novo porque Eu cuido desse também. Quando aparecerem os desafios, lembra de recorrer a mim. Coloco dentro de ti recursos de paz, de sabedoria e de iniciativa que dá certo,mas precisas pedi-los a mim, Eu os liberarei. Caminhará sob o brilho da minha glória e ela será como uma película de felicidade sobre a tua vida. Renuncia à tristeza, confia em mim, espera em mim, te refugia em mim”.
Diante de tais promessas, a moção que inicia o ano de 2011 é principalmente para aqueles que ainda não as viram se realizar nas suas vidas. Nós lemos no livro do profeta Isaías que a palavra de Deus não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado a vontade de Deus e cumprido sua missão. Se o Senhor diz, através de sua Palavra, que portas se abrirão, que a confusão, a desordem e a vergonha desaparecerão da nossa casa, então podemos crer com absoluta certeza que isso vai acontecer. Um dia a bênção de Deus nos alcançará, um dia as nossas preces serão atendidas. E quando virmos os outros dando testemunho de portas que se abriram e de bênçãos que chegaram poderemos ficar felizes por eles e por nós mesmos, pois é Deus sinalizando que um dia também veremos milagres acontecendo nas nossas vidas.
Enquanto isso não acontecer, a palavra de Deus não voltará para Ele, pois ela jamais volta vazia, sem ter realizado com seu propósito. Se você ainda não alcançou as promessas contidas na palavra de Deus, então você ainda está caminhando sob a moção das portas abertas.
Podemos orar assim: “Retira, Senhor, no poder do teu nome, todo medo, toda sensação de impotência e incredulidade e cria em nós, no poder do Espírito Santo, um novo padrão mental, uma nova atitude de fé. Peço ainda que laves no teu sangue a mim e à minha família, retirando todas as deformidades, tudo o que nos foi desviando do plano original de Deus Pai para as nossas vidas e coloca em nós o justo equilíbrio, estabilizando emoções, valores, visão do mundo e de nós mesmos. Isso te pedimos, Senhor, e desde já te agradecemos. Amém”.
Maria Beatriz Spier Vargas
Secretária-geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL
ESTA É A VITÓRIA QUE VENCE O MUNDO: A NOSSA FÉ.Jo 5,4b SEMEANDO A CULTURA DE PENTECOSTES
sábado, 30 de julho de 2011
quarta-feira, 27 de julho de 2011

Grupo de oração, eu participo!
Como tem sido a nossa participação no Grupo de Oração? Estamos sendo fiéis semanalmente? Será que achamos que a nossa presença no GO é facultativa porque participamos de algum ministério? Não estamos substituindo a nossa presença no GO pelos grandes eventos e retiros?
Na reunião de setembro de 2007 do Conselho Nacional da RCC, em Brasília-DF, o Senhor nos pedia uma volta profunda ao início, ao entusiasmo e à alegria do primeiro amor. Dizia o Senhor: "No início, vocês se maravilhavam com o grande mistério do meu amor. Sabiam que estavam diante de uma realidade maravilhosa, grande, magnífica, que ultrapassava o vosso entendimento, e ficavam na expectativa de poderem ser tocados pela minha graça. Vocês esperavam milagres de mim. Quero que voltem a esperar milagres e a enfrentar os problemas de suas vidas com fé".
Volta profunda ao início é também o grupo de oração, a porta permanentemente aberta. Confirmação: Apo 3, 7-13 "Conheço as tuas obras: Eu pus diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar; porque apesar da tua fraqueza, guardaste a minha palavra e não renegaste o meu nome."
Dessa forma, percebemos que uma nova unção se derrama sobre a RCC no Brasil e que, obedecendo à voz do Senhor, nos próximos anos a prioridade será a valorização dos grupos de oração.
Que o Espírito Santo nos conduza, nesse momento histórico, a investirmos sem reservas no “avivamento” e na formação dos servos dos grupos de oração espalhados por todo o Brasil!
O que é Grupo de Oração?
Se a nossa prioridade é o Grupo de Oração, vamos recordar o que é Grupo de Oração Carismático.
O Grupo de Oração é a célula fundamental da Renovação Carismática Católica, é a expressão máxima e principal da RCC, tendo três momentos distintos: núcleo de serviço, reunião de oração e grupo de perseverança.
Podemos também definir Grupo de Oração como sendo uma comunidade carismática que cultiva a oração, a partilha e todos os outros aspectos da vivência do Evangelho, a partir da experiência do batismo no Espírito Santo. Trata-se de uma reunião semanal na qual um grupo de fiéis coloca-se diante de Jesus, sob a ação do Espírito Santo, para louvar e glorificar a Deus, participar dos dons divinos e edificar-se mutuamente.
O grupo de oração da RCC não deve esquecer, obviamente, de sua identidade carismática. Os outros grupos dentro de outras experiências são importantes para a Igreja e para as pessoas, mas o Grupo de Oração carismático tem características próprias: Batismo do Espírito Santo e o uso dos Carismas.
Cada Grupo de Oração precisa ser, na Igreja e no mundo, rosto e memória de Pentecostes, assumir a responsabilidade pela transformação da nossa cultura, criando não só na Igreja, mas no mundo todo, uma cultura de Pentecostes através da qual todos busquem a construção do Reino de Deus. A vivência dessa vocação da Renovação Carismática pede uma consagração sincera de cada um de nós, sem reservas, mantendo a perseverança até nossa Páscoa definitiva.
Um Grupo de Oração cumpre bem sua missão quando seus integrantes vivem plenamente a vida de oração, pessoal e comunitária, aliada à formação, guardiã dos carismas.
Um Grupo de Oração cumpre bem sua missão quando seus integrantes vivem plenamente a vida de oração, pessoal e comunitária, aliada à formação, guardiã dos carismas.
domingo, 24 de julho de 2011
Os discípulos do amanhã
A grande maioria das pessoas que frequenta a Igreja aspira, pretende e se identifica como discípulo de Jesus Cristo. E é muito bom que assim o seja. É muito bom que cada pessoa na Igreja tenha no coração este desejo de querer aprender da vida de Jesus, de ser continuamente instruído em Sua doutrina, de “frequentar” a escola de tão Divino Mestre. Mas Jesus não quer apenas “discípulos”. Jesus não nos quer “eternamente” alunos, como simples aprendizes de um ofício que nunca exercitamos, nunca assumimos e para o qual estamos sempre sendo treinados...
Não. A Igreja está por demais povoada de “discípulos do amanhã”, que sempre que convidados a assumir uma tarefa mais séria, uma atividade mais comprometedora com a Boa Nova, pondo em risco e oferecendo ao desgaste a própria vida pela causa do Reino, recusam-se, alegando não estar ainda “preparados” para tal serviço, não ter ainda “condições” de se doar como o trabalho em questão exige. Preferem continuar “discípulos”, apenas. Preferem continuar tendo “ótimas ideias” e “planos impressionantes”, mas... para os outros executarem! E passam a vida “se preparando”, deliciando-se com os ensinamentos recebidos de outrem, às vezes criticando quem trabalha, contestando isso e aquilo, para, quem sabe, num amanhã que nunca chegará, oferecer ao Senhor os “restos” de suas vidas egoístas e medrosas...
João Paulo II, em sua Exortação Apostólica Catechesi Tradendae nos chamava a atenção para o fato de que uma das missões do Espírito Santo é exatamente a de transformar aquele que é discípulo em testemunha de Jesus Cristo (CT 72). Ou seja, depois de testemunhar Jesus em nós e nos tornar discípulos, o Espírito quer que nós mesmos testemunhemos a Jesus, trabalhando por manifestá-lo a outros que não O conhecem (Jo 15,26-27). E não precisamos nos sentir “despreparados” ou incapacitados. A capacitação para testemunhar a Jesus vem do Espírito, e não de nosso “muito tempo” na escola da fé. Pois esta foi a promessa feita por Jesus a um grupo especial de discípulos: “... Mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força e sereis minhas testemunhas (...) até os confins do mundo” (At 1,8). De maneira que todo aquele que, na Igreja, não dá testemunho de sua fé em Cristo, precisa se perguntar discípulo de quem realmente é... e se, na verdade, está se deixando habitar e conduzir por Seu Espírito. Porque a consequência de quem busca viver na plenitude do Espírito é dar testemunho de Jesus...
Na Audiência Geral de 24 de maio de 1989, em Roma, o hoje beato João Paulo II nos ensinava: “A ação do Espírito Santo é a de dar testemunho! E uma ação interior, tri-imanente, nos corações dos discípulos, que então se tornam capazes de dar testemunho de Cristo eternamente... Ao testemunhar Cristo, o Paráclito é um assíduo Advogado e Defensor da Obra de Salvação e de todos aqueles que estão engajados nesta Obra”. Seu predecessor – Paulo VI – na Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi (n.75), já enfatizava: “”. Não poucas pessoas são motivadas, atualmente, a ansiar por uma renovada efusão do Espírito Santo em suas vidas. Querem “o poder do alto”, prometido (cf. At 1,5-8). Mas nem sempre se mostram dispostas a estender a visão a respeito dessa força recebida para além do exterior aspecto glorioso que a pode acompanhar, e usá-la para aquele propósito primeiro indicado por Jesus Cristo de sermos, por causa dela, suas destemidas testemunhas (cf. At 1,8), capazes de por Ele correr riscos, fazer sacrifícios e suportar afrontas... Falando aos jovens na Jornada Mundial de Sidney, na Austrália (20/07/2008), momentos antes da cerimônia do Crisma, o papa Bento XVI se perguntava (e respondia!): “Que significa receber o ‘selo’ do Espírito Santo?... Significa ficar indelevelmente marcados, significa ser novas criaturas. Para aqueles que receberam este dom, nada mais pode ser como antes. Ser “batizados” no Espírito significa ser incendiados pelo amor de Deus, “beber” do Espírito (cf. 1 Cor 12,13) significa ser refrescado pela beleza do Plano de Deus sobre nós e o mundo, e tornar-se por sua vez uma fonte de frescor para os outros. Ser ‘selados com o Espírito’ significa além disso não ter medo de defender Cristo, deixando que a verdade do Evangelho permeie a nossa maneira de ver, pensar e agir, enquanto trabalhamos para o triunfo da civilização do amor...”
Jesus era ainda um simples menino quando seus pais O encontraram – em meio aos doutores da lei – trabalhando pela causa do Reino, junto ao templo de Jerusalém. Perguntado por que fazia aquilo, naquelas circunstâncias, respondeu: “Acaso não sabíeis que devo me ocupar das coisas de meu Pai?” (Lc 2,41-52). Se é que temos o mesmo Pai a que se refere Jesus, a hora de ocuparmo-nos de Sua obra é hoje, é agora! Aliás, colaborar efetivamente com as obras que buscam promover a glória de Deus e testemunhar a Jesus é a condição para que Ele também um dia dê testemunho a nosso favor diante do Pai que está nos céus (Mt 10,32-33). Amém!
Reinaldo Beserra dos Reis –
Assessor para as Comunidades da RCCBRASIL
Grupo de Oração Elena Guerra
A grande maioria das pessoas que frequenta a Igreja aspira, pretende e se identifica como discípulo de Jesus Cristo. E é muito bom que assim o seja. É muito bom que cada pessoa na Igreja tenha no coração este desejo de querer aprender da vida de Jesus, de ser continuamente instruído em Sua doutrina, de “frequentar” a escola de tão Divino Mestre. Mas Jesus não quer apenas “discípulos”. Jesus não nos quer “eternamente” alunos, como simples aprendizes de um ofício que nunca exercitamos, nunca assumimos e para o qual estamos sempre sendo treinados...
Não. A Igreja está por demais povoada de “discípulos do amanhã”, que sempre que convidados a assumir uma tarefa mais séria, uma atividade mais comprometedora com a Boa Nova, pondo em risco e oferecendo ao desgaste a própria vida pela causa do Reino, recusam-se, alegando não estar ainda “preparados” para tal serviço, não ter ainda “condições” de se doar como o trabalho em questão exige. Preferem continuar “discípulos”, apenas. Preferem continuar tendo “ótimas ideias” e “planos impressionantes”, mas... para os outros executarem! E passam a vida “se preparando”, deliciando-se com os ensinamentos recebidos de outrem, às vezes criticando quem trabalha, contestando isso e aquilo, para, quem sabe, num amanhã que nunca chegará, oferecer ao Senhor os “restos” de suas vidas egoístas e medrosas...
João Paulo II, em sua Exortação Apostólica Catechesi Tradendae nos chamava a atenção para o fato de que uma das missões do Espírito Santo é exatamente a de transformar aquele que é discípulo em testemunha de Jesus Cristo (CT 72). Ou seja, depois de testemunhar Jesus em nós e nos tornar discípulos, o Espírito quer que nós mesmos testemunhemos a Jesus, trabalhando por manifestá-lo a outros que não O conhecem (Jo 15,26-27). E não precisamos nos sentir “despreparados” ou incapacitados. A capacitação para testemunhar a Jesus vem do Espírito, e não de nosso “muito tempo” na escola da fé. Pois esta foi a promessa feita por Jesus a um grupo especial de discípulos: “... Mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força e sereis minhas testemunhas (...) até os confins do mundo” (At 1,8). De maneira que todo aquele que, na Igreja, não dá testemunho de sua fé em Cristo, precisa se perguntar discípulo de quem realmente é... e se, na verdade, está se deixando habitar e conduzir por Seu Espírito. Porque a consequência de quem busca viver na plenitude do Espírito é dar testemunho de Jesus...
Na Audiência Geral de 24 de maio de 1989, em Roma, o hoje beato João Paulo II nos ensinava: “A ação do Espírito Santo é a de dar testemunho! E uma ação interior, tri-imanente, nos corações dos discípulos, que então se tornam capazes de dar testemunho de Cristo eternamente... Ao testemunhar Cristo, o Paráclito é um assíduo Advogado e Defensor da Obra de Salvação e de todos aqueles que estão engajados nesta Obra”. Seu predecessor – Paulo VI – na Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi (n.75), já enfatizava: “”. Não poucas pessoas são motivadas, atualmente, a ansiar por uma renovada efusão do Espírito Santo em suas vidas. Querem “o poder do alto”, prometido (cf. At 1,5-8). Mas nem sempre se mostram dispostas a estender a visão a respeito dessa força recebida para além do exterior aspecto glorioso que a pode acompanhar, e usá-la para aquele propósito primeiro indicado por Jesus Cristo de sermos, por causa dela, suas destemidas testemunhas (cf. At 1,8), capazes de por Ele correr riscos, fazer sacrifícios e suportar afrontas... Falando aos jovens na Jornada Mundial de Sidney, na Austrália (20/07/2008), momentos antes da cerimônia do Crisma, o papa Bento XVI se perguntava (e respondia!): “Que significa receber o ‘selo’ do Espírito Santo?... Significa ficar indelevelmente marcados, significa ser novas criaturas. Para aqueles que receberam este dom, nada mais pode ser como antes. Ser “batizados” no Espírito significa ser incendiados pelo amor de Deus, “beber” do Espírito (cf. 1 Cor 12,13) significa ser refrescado pela beleza do Plano de Deus sobre nós e o mundo, e tornar-se por sua vez uma fonte de frescor para os outros. Ser ‘selados com o Espírito’ significa além disso não ter medo de defender Cristo, deixando que a verdade do Evangelho permeie a nossa maneira de ver, pensar e agir, enquanto trabalhamos para o triunfo da civilização do amor...”
Jesus era ainda um simples menino quando seus pais O encontraram – em meio aos doutores da lei – trabalhando pela causa do Reino, junto ao templo de Jerusalém. Perguntado por que fazia aquilo, naquelas circunstâncias, respondeu: “Acaso não sabíeis que devo me ocupar das coisas de meu Pai?” (Lc 2,41-52). Se é que temos o mesmo Pai a que se refere Jesus, a hora de ocuparmo-nos de Sua obra é hoje, é agora! Aliás, colaborar efetivamente com as obras que buscam promover a glória de Deus e testemunhar a Jesus é a condição para que Ele também um dia dê testemunho a nosso favor diante do Pai que está nos céus (Mt 10,32-33). Amém!
Reinaldo Beserra dos Reis –
Assessor para as Comunidades da RCCBRASIL
Grupo de Oração Elena Guerra
terça-feira, 19 de julho de 2011

A PARAÍBA EM CHAMAS
Neste ultimo fim de semana , dias 15, 16 e 17 de julho de 2011 aconteceu Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica da Paraíba. , o evento foi realizado no centro universitário da Unipê na cidade de João Pessoa capital do estado que e contou om as presenças de Marcos Volcan, Presidente do Conselho Nacional da RCC BR, Lázaro Praxedes, coordenador nacional do Mnistério de Pregação e Ironi Spuldaro membro do conselho nacional da RCC BR. Foram tres dias de muita benção e graça para o nosso estado e em particular para a nós enquanto Diocese de Campina Grande movidos pelo tema" Por causa da tua Palavra lançaremos as redes " lc 5,5, dessa forma vimos o agir de Deus sobre todos nós realizando um grande avivamento sobre toda a RCCda Paraíba. Sáimos com a certeza de que não éramos mais os mesmos mais e que o Espírito santo movia- nos e nos impulsionava á lançar as redes á águas mais profundas e com a missão como militância apostólica e Combatividade Profética, trabalhar pela difusão e cultura de pentecostes.
" VIDA LONGA AOS CARISMÁTICOS"
PAPA JOÃO PAULO II
Mensagem de Marcos Volcan ao Povo da Paraíba
Jesus ama vocÊs, e esse amor nos constrage, ele mexe com a gente, mais do que ser amado Jesus , ele nos deu a missão de lever esse amor a outras pessoas esse amor pode alcançar tantas VIDAS, e o bonito que ele nos transformou em discipulos do amor, pessoas que fizeram a experiência com ele não ficam guardados para si essa experiencia,mais tem condição de levar a tantas pessoas e é por isso que o tema do encontro é POR CAUSA DA TUA PALAVRA LANÇAREMOS AS REDES lc 5,5.
Aonde vocÊ estar, vocÊ como amigo de Deus pode levar essa palavra a tantas pessoas e ajudar a tantas pessoas a sair de uma vida fútil sem sentido para uma vida com sentido e cheia do amor de Deus.
O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE POVO DA PARAÍBA

SAVIC? Cadastro Nacional de Grupos de Oração?
Dinâmica, viva e com lideranças em constante renovação. Dessa forma, podemos caracterizar a RCC do Brasil. Cada carismático e cada Grupo de Oração espalhados pelo país são o “rosto” e o tesouro do nosso Movimento. Mas, onde eles estão? Qual a situação dos Grupos? Quem são os líderes responsáveis pela vida do Movimento nas dioceses? Como fazemos para encontrá-los?
Durante muito tempo, ter acesso a essas informações não era tarefa fácil. Descobrir o nome e o telefone de um coordenador de diocese ou de Grupo de Oração podia demorar horas e demandar diversas ligações até se ter acesso ao contato. Para centralizar e disponibilizar tais dados de maneira organizada, o Escritório Administrativo da RCCBRASIL criou o SAVIC – Sistema de Apoio a Vida Carismática.
Um dos elementos integrantes do SAVIC é o Cadastro Nacional de Grupo de Oração no nosso portal. Dessa forma, quando você realiza o cadastro do seu Grupo de Oração no portal, passa também a fazer parte do SAVIC. Juntas, essas ferramentas formam um sistema que facilita a comunicação entre os membros da RCC e auxilia as coordenações no gerenciamento de informações que digam respeito ao seu trabalho.
O que o SAVIC tem a oferecer? O SAVIC foi pensado com o objetivo de facilitar o trabalho das coordenações. Para isso uma série de ferramentas foram pensadas e estão sendo implementadas de forma progressiva. Já estão disponíveis: cadastro de membros dos Grupos de Oração, cadastro de agenda de eventos, informações básicas da vida do Movimento, envio de e-mails e produção de etiquetas de endereçamento para correspondência.
Num futuro próximo, será possível fazer fóruns de discussão entre as coordenações e um “chat” que possibilitará a troca de mensagens online instantâneas entre coordenadores diocesanos e coordenadores de Grupo de Oração (Messenger).
Num futuro próximo, será possível fazer fóruns de discussão entre as coordenações e um “chat” que possibilitará a troca de mensagens online instantâneas entre coordenadores diocesanos e coordenadores de Grupo de Oração (Messenger).
Coordenadores: o SAVIC espera por vocêE para toda essa rede de comunicação funcionar bem, a sua ajuda é muito importante. O SAVIC só tem sentido se os coordenadores utilizarem suas funções. Além disso, a atualização constante dos dados, principalmente as informações sobre telefone, e-mail e endereço, permite que você tenha contato direto com a RCCBRASIL, tendo acesso rápido a notícias e formações do nosso boletim eletrônico e revista.
A atualização dos dados da coordenação do Grupo de Oração também é muito importante. Com os dados corretos, principalmente as informações sobre telefone, e-mail e endereço, você tem acesso rápido a notícias e formações do nosso boletim e revista. Essa atualização constante também evita problemas de retorno de correspondências.
A atualização dos dados da coordenação do Grupo de Oração também é muito importante. Com os dados corretos, principalmente as informações sobre telefone, e-mail e endereço, você tem acesso rápido a notícias e formações do nosso boletim e revista. Essa atualização constante também evita problemas de retorno de correspondências.
SAIBA COMO USAR
Quem pode acessar o SAVIC?
Em sua atual fase, o acesso ao SAVIC está liberado para coordenadores estaduais, coordenadores diocesanos e coordenadores de Grupo de Oração. Para poder entrar no sistema é preciso ter realizado o cadastro.
Os coordenadores de Grupo de Oração ao realizarem o cadastramento do seu Grupo no portal, passam automaticamente a fazer parte do SAVIC.
Já os coordenadores diocesanos precisam ser cadastrados no sistema por seu coordenador estadual. Depois que o coordenador estadual fizer esse trabalho e repassar a senha provisória para todos, os coordenadores diocesanos podem acessar o SAVIC com o seu número de CPF para cadastrar uma nova senha e atualizar dados.
Como atualizar os dados?
A tarefa de manter as informações atualizadas no cadastramento é sempre dos coordenadores. O procedimento é bem simples.
Para atualizar os dados do Grupo de Oração – acesse este link.
Para atualizar os dados das dioceses – acesse este link.
Para atualizar os dados do Grupo de Oração – acesse este link.
Para atualizar os dados das dioceses – acesse este link.
Trocou a coordenação do Grupo de Oração?
Quando há troca de coordenação do Grupo, o coordenador que está deixando a função deve fazer a atualização das informações. Não é preciso cadastrar o Grupo novamente. Basta acessar o SAVIC, clicar em “atualizar dados”, escolher a opção “troca de coordenação” e cadastrar as informações do novo coordenador.
Dicas importantes: -
Preencha seu cadastro com cuidado: cada informação cadastrada no SAVIC servirá de base para os trabalhos do Escritório Nacional. Por isso, fique atento na hora de preencher seus dados para que sejam evitados desperdícios e erros de contato.
- Faça o cadastro sempre com os dados da atual coordenação: Sabemos que o SAVIC é um desafio para muitos, pois nem todos têm facilidade em trabalhar com computador e internet. Se você se enquadra nesse perfil, peça ajuda para alguém de confiança e que seja mais acostumado com o mundo virtual. Entretanto, pedimos que o cadastramento seja feito com os dados da atual coordenação e não com as informações de quem está efetuando o cadastro na prática. Isso garante que você sempre tenha acesso ao cadastro, evitando a perda de senha e do login, e que as informações enviadas pelo Escritório Nacional cheguem realmente até você.
- Endereço postal: se você mora em áreas de difícil acesso dos Correios, como zona rural ou locais distantes nas cidades, cadastre no SAVIC um endereço no qual as correspondências possam ser entregues com segurança e que fique fácil para você receber. Pode ser o endereço de um amigo ou parente, o importante é que a Revista Renovação e os demais materiais possam chegar até seu destino certo.
- Esqueceu a senha?
Caso você tenha esquecido a sua senha, entre em contato com a Central de Atendimento do Escritório Nacional que a nossa equipe irá solucionar o seu problema.
- Segurança: todos os dados informados no SAVIC e no Cadastro Nacional de Grupos de Oração são protegidas por senha e só podem ser atualizadas pelas instâncias de coordenação.
Com a atualização constante dos dados, o SAVIC será realmente o nosso escritório virtual, fortalecendo a nossa unidade e fazendo o nosso Movimento bem mais vigoroso
Com a atualização constante dos dados, o SAVIC será realmente o nosso escritório virtual, fortalecendo a nossa unidade e fazendo o nosso Movimento bem mais vigoroso
terça-feira, 12 de julho de 2011
Congresso Estadual da RCCPARAÍBA será realizado esta semana
Está se aproximando o Congresso Estadual da RCC da Paraíba, que acontece no UNIPÊ - Centro Universitário de João Pessoa, na capital do estado. A programação tem início na próxima sexta-feira (15) e se estende até domingo (17).
O primeiro dia do Congresso será voltado a lideranças e coordenadores. Membros do Conselho Nacional estarão presentes para partilhar e ministrar pregações. Na sexta à noite, o encontro será aberto a todo público.
Perguntas Frequentes
Está se aproximando o Congresso Estadual da RCC da Paraíba, que acontece no UNIPÊ - Centro Universitário de João Pessoa, na capital do estado. A programação tem início na próxima sexta-feira (15) e se estende até domingo (17).
O primeiro dia do Congresso será voltado a lideranças e coordenadores. Membros do Conselho Nacional estarão presentes para partilhar e ministrar pregações. Na sexta à noite, o encontro será aberto a todo público.
Perguntas Frequentes
Haverá lugar perto para comer? Posso levar meus filhos? Muitas dúvidas surgem quando se resolve participar de um encontro durante alguns dias. Pensando nisso, a equipe da RCC/PB preparou uma série com respostas para questionamentos comuns. Clique aqui para se informar.
Inscrições
Inscrições
Ainda é possível participar do evento. A organização não vai encerrar o período de inscrições. Portanto, clique aqui e garanta sua presença no Congresso. Saiba Mais
Saiba como se inscrever para o Congresso da RCC Paraíba
Saiba como se inscrever para o Congresso da RCC Paraíba
MOÇÃO PROFÉTICA
Vivei sempre contentes
“Vivei sempre contentes. Orai sem cessar. Em todas as circunstâncias daí graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus, em Cristo Jesus.” I Tess 5, 16-18.
O Papa Paulo VI, na sua encíclica sobre a alegria cristã, disse que o nosso tempo multiplicou as ocasiões de prazeres, mas não é capaz de gerar alegria, pois a verdadeira alegria é serena.
É muito oportuno meditarmos sobre suas palavras. Temos buscado essa alegria cheia de ruído e de prazeres para os sentidos que o mundo nos oferece, ou temos buscado encontrar a verdadeira alegria que vem de um coração que confia em Deus e se alegra pela sua salvação e por isso recebe essa alegria profunda e serena que é fruto do Espírito Santo?
Em tudo o que nos acontece, nos momentos bons e nos momentos difíceis, devemos fazer uma digestão dos acontecimentos, filtrar tudo no amor a Deus e ao próximo, colher tudo o que a vida nos oferece, colher alegria, colher sofrimento, colher a dificuldade e transformar em amor, para daí sim, poder colher a alegria que vem de Deus.
A alegria nunca vem de fora, mas vem, de dentro. No meio da dor, do sofrimento devemos cavar a alegria que está dentro de nós, a alegria que é fruto do amor, fruto do Espírito, pois “A esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” Rm 5,5
Em tudo o que nos acontece, portanto, devemos pedir: “Espírito Santo, me ajuda a amar nesta situação!” É amando e fazendo o bem, confiando em Deus e esperando nas suas promessas que a alegria vai brotando de dentro de nós.
A alegria como virtude é um esforço, um exercício que vem da presença de Deus em nós. Se eu abraço a minha dor para transformar em amor para os outros, para transformar em sorrisos para os outros, a minha dor vai sendo mitigada. Às vezes, o Senhor faz um processo formativo conosco, permitindo que soframos e passemos por dificuldades, mas não podemos esquecer: “Aliás, sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos, segundo os seus desígnios.” Rm 8,28
O amor de Deus coloca tudo no seu lugar. Uma vez ouvi uma frase de Dom Alberto Taveira que nunca esqueci. Ele disse: “O Senhor une todos os acontecimentos da nossa vida para transformar em história de salvação.”
Cultivar a tristeza, a amargura é pecado, porque a pessoa fica egoísta, toda voltada para si mesma. São Francisco tinha a seguinte oração: “Senhor, tu que és alegria, eu te peço perdão por ter deixado habitar na tua casa a filha dileta do demônio que é a tristeza.”
A moção para nós, portanto, é cultivar a alegria, sairmos de nós mesmos, olhar para o Senhor e acolhermos com amor tudo o que nos acontece, pois nada acontece na nossa vida sem que Deus o permita, Ele é Senhor de tudo, se permite que coisas aconteçam na nossa vida é porque faz parte da nossa história de salvação.
Maria Beatriz Spier Vargas
Secretária-geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL
“Vivei sempre contentes. Orai sem cessar. Em todas as circunstâncias daí graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus, em Cristo Jesus.” I Tess 5, 16-18.
O Papa Paulo VI, na sua encíclica sobre a alegria cristã, disse que o nosso tempo multiplicou as ocasiões de prazeres, mas não é capaz de gerar alegria, pois a verdadeira alegria é serena.
É muito oportuno meditarmos sobre suas palavras. Temos buscado essa alegria cheia de ruído e de prazeres para os sentidos que o mundo nos oferece, ou temos buscado encontrar a verdadeira alegria que vem de um coração que confia em Deus e se alegra pela sua salvação e por isso recebe essa alegria profunda e serena que é fruto do Espírito Santo?
Em tudo o que nos acontece, nos momentos bons e nos momentos difíceis, devemos fazer uma digestão dos acontecimentos, filtrar tudo no amor a Deus e ao próximo, colher tudo o que a vida nos oferece, colher alegria, colher sofrimento, colher a dificuldade e transformar em amor, para daí sim, poder colher a alegria que vem de Deus.
A alegria nunca vem de fora, mas vem, de dentro. No meio da dor, do sofrimento devemos cavar a alegria que está dentro de nós, a alegria que é fruto do amor, fruto do Espírito, pois “A esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” Rm 5,5
Em tudo o que nos acontece, portanto, devemos pedir: “Espírito Santo, me ajuda a amar nesta situação!” É amando e fazendo o bem, confiando em Deus e esperando nas suas promessas que a alegria vai brotando de dentro de nós.
A alegria como virtude é um esforço, um exercício que vem da presença de Deus em nós. Se eu abraço a minha dor para transformar em amor para os outros, para transformar em sorrisos para os outros, a minha dor vai sendo mitigada. Às vezes, o Senhor faz um processo formativo conosco, permitindo que soframos e passemos por dificuldades, mas não podemos esquecer: “Aliás, sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos, segundo os seus desígnios.” Rm 8,28
O amor de Deus coloca tudo no seu lugar. Uma vez ouvi uma frase de Dom Alberto Taveira que nunca esqueci. Ele disse: “O Senhor une todos os acontecimentos da nossa vida para transformar em história de salvação.”
Cultivar a tristeza, a amargura é pecado, porque a pessoa fica egoísta, toda voltada para si mesma. São Francisco tinha a seguinte oração: “Senhor, tu que és alegria, eu te peço perdão por ter deixado habitar na tua casa a filha dileta do demônio que é a tristeza.”
A moção para nós, portanto, é cultivar a alegria, sairmos de nós mesmos, olhar para o Senhor e acolhermos com amor tudo o que nos acontece, pois nada acontece na nossa vida sem que Deus o permita, Ele é Senhor de tudo, se permite que coisas aconteçam na nossa vida é porque faz parte da nossa história de salvação.
Maria Beatriz Spier Vargas
Secretária-geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL
sexta-feira, 8 de julho de 2011

Amados (as), Paz e Fogo!
Estamos às portas do Congresso Estadual da RCCPARAÍBA 2011! É uma graça nos reunirmos como FAMÍLIA CARISMÁTICA. Irmãos e irmãs dos mais diversos cantos do Estado estarão juntos para celebrar momentos de partilha e fraternidade. É muito bom ser Renovação Carismática! É bom fazer parte dessa linda história que o próprio Espírito Santo vem escrevendo com letras de FOGO no coração da Igreja já há 44 anos. Você e eu mais que fazermos parte; somos parte dessa história!
Nesse ano com o tema: “ Por Causa da Tua Palavra, Lançaremos as Redes” (Lc 5,5), o Senhor vem fortalecer nossa fé, além de nos exortar que devemos depender única e exclusivamente Dele. Devemos nos lançar em suas mãos e confiar que Ele está no comando! O Congresso também é o espaço e momento propício de inteirar-nos da vida da Renovação Carismática em âmbito nacional. Ficar por dentro de todos os projetos que estão em execução, assim como ser informados dos planos e sonhos que Deus tem colocado no coração do Conselho Nacional da RCCBRASIL. É, portanto, imprescindível sua presença! Seu Grupo de Oração não pode ficar parado diante de uma oportunidade ímpar de formação e informação. Além do mais, lembro no ano de 2012 não haverá congresso nos estados, o que faz do Congresso desse ano um evento muito especial. Mobilize-se! O Espírito Santo que é movimento e ação antes de tudo vai mostrar um caminho que trará você e seu grupo. Seja dócil ao chamado.
Realmente emociona-nos quando ficamos sabendo de histórias de Grupos de Oração que estão fazendo campanhas para poder vir ao Congresso: vendendo trufas, brigadeiros, fazendo rifas, sorteios, etc. Esse já expulsaram de suas vidas um dos maiores “demônios” que hoje teima em rodear nossos grupos: o comodismo. Se você expulsa e repreende o comodismo já está com 99% daquilo que pretende realizado. O outro 1% é consequência. Pense nisso.
Espero poder ver a todos e a tantos irmãos e irmãs no Congresso Estadual. O Espírito Santo tem uma profecia para o movimento da Renovação Carismática aqui na Paraíba. Você precisa estar lá para ouvir quando o oráculo for pronunciado. Favor, repassar essa mensagem aos carismáticos da sua lista.
Que Nossa Senhora de Pentecostes interceda poderosamente por você e por seu grupo de oração!
Felippe FelizardoRCCPARAÍBA
"Por causa da Tua Palavra, lançaremos as redes"
CONGRESSO ESTADUAL DA RCC PB DE 15 Á 17 DE JULHO DE 2011
LOCAL: UNIPÊ EM JOÃO PESSOA PB
inscrições e informações: www.rccpb.com.br/congresso2011

Grupo de Oração, ambiente privilegiado de missão
Dentre as profecias que o Senhor apresentou à Renovação Carismática Católica do Brasil em 2007, resgataremos uma que toca de maneira singular nossos corações: "No início, vocês se maravilhavam com o grande mistério do meu amor. Sabiam que estavam diante de uma realidade maravilhosa, grande, magnífica, que ultrapassava o vosso entendimento, e ficavam na expectativa de poderem ser tocados pela minha graça. Vocês esperavam milagres de mim. Quero que voltem a esperar milagres e a enfrentar os problemas de suas vidas com fé".
E não foi exatamente assim que nos sentimos quando, pela primeira vez, participamos em um Grupo de Oração? Não foi exatamente esta a experiência que fizemos? Não ficamos nós maravilhados e animados pela extraordinária e simples maneira com que Deus agiu em nós e por meio de nós?
Quando nos falou o Senhor, pediu uma volta profunda ao início, ao entusiasmo e à alegria do primeiro amor. Para que com fé expectante esperássemos novamente esses mesmos sentimentos, que perpassaram nosso coração quando entramos por essa porta permanentemente aberta que é o Grupo de Oração.
E podemos atualizar esta profecia sobre nós e nossos Grupos. Clamemos o poder desta moção sobre todos os que estão abatidos, indiferentes. Se nosso primeiro amor arrefeceu (cf. Ap 2,4), se esfriamos e não mais enfrentamos com fé as adversidades da caminhada, podemos e devemos tornar a profecia atual, pedindo ao Senhor que em sua misericórdia conceda os efeitos e benefícios que ela contém.
Ainda não cessaram as chuvas copiosas que Deus quer derramar (cf. Joel 2, 23), sobretudo quando estamos sob um tema profético que nos convoca a lançar as redes por causa da Palavra de Jesus. E temos grandes motivos para lançá-las em nossos Grupos de Oração:
1º - Eles são ambientes privilegiados de missão: muitas pessoas semanalmente vão a um grupo, sedentas do anúncio da boa e única notícia que as podem salvar! Quantas pessoas têm entrado por esta porta aberta e têm, assim como nós, encontrado sentido às suas vidas? Quantos adeptos da sinagoga de Satanás (cf. Ap 3, 9) Deus tem enviado, conforme prometeu em Sua Palavra, para que O reconhecesse como único Senhor e Salvador? Quantos chegam enfermos: física, psíquica e espiritualmente e, se não acolhidos, ficarão a mercê dos maus pastores, mercenários que abandonam as ovelhas quando veem o lobo? (cf. Jo 10,12)
2º - Existe um pedido explícito da Igreja na América Latina: “Necessitamos que cada comunidade cristã se transforme num poderoso centro de irradiação da vida em Cristo. Esperamos um novo Pentecostes que nos livre do cansaço, da desilusão, da acomodação ao ambiente; esperamos uma vinda do Espírito que renove nossa alegria e nossa esperança. Por isso, é imperioso assegurar calorosos espaços de oração comunitária que alimentem o fogo de um ardor incontido e tornem possível um atrativo testemunho de unidade ‘para que o mundo creia’(Jo 17,21)” (DA 362) Espera-se ambientes que facilitem o encontro pessoal com Jesus Cristo, onde Pentecostes seja perene. O Grupo de Oração é um espaço caloroso de oração, local do derramamento do Espírito Santo. A partir desta experiência, vidas são transformadas. Muitos redescobrem o operar do Espírito, retomam ou iniciam práticas espirituais. Descobrem o valor dos sacramentos. Sentem necessidade de ler e meditar a Sagrada Escritura. Fortificam seu amor àVirgem Maria e, principalmente, à Igreja. Passam a ter um novo relacionamento com Deus.
3º- Jesus nos pediu para lançar as redes (cf. Lc 5,4) – Ele é quem ordena! E por Sua Palavra, a mesma que do nada criou todas as coisas (cf. Hb 11,3). Ainda que o “mar não esteja para peixe”, Ele nos convida a jogar as redes. Mesmo se passamos toda a noite pescando e nada apanhamos, podemos ouvir o incentivo do Senhor que nos diz: “Tentem mais uma vez: a vocês cabe lançá-la; a Mim, enchê-la”. Certamente, testemunharemos milagres como os que os discípulos testemunharam: apanharam peixes em tanta quantidade, que a rede se lhes rompia (Lc 5, 6).
O nosso Grupo de Oração é um excelente lago onde muitos peixes poderão ser apanhados para o Senhor. Todas as pessoas que o encontram têm o direito de experimentar a mesma graça que nos enche sempre que a pedimos. Por isso, cada vez que nos empenhamos para possibilitá-la a todos, nosso grupo se torna ainda mais um ambiente de missão. E para que isto aconteça, precisamos cuidar dele.
AçõesAlém disso, estamos reconstruindo as nossas muralhas, ou em outras palavras, consertando as nossas redes. Podemos melhorar nosso espaço primeiro de missão, começando por resgatar aquilo que lhe é próprio: nossa identidade carismática. Elementos da reunião de oração como o louvor, o batismo no Espírito Santo, a manifestação carismática, a escuta profética, a pregação querigmática e poderosa da Palavra de Deus não podem faltar e devem ser conduzidos sob a unção do Espírito Santo. Preparar uma boa acolhida, equipe para as crianças, providenciar lembrancinhas, entre outros, ajudam na ambientação.
Propiciar momentos de formação e espiritualidade para a equipe de serviço auxilia na preparação para a missão que toda semana assumem. Promover vigílias, Seminários de Vida no Espírito, de Dons e sobre o Batismo no Espírito Santo. Cuidar e pastorear os novos, pois isso permite que eles também cresçam junto com os demais. São várias as frentes missionárias no Grupo de Oração.
As palavras proféticas para a RCC do Brasil também encontram nele espaço, pois um ambiente missionário tem essa capacidade de unir. E todos precisam saber o que Deus tem nos falado para também participar e buscar as consequências benéficas de cada profecia. Por exemplo, Deus tem nos orientado a confrontar nossa vida com quatro princípios: da consciência da nossa identidade, da verdade, da partilha (justiça) e do bem (confira o texto completo com as Moções Proféticas no encarte da revista Renovação 67 ou em nosso portal). Como estamos trabalhando esses norteadores no Grupo de Oração? E o projeto Amigo de Deus, são os participantes são incentivados também a vivê-lo?
O Senhor está pedindo acesso ao nosso barco, que é o nosso Grupo de Oração, para dele falar ao Seu povo. Também somos chamados a levar nossas embarcações mar adentro, com o sopro potente do Espírito Santo, sem medo das tormentas, seguros de que a Providência de Deus nos proporcionará grandes surpresas (cf. DA 551) Amém, aleluia!
Rita de Cássia de Sá – coordenadora da Comissão Nacional de Formação da RCCBRASIL
quarta-feira, 6 de julho de 2011

Amados Coordenadores,
Que o Espírito Santo de Deus possa sopra sobre vós neste instante uma brisa suave que acalma suas preocupações ao mesmo tempo em que faz seu coração arder de amor por Jesus Cristo.
A Coordenação Diocesana, mesmo vem tentando de varias formar encurtar as distancias que por vezes impedem os nossos Grupos de viver uma perfeita unidade como Renovação Carismática que somos. Falamos isso por analisar a participação dos coordenadores nas reuniões, o que deixa muito a desejar. Reuniões que tem por objetivo trazer para nossa diocese as moções, formações e direcionamentos da RCC Brasil. E, na mesma oportunidade ouvir as reivindicações e dificuldades dos Grupos e, juntos, solucionarmos cada caso em particular.
Desta vez, estamos desejando enfatizar a importância da participação do Grupo de Oração que você esta coordenando no Congresso Estadual da RCC, nos próximos dias 15,16 e 17 de julho, na cidade de João Pessoa. Este não é apenas um momento para encontrarmos os nossos amigos e conhecidos, mas de buscarmos resgatar que somos, a nossa identidade. A RCC Brasil, depois de um tempo de escuta e discernimento, compreendeu a vontade de Deus, no que se refere a aproximarmos a RCC como um todo. Por isso, renunciando ao Congresso Nacional, aceitaram o desafio de Deus, e estão fazendo se colocando disponíveis e participando dos Congressos Estaduais. O que para nós representa um Congresso Paraibano da RCC com “cara” de Congresso Nacional.Contaremos com as presenças dos membros do Conselho Nacional da RCC, Marcos Volcan, Marcio Zolim, Beatriz, Lazaró Praxedes, entre outros.
Que o Espírito Santo de Deus possa sopra sobre vós neste instante uma brisa suave que acalma suas preocupações ao mesmo tempo em que faz seu coração arder de amor por Jesus Cristo.
A Coordenação Diocesana, mesmo vem tentando de varias formar encurtar as distancias que por vezes impedem os nossos Grupos de viver uma perfeita unidade como Renovação Carismática que somos. Falamos isso por analisar a participação dos coordenadores nas reuniões, o que deixa muito a desejar. Reuniões que tem por objetivo trazer para nossa diocese as moções, formações e direcionamentos da RCC Brasil. E, na mesma oportunidade ouvir as reivindicações e dificuldades dos Grupos e, juntos, solucionarmos cada caso em particular.
Desta vez, estamos desejando enfatizar a importância da participação do Grupo de Oração que você esta coordenando no Congresso Estadual da RCC, nos próximos dias 15,16 e 17 de julho, na cidade de João Pessoa. Este não é apenas um momento para encontrarmos os nossos amigos e conhecidos, mas de buscarmos resgatar que somos, a nossa identidade. A RCC Brasil, depois de um tempo de escuta e discernimento, compreendeu a vontade de Deus, no que se refere a aproximarmos a RCC como um todo. Por isso, renunciando ao Congresso Nacional, aceitaram o desafio de Deus, e estão fazendo se colocando disponíveis e participando dos Congressos Estaduais. O que para nós representa um Congresso Paraibano da RCC com “cara” de Congresso Nacional.Contaremos com as presenças dos membros do Conselho Nacional da RCC, Marcos Volcan, Marcio Zolim, Beatriz, Lazaró Praxedes, entre outros.
Todas as dioceses do nosso estado devem se fazer presentes. E cada Grupo de Oração deve mandar a sua caravana, sua representação. Reclamamos muito das dificuldades mas faltamos muito com a nossa parcela de participação. Precisamos também ouvir. A RCC precisa voltar-se para a sua identidade. Deixar de lado a vontade de ser o que não é. Somos parte da igreja viva e missionária que a todo custo deseja levar o nome de Jesus Cristo aos confins. Um povo cheio de vontade de viver a radicalidade do Evangelho. E, de propagar a cultura de Pentecostes. E o seu Grupo de Oração faz parte desse Movimento, é um membro desse Corpo. Por isso deve buscar a todo custo viver em unidade.
Coordenador, você não é convidado para estar neste Congresso. Você é convocado. Não porque nós estamos te obrigando. Mas porque, assim como eu, VOCÊ precisa.
Coordenador, você não é convidado para estar neste Congresso. Você é convocado. Não porque nós estamos te obrigando. Mas porque, assim como eu, VOCÊ precisa.
MOTIVE SEU GRUPO DE ORAÇÃO A TAMBÉM SEM FAZER PRESENÇA, NESSES DIAS DE MUITA GRAÇA PARA A RCCPB
FAÇA A SUA INSCRIÇÃO: www.rccpb.com.br/congresso2011
sábado, 2 de julho de 2011
Congresso estadual da RCCPARAÍBA 2011 Por causa de tua Palavra lançaremos as Redes Lc 5,5
Presenças de:
Marcos Volcan(Presidente do Conselho Nacional RCCBRASIL)
Ironi Spuldaro ( Membro do conselho Nacional)
Maria beatriz ( Secretária Geral do Concelho Nacional)
Lázaro Praxedes (Coord Nacional do Ministério de Pregação)
Local: UNIPÊ EM JOÃO PESSOA PB
Dias: 15 á 17 de julho de 2011
Endereço: BR 230-KM, água fria cep :58053-000
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES : www.rccpb.com.br/congresso2011
MOTIVE SEU GRUPO DE ORAÇÃO,PARA JUNTOS CELEBRAR O QUE DEUS TEM PARA CADA UM DE NÓS, SERÃO DIAS DE MUITAS BENÇÃOS E GRAÇAS .
NÃO DEIXE A GRAÇA PASSAR
NÃO PERCA!!!!
PAZ E FOGO!!!!
MOÇÃO PROFÉTICA

O Espírito Santo ora por nós
“Outrossim, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir,nem orar como convém,mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis.” Rm 8, 26
O Espírito Santo é a verdade, por isso é importante que oremos em línguas diariamente, porque o Santo Espírito estará falando através de nós. A verdade é a força que liberta nosso espírito, revela toda e qualquer mentira escondida, toda culpa e medo, todas as áreas secretas da nossa memória, todos os segredos do passado, no fundo do subconsciente. Somente com o nosso entendimento não poderíamos nem começar a falar com Deus sobre esses problemas enterrados no fundo de nosso ser. Esta é uma das razões pela qual Deus nos deu de presente esta nova dimensão de oração. Quando falamos em línguas, há uma comunicação direta entre o nosso espírito e o Espírito de Deus. O Espírito Santo ora por nós, falamos palavras que não entendemos, mas o Espírito da Verdade penetra nas áreas mais profundas do nosso ser, por isso orar em línguas tem um poder restaurador tão grande. São Paulo nos diz na primeira carta aos Coríntios, capítulo 14: “Aquele que fala em línguas não fala aos homens, senão a Deus: ninguém o entende, pois fala coisas misteriosas, sob a ação do Espírito. Aquele que fala em línguas edifica-se a si mesmo.”
Quando Jesus fala do Espírito Santo aos seus discípulos (Jo 14 e 16), Ele começa dizendo: “Não se perturbe o vosso coração. Crede em Deus. Crede também em mim.”
Jesus sabia que seus discípulos passariam por muitas tribulações e muita tristeza. Para tempos difíceis de então e para os de agora as pessoas precisam de capacidade sobrenatural para se colocarem acima dos problemas e dificuldades. O Espírito Santo alcança e preenche os lugares mais profundos de nossa vida com seu amor dinamizador, operante, restaurador; Ele lava e purifica todas as feridas e máculas do passado que poderiam ter o poder de dominar nossos pensamentos e nossos sentimentos e suprimir nossa liberdade física e emocional. Ele traz luz às trevas e calor aos espaços frios e escuros de nossa alma. Ele cura a mágoa, consola-nos da dor da perda, cura os traumas, os medos, cura as feridas emocionais, atinge a raiz dos nossos fracassos e dos nossos pecados e nos mantém humildes diante dos sucessos e triunfos.
Por tudo isso, a moção para nós neste tempo e em todos os tempos da nossa vida é incluirmos na nossa oração pessoal um tempo para a oração em línguas, permitindo ao Espírito Santo orar em nós e por nós, porque como explica São Paulo: “Aquele que perscruta os corações sabe o que deseja o Espírito, o qual intercede pelos santos segundo Deus.” Rm 8, 27
Maria Beatriz Spier Vargas
Secretária-geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL
Assinar:
Postagens (Atom)
Quem sou eu
- RCC - Semeando a cultura de Pentecostes
- Somos um movimento eclesial, isto é, um jeito da igreja se manifestar. Queremos semear por todos os cantos da terra a cultura de Pentecostes. Renova os teus prodígios em nossa diocese. "Veni, spiritus creator"