Herdeiros da Vitória de Jesus
“Então o que está assentado no trono disse: “Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.” Novamente me disse: “Está pronto! Eu sou o Alfa e o Ômega, o Começo e o Fim. A quem tem sede darei gratuitamente de beber da fonte da água viva. O vencedor herdará tudo isso; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho” (Ap 21, 5-7)
Padre Rufus [responsável mundial pelo Ministério de Cura e Libertação do ICCRS] testemunhou sobre a libertação instantânea de uma pessoa cuja vida estava destruída pelo alcoolismo. Ele conta que tudo o que fez foi colocar essa pessoa diante de um crucifixo e proclamar a ela a salvação que Jesus nos conquistou na cruz. Então Jesus vivo, real, presente ali, libertou-a do vício e do pecado, porque o Inimigo não pode resistir à tamanha prova de amor: a entrega total de Jesus na cruz e a vitória que Ele nos conquistou. Você também pode se apossar dessa vitória de Jesus na cruz porque você é herdeiro das promessas do Pai Nele, você é vitorioso com Ele.
Quando você está tendo dificuldade de aceitar alguma situação de sua vida, lembre-se que pela agonia no Getsêmani, reconhecendo a fraqueza humana, Jesus venceu toda independência que o homem insiste em ter de Deus. Por sua obediência ao Pai, Jesus venceu toda desobediência humana iniciada com o pecado original.
Quando você se sentir vítima da opressão, seja como oprimido ou como opressor, lembre-se que pela sua entrega pacífica, Jesus venceu toda resistência humana, violência e opressão.
Quando você estiver diante da injustiça, lembre-se que pela sua submissão ao seu injusto julgamento, Jesus põe por terra a lei dos homens e toda autoridade humana.
Diante da mentira, lembre-se que Jesus, a Verdade, desmascara toda a mentira.
Quando você se sentir humilhado, lembre-se que por sua humilhação (julgamento, flagelação, coroação de espinhos, caminho até o Calvário e crucificação), Jesus venceu o a vaidade e o orgulho humanos e deu aos humilhados dignidade de filhos, daqueles que não se deixam derrotar porque sabem de que Rocha foram talhados.
Quando você se sentir tentado a murmurar, lembre-se que pelo seu silêncio, Jesus venceu a hipocrisia e a murmuração.
Se a sua vida está difícil, lembre-se que pelo seu esforço em cada momento de seu sofrimento para carregar a sua cruz até o fim, Jesus venceu o desânimo, a falta de esperança e a sensação de incapacidade de prosseguir.
Se você estiver se sentindo derrotado, lembre-se que ao levantar-se diante de cada queda, Jesus venceu a vergonha diante do fracasso.
Você se sente culpado, condenado, vítima de preconceito? Com o perdão dado por Ele na cruz, Jesus venceu toda culpa, condenação e preconceito. Além disso, na aspersão do seu sangue, nós somos libertos do mal e perdoados.
Você é vítima do ódio dirigido a você ou aquele que está dentro de você? Por seu amor, Jesus venceu todo o ódio.
Pela sua morte Jesus revogou a sentença pronunciada contra nós. Pelo seu sacrifício expiatório na cruz, Jesus venceu o pecado.
E por sua ressurreição, Jesus venceu a morte!
Você foi salvo pelo sangue do Cordeiro, derramado na cruz por cada um de nós. Você é filho amado do Pai, salvo por Jesus e curado pela ação do Espírito Santo. Você é vencedor com Jesus, nosso Rei, nosso Salvador!
Seja qual for o seu problema, Jesus e só Jesus é a salvação. Hoje, Jesus quer ser o seu refúgio, pela sua ação salvífica e libertadora, acolhendo-o e aliviando o seu coração, protegendo-o e fortalecendo-o, renovando sua fé e confiança pelo amor que Ele tem por você.
Cíntia Lugnani Amorim
Grupo de Oração Magnificat
ESTA É A VITÓRIA QUE VENCE O MUNDO: A NOSSA FÉ.Jo 5,4b SEMEANDO A CULTURA DE PENTECOSTES
terça-feira, 30 de agosto de 2011
sábado, 27 de agosto de 2011
Encontro do ICCRS reunirá, na Itália, lideranças carismáticas de todo o mundo
“Há uma necessidade urgente de pregar com fervor, assim como de uma sólida e profunda formação Cristã. Quanta necessidade hoje de líderes cristãos maduros, conscientes de sua vocação e missão na Igreja e no mundo!”
“Há uma necessidade urgente de pregar com fervor, assim como de uma sólida e profunda formação Cristã. Quanta necessidade hoje de líderes cristãos maduros, conscientes de sua vocação e missão na Igreja e no mundo!”
As palavras acima, de João Paulo II, evidenciam o quanto a formação é importante para a vida da Igreja e para o avanço das atividades desenvolvidas por ela. Ciente de tal importância, o ICCRS - Serviço Internacional da Renovação Carismática Católica, promoverá entre os dias 4 e 24 de setembro a quarta edição do seu Instituto de Formação de Líderes, evento que será realizado na comunidade italiana de Sacrofano, na região de Roma.
Serão 20 dias de intensa programação que envolverá momentos de aprendizado, oração e vivência fraterna entre líderes carismáticos de todo o planeta. Serão oferecidos aos alunos ensinos práticos e oficinas sobre diversos aspectos do ministério na RCC. Entre os conteúdos abordados nas aulas estão estudos das Escrituras, Eclesiologia, Pneumatologia, Mariologia, Querigma, RCC, Liderança e Ministério. Além disso, os alunos participarão de várias excursões pela cidade de Roma.
Como e quem pode participar?
Para participar, é necessário efetuar o registro no site do ICCRS. Deverão ser enviados também uma fotografia tipo passaporte, um currículo breve descrevendo as experiências de liderança e uma carta de recomendação emitida pelo Escritório Nacional da RCCBRASIL.
A escola será realizada principalmente em inglês, mas outros idiomas serão disponibilizados, dependendo do número de solicitações.
O valor de inscrição de 1.600 euros que inclui a participação nas atividades do Instituto, a hospedagem e a alimentação, além das taxas dos passeios turísticos.
O custo deve ser pago antes da participação no evento, para garantir a inscrição. A RCCBRASIL não promoverá grupo oficial para esta edição do Instituto de Formação.
Para mais informações, clique aqui ou ligue para o Escritório Nacional da RCCBRASIL: (53) 3227-0710 (falar com Mário).
sexta-feira, 26 de agosto de 2011
TEMPO DE LANÇARMOS AS REDES, TEMPO DE GRAÇA
Artistas e Pregadores lançam as Redes em Retiro diocesano.
A Renovação Carismática Católica da Diocese de Campina Grande teve um final de semana diferente, pois aconteceu no Centro Diocesano do Tambor o Retiro para músicos e pregadores. Durante um período de três dias, artistas e ministros da palavra se encontraram em pleno louvor e adoração.
Com seu início na sexta-feira (19/08) tivemos momentos de louvor e de oração de entrega, no Sábado com a irmã Risélia de Oliveira, músicos e pregadores desfrutaram de bons e formativos momentos. A primeira pregação trouxe como tema: “O PODER DA MÚSICA E DA PREGAÇÃO NO GRUPO DE ORAÇÃO”.
Com as seguintes citações bíblicas:Nm 10,9 e Gn 1,31. Risélia orou com os artistas e pregadores, levando-os a se conhecerem e aceitarem como são e conscientizando-os que são imagem e semelhança de Deus. “ DEUS É O CRIADOR E NÓS SOMOS UM ARTÍFICE!
Tendo decorrido grande parte da manhã com fortes momentos com a irmã Risélia de Oliveira, uma das palestrantes do retiro, o encontro teve seu prosseguimento. A mesma iniciou o segundo momento com uma reflexão sobre a VIDA MINISTERIAL. Logo de início Risélia questionou: “VOCÊ TEM CONSCIÊNCIA DO CHAMADO DE DEUS PARA SUA VIDA?”, em seguida afirmou: “DEUS TE CHAMA , TE CAPACITA, DEUS ACREDITA EM VOCÊ!”
Ao tratar mais sobre a vida ministerial, a palestrante fez uma analogia com a vida profissional, onde devemos sempre manter a ética. “A DIFERENÇA QUE TRAZ-NOS A HONESTIDADE É O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO!” Assim afirmou Riso. Termos bom senso e responsabilidade com o nosso ministério é fundamental para crescermos na graça.
Trabalhando com uma temática bem interessante, A VIDA MINISTERIAL, a pregação flui-se sob a condução de Riso, brilhantemente até adentrar em uma abordagem sobre as advertências do querido Beato JOÃO PAULO II, uma verdadeira exortação para todos os participantes.
“MINISTRO DE MÚSICA E DA PALAVRA PRECISA DOBRAR OS JOELHOS E ORAR, ORAR E ORAR PARA RECEBER DO CÉU INSPIRAÇÕES DIVINAS PARA O SERVIÇO”, exortou-nos a profetiza. Diante das maravilhosas e belas palavras, uma oração de entrega foi iniciada e poderosamente o FOGO do Espírito Santo tomou conta de todos. Dando continuidade ao encontro os irmãos ministeriados dividiram-se para seus respectivos ministérios, onde puderam participar da formção especifica. Na noite do Sábado tivemos uma apresentação artística e um belo e lindo grupo CARISMÁTICO, cheio do fogo de Espírito Santo.
Dias de mudanças extraordinários para os ministros de artes e Músicas, como também para os ministros da Palavra de Deus, dias de restauração nas vidas dos que participaram EIS UM NOVO TEMPO PARA OS NOSSOS GRUPOS DE ORAÇÕES.
Dias de mudanças extraordinários para os ministros de artes e Músicas, como também para os ministros da Palavra de Deus, dias de restauração nas vidas dos que participaram EIS UM NOVO TEMPO PARA OS NOSSOS GRUPOS DE ORAÇÕES.
No Domingo, último dia do retiro teve um grande louvor, onde já eram visíveis sinais de renovação nas pessoas, um abraço com mais carisma, um sorriso brilhante, um olhar cheio da graça de Deus, assim percebia-se as mudanças vibrantes, o fogo de Pentecostes no meio de sua igreja. Foi nessa alegria que os ministérios se dividiram para se encherem da graça divina.
Com a divisão dos ministérios, as pessoas se fortaleceram e encheram-se da graça. Com os pregadores, o Coordenador Estadual do ministério de pregação, KLEBER OLIVEIRA, abordou a temática “A OBEDIÊNCIA DO PREGADOR”, com toda a certeza transformações foram feitas. Na Música a pregação foi conduzida pela Coordenadora Diocesana do Ministério de Músicas e Artes, PATRÍCIA MELO, a mesma trouxe uma explanação de temas importantes para a vida dos artistas, posteriormente uma linda e fervorosa oração foi levantada entre os artistas.
A última pregação já por volta das 11h com todos os ministérios reunidos foi conduzida por KLEBER OLIVEIRA, que anunciou a palavra com o tema: “POR CAUSA DE TUA PALAVRA LANÇAREMOS AS REDES”, palavra rhema da RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA 2011.
O retiro foi finalizado com a Santa Missa que foi celebrada pelo Pe. Robson, acessor eclesial da RCCCG, recebendo então a benção de envio.
O retiro foi finalizado com a Santa Missa que foi celebrada pelo Pe. Robson, acessor eclesial da RCCCG, recebendo então a benção de envio.
Convidamos Você a procurar a passagem Bíblica de IPe 2,9 e refletir, orando em cima dela e fazendo dessa palavra a Certeza do chamado de Deus pra sua Vida.
VOCÊ É UM ESCOLHIDO (a)!
Temos a Convicção de que os nossos Grupos não são mais os mesmos!
EIS O TEMPO DA GRAÇA!
domingo, 21 de agosto de 2011
Bento XVI encerra JMJ e anuncia que edição 2013 será realizada no Brasil
Uma grande graça para nossa nação! Na missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude de Madri, nesse domingo (21), o papa Bento XVI confirmou que o Rio de Janeiro será a próxima cidade a receber uma edição da JMJ. A informação já havia sido antecipada na última semana por padre Federico Lombardi, porta-voz da Santa Sé.
Uma grande graça para nossa nação! Na missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude de Madri, nesse domingo (21), o papa Bento XVI confirmou que o Rio de Janeiro será a próxima cidade a receber uma edição da JMJ. A informação já havia sido antecipada na última semana por padre Federico Lombardi, porta-voz da Santa Sé.
A edição do Rio de Janeiro acontecerá com um ano de antecipação, em 2013, em vez de 2014, para evitar que coincida com a Copa do Mundo de Futebol, que será disputada no Brasil em 2014. A data prevista para o evento é de 23 a 28 de julho de 2013 e a expectativa é reunir mais de dois milhões de jovens peregrinos.
O Rio de Janeiro, cidade emblemática do país com o maior número de católicos do mundo, foi eleita em uma disputa com outra candidata, Seul, capital da Coréia do Sul.
Para o Brasil, será o terceiro grande acontecimento a se organizar nos próximos anos, junto ao Mundial de Futebol (2014) e os Jogos Olímpicos (2016).
Para o Brasil, será o terceiro grande acontecimento a se organizar nos próximos anos, junto ao Mundial de Futebol (2014) e os Jogos Olímpicos (2016).
Após Buenos Aires, em 1987, a cidade brasileira será a segunda da América do Sul a celebrar o encontro internacional. Com a de Madri, já se celebraram 26 JMJ, todas elas presididas pelo Papa, 11 fora do Vaticano.
Trata-se de Buenos Aires (Argentina), Santiago de Compostela (Espanha), Czestochowa (Polônia), Denver (Estados Unidos), Manila (Filipinas), Paris (França), Roma (Itália), Toronto (Canadá), Colônia (Alemanha) e Sydney (Austrália). Cerca de 20 milhões de jovens participaram desses eventos internacionais.
As JMJ nasceram em 1984, por iniciativa do Papa João Paulo II. A primeira aconteceu em Roma, no domingo de Ramos do citado ano, no contexto das celebrações setoriais do Ano Santo Jubilar da Redenção (1983-1984).
RCC na JMJ
A Renovação Carismática Católica do Brasil esteve presente na Espanha com 180 missionários. Ainda no dia 10 de agosto, os jovens desembarcaram na diocese de Pamplona onde realizaram a Pré-Jornada, com atividades de formação e evangelização. Na segunda-feira (15), partiram para a capital Madri, onde participaram das celebrações oficiais da JMJ.
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
MOÇÃO PROFÉTICA
Você é um plano de Deus
“Foi-me dirigida nestes termos a palavra do Senhor: Antes que no seio materno fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado e te havia designado profeta das nações.” Jr 1, 4-5
Quando Deus nos criou, Ele nos deu também um plano de amor para a nossa vida. Cada um de nós é um plano de Deus. Se este plano que Deus tem para a sua vida não for realizado por você, ninguém mais vai realizá-lo, porque ele é seu, é único, é intransferível.
Deus nos chama para viver a nossa vida dentro de seu plano de amor. Às vezes, Ele nos pede coisas que vão além das nossas capacidades humanas. O plano de amor de Deus para alguns envolve viver com familiares difíceis ou enfrentar dificuldades na área da saúde, das finanças, dos relacionamentos, mas é através desse plano de amor que Deus vai nos levar à salvação, nossa e das pessoas que nos cercam. Na verdade, de todos nós Deus pede coisas que vão além de nossas forças: amar os inimigos, abençoar os que nos maldizem, perdoar quem nos ofende e muitas outras coisas difíceis de realizar.
Por que o Senhor nos pede coisas que humanamente não podemos realizar? Jesus disse aos apóstolos: “Se eu não for não virá sobre vós o Espírito Santo.”(cf Jo 16,7) Nossa capacidade para realizar coisas difíceis vem de Deus, vem do Espírito Santo, a Força do Alto que Deus nos envia.
Quando o Senhor pediu a Maria para ser a mãe do Messias, isso parecia impossível e ela disse: “Como isso será possível?” O Anjo respondeu: “Não temas. Isso se fará pelo poder do Espírito Santo.” (cf Lc 1, 35)
O segredo é ter comunhão contínua, constante com o Espírito Santo e tudo o que parece impossível se tornará possível.
São Tomás Aquino nos ensina que para cada novo chamamento de Deus, uma porção nova do Espírito nos é dada. Quando o Espírito Santo gerou Jesus no ventre de Maria, Ele a cobriu com sua sombra e deu a ela uma nova unção para que pudesse cumprir com seu papel de mãe do Salvador. Essa unção veio a Maria porque ela rendeu-se à vontade de Deus: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.” (Lc1, 38)
Quando de todo coração nós nos rendemos à vontade de Deus, vem a unção para que possamos cumprir com sua vontade. “Quanto a vós, a unção que dele recebestes permanece em vós. E não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, assim ela é verdadeira e não mentira.” I Jo 2, 27.
Com essa certeza de que o Espírito Santo nos capacita a cumprirmos o plano de Deus para a nossa vida, podemos ir com alegria viver o nosso chamado. Não estamos sozinhos, Deus mesmo nos assiste com a sua graça.
Maria Beatriz Spier Vargas
Secretária-geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL
“Foi-me dirigida nestes termos a palavra do Senhor: Antes que no seio materno fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado e te havia designado profeta das nações.” Jr 1, 4-5
Quando Deus nos criou, Ele nos deu também um plano de amor para a nossa vida. Cada um de nós é um plano de Deus. Se este plano que Deus tem para a sua vida não for realizado por você, ninguém mais vai realizá-lo, porque ele é seu, é único, é intransferível.
Deus nos chama para viver a nossa vida dentro de seu plano de amor. Às vezes, Ele nos pede coisas que vão além das nossas capacidades humanas. O plano de amor de Deus para alguns envolve viver com familiares difíceis ou enfrentar dificuldades na área da saúde, das finanças, dos relacionamentos, mas é através desse plano de amor que Deus vai nos levar à salvação, nossa e das pessoas que nos cercam. Na verdade, de todos nós Deus pede coisas que vão além de nossas forças: amar os inimigos, abençoar os que nos maldizem, perdoar quem nos ofende e muitas outras coisas difíceis de realizar.
Por que o Senhor nos pede coisas que humanamente não podemos realizar? Jesus disse aos apóstolos: “Se eu não for não virá sobre vós o Espírito Santo.”(cf Jo 16,7) Nossa capacidade para realizar coisas difíceis vem de Deus, vem do Espírito Santo, a Força do Alto que Deus nos envia.
Quando o Senhor pediu a Maria para ser a mãe do Messias, isso parecia impossível e ela disse: “Como isso será possível?” O Anjo respondeu: “Não temas. Isso se fará pelo poder do Espírito Santo.” (cf Lc 1, 35)
O segredo é ter comunhão contínua, constante com o Espírito Santo e tudo o que parece impossível se tornará possível.
São Tomás Aquino nos ensina que para cada novo chamamento de Deus, uma porção nova do Espírito nos é dada. Quando o Espírito Santo gerou Jesus no ventre de Maria, Ele a cobriu com sua sombra e deu a ela uma nova unção para que pudesse cumprir com seu papel de mãe do Salvador. Essa unção veio a Maria porque ela rendeu-se à vontade de Deus: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.” (Lc1, 38)
Quando de todo coração nós nos rendemos à vontade de Deus, vem a unção para que possamos cumprir com sua vontade. “Quanto a vós, a unção que dele recebestes permanece em vós. E não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, assim ela é verdadeira e não mentira.” I Jo 2, 27.
Com essa certeza de que o Espírito Santo nos capacita a cumprirmos o plano de Deus para a nossa vida, podemos ir com alegria viver o nosso chamado. Não estamos sozinhos, Deus mesmo nos assiste com a sua graça.
Maria Beatriz Spier Vargas
Secretária-geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
Vocação para a vida em família
celebramos a Semana Nacional da Família, oportunidade em que podemos contemplar a família à luz da divina graça do chamado. A realização da semana da família faz parte do esforço permanente da Igreja para que a “família assuma seu ser e sua missão no âmbito da sociedade e da Igreja” (DA 432).
celebramos a Semana Nacional da Família, oportunidade em que podemos contemplar a família à luz da divina graça do chamado. A realização da semana da família faz parte do esforço permanente da Igreja para que a “família assuma seu ser e sua missão no âmbito da sociedade e da Igreja” (DA 432).
Em meio a tantos desafios que atingem a família, a Igreja não se cansa de destacar sua importância singular como igreja doméstica, comunidade privilegiada, primeira escola da fé (CIC 2204). A Igreja crê que “nossas famílias têm sua origem, seu modelo perfeito, sua motivação mais bela e seu último destino na comunhão de amor das três Pessoas divinas” (DA 434).
A Conferência de Aparecida dedicou especial atenção à família, e afirma que ela é “um dos tesouros mais importantes dos povos latino-americanos e caribenhos e é patrimônio da humanidade inteira” (DA 432), propondo que “se deva assumir a preocupação por ela como um dos eixos transversais de toda ação evangelizadora da Igreja” (DA 435).
Desde suas origens, o núcleo da Igreja era em geral constituído por aqueles que, com toda a sua casa, se tornavam cristãos (CIC 1655). Quando as pessoas se convertiam, desejavam também que toda a sua casa fosse salva. A percepção desse chamado de Deus à família interpelava profundamente a vivência eclesial, porque, congregada no amor da comunidade cristã, a família tornava-se reduto de vida cristã num mundo a ser evangelizado.
A família cristã é, na verdade, a primeira e mais básica comunidade de fé (DA 204). Por isso, ao se referir sobre os lugares da formação para os discípulos missionários, o documento de Aparecida aponta a família como primeira escola da fé. Dela recebemos a vida que é a primeira experiência do amor e da fé.
A família, pequena Igreja, deve ser, junto com a Paróquia, o primeiro lugar para a iniciação cristã das crianças (DA 302). Os pais devem respeitar e favorecer a vocação de seus filhos e contribuir decisivamente para que a articulação entre a família e a comunidade se dê de modo a edificar a “família de Deus”. As paróquias, por sua vez, devem se aparelhar a partir da Catequese e da “Pastoral Familiar intensa e vigorosa para proclamar o evangelho da família, promover a cultura da vida e trabalhar para que os direitos das famílias sejam reconhecidos e respeitados” (DA 435).
Finalmente, é preciso convencer-se do ensinamento fundamental que a V Conferência veio confirmar: a primeira vocação do cristão é a de seguir Jesus Cristo (Mt 16,25). Assim, tornar-se discípulo missionário de Jesus Cristo é aceitar o convite de pertencer à família de Deus, de viver conforme a sua maneira de viver: “Aquele que fizer a vontade de meu Pai que está nos Céus, esse é meu irmão, irmã e mãe” (Mt 12,50).
É na Família de Deus que todos somos chamados à vida e à missão!
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
Semana Nacional da Família
A Pastoral Familiar e o Setor Vida e Família da CNBB, organizam e promovem desde 1992, a Semana Nacional da Família. Esta iniciativa quer ser uma resposta à inquietação, ao descontentamento e desejo de se fazer alguma coisa na defesa e promoção da família. Assim a Semana da Família celebrada sempre na semana seguinte ao Dia dos Pais, quer salientar a importância da família, que, talvez mais que outras instituições, tem sido colocada em questão pelas amplas, profundas e rápidas transformações da sociedade e da cultura. Por isso é fundamental um olhar atento dirigido à família, “maior patrimônio da humanidade”.
O contexto atual exige da nossa ação evangelizadora um profundo ardor missionário para ajudar as famílias a não perderem de vista a sua dignidade e missão de ser a primeira escola das virtudes cristãs e civis de que a sociedade tem necessidade. É inegável que a família participa decisivamente no desenvolvimento da sociedade. É o lugar privilegiado para forjar no coração humano os perenes valores espirituais e sociais.
O Papa Bento XVI, em sua oração no Discurso Inaugural da V Conferência em Aparecida (2007), rezou pedindo para que as famílias “continuem a ser berço onde nasce a vida humana abundante e generosamente, onde se acolhe, ama e respeite a vida desde a sua concepção até ao seu fim natural”.
O Documento de Aparecida (nº 302), quando fala de alguns lugares de formação de discípulos missionários, menciona “a família como primeira escola da fé”, “o lugar e a escola de comunhão, fonte de valores humanos e cívicos, lar onde a vida humana nasce e se acolhe generosa e responsavelmente”. E garante que “Deus ama nossas famílias, apesar de tantas feridas e divisões. A presença invocada de Cristo através da oração em família nos ajuda a superar os problemas, a curar as feridas e abre caminhos de esperança” (DA, nº 119).
Para melhor celebrarmos a Semana da Família, a Pastoral Familiar oferece o subsídio “Hora da Família”. O tema proposto para o ano de 2011 é Família Pessoa e Sociedade. É um instrumento rico em temas de estudo, reflexão e celebrações.
convido as famílias, as comunidades, os grupos de oração e as paróquias a aproveitarem a semana para intensificar a oração nas e pelas famílias.
domingo, 14 de agosto de 2011
Pai de todo jeito…
Tem pai que ama,Tem pai que esquece do amor.Tem pai que adota,Tem pai que abandona,Tem pai que não sabe que é pai,Tem filho que não sabe do pai.
Tem pai …Tem pai que dá amor.Tem pai que dá presente,Tem pai por amor,Tem pai por acaso,Tem pai que se preocupa com os problemas do filho,Tem pai que não sabe dos problemas do filho…
Tem pai …Tem pai que ensina,Tem pai que não tem tempo,Tem pai que sofre com o sofrimento do filho,Tem pai que deixa o filho esquecido.
Tem pai de todo jeitoTem pai que encaminha o filho,Tem pai que o deixa no caminho,Tem pai que assume,Tem pai que rejeita,Tem pai que acaricia,Tem pai que não sabe onde está o filho que precisa de carinho.Tem pai que afaga,Tem pai que só pensa em negócios.
Tem…Tem pai de todo jeito.E você???Que tipo de pai você é?Eu quero um pai, apenas um pai que esteja consciente do amorque tem para dividir…Eu quero um pai, apenas um pai que seja AMIGO!
Tem pai …Tem pai que dá amor.Tem pai que dá presente,Tem pai por amor,Tem pai por acaso,Tem pai que se preocupa com os problemas do filho,Tem pai que não sabe dos problemas do filho…
Tem pai …Tem pai que ensina,Tem pai que não tem tempo,Tem pai que sofre com o sofrimento do filho,Tem pai que deixa o filho esquecido.
Tem pai de todo jeitoTem pai que encaminha o filho,Tem pai que o deixa no caminho,Tem pai que assume,Tem pai que rejeita,Tem pai que acaricia,Tem pai que não sabe onde está o filho que precisa de carinho.Tem pai que afaga,Tem pai que só pensa em negócios.
Tem…Tem pai de todo jeito.E você???Que tipo de pai você é?Eu quero um pai, apenas um pai que esteja consciente do amorque tem para dividir…Eu quero um pai, apenas um pai que seja AMIGO!
FELIZ DIA DOS PAIS !!!!
sábado, 13 de agosto de 2011
Cadastre seu GO e receba um boletim informativo em sua casa
Atualmente, mais de 9,3 mil coordenadores já cadastraram seu Grupo de Oração no Portal RCCBRASIL. Todas estas pessoas recebem em casa o “Boletim Grupo de Oração, Eu Participo!”. O informativo é enviado a cada dois meses a todos os cadastrados, independentemente se o Grupo paga ou não boleto de colaboração.
Atualmente, mais de 9,3 mil coordenadores já cadastraram seu Grupo de Oração no Portal RCCBRASIL. Todas estas pessoas recebem em casa o “Boletim Grupo de Oração, Eu Participo!”. O informativo é enviado a cada dois meses a todos os cadastrados, independentemente se o Grupo paga ou não boleto de colaboração.
O Boletim contem notícias especialmente voltadas a realidade dos GOs. É um conteúdo formativo que pode ser utilizado durante as reuniões de núcleo com os demais servos do Grupo. As páginas do informativo também trazem uma mensagem de Márcio Zolin, diretor executivo do Escritório Nacional, e as mais recentes novidades do Movimento.
Mas além do boletim, existem outras vantagens em cadastrar seu Grupo de Oração. A partir desse cadastro, o GO terá um espaço para divulgar seus eventos, encontros e atividades. Este também é um meio para que todos saibam quando e onde seu Grupo é realizado. Estima-se que existam quase 20 mil GOs espalhados pelo Brasil. Nosso objetivo é atingir a meta de ter todos esses Grupos em uma listagem oficial.
A próxima edição do Boletim chegará em setembro na residência dos coordenadores. Clique aqui e cadastre agora mesmo seu Grupo de Oração. Durante o preenchimento dos dados você terá a opção de contribuir ou não mensalmente com os projetos da RCCBRASIL que acontecem em todo país. Vale lembrar que só o próprio coordenador pode fazer o cadastro, que também deve ser feito pelos Grupos de jovens, universitários e de profissionais.
Saiba Mais
Saiba Mais
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
No cotidiano do namoro são naturais as surpresas indesejáveis
Amar é uma decisão que começa no momento em que você se decide a se doar por aquele por quem você se encantou. No começo do namoro tudo é bonito, mas quando o encantamento passa, o sentimento passa a ser mais sério.
Com isso também começam a despontar, junto com as qualidades, aquelas características que para o outro podem significar “defeitos”.
O mais importante, no relacionamento entre os namorados, é ter um propósito definido: “Para que estou namorando?”, “O que desejo para esta pessoa com quem estou me relacionando?”, “Quais são as coisas que preciso mudar para fazê-la (lo) feliz ao meu lado?”.
Ainda assim, no cotidiano da vida dos namorados são naturais as surpresas indesejáveis. Diante delas, a nossa primeira reação, muitas vezes, é nos desviarmos do caminho, recuarmos ou lamuriarmos sobre o ocorrido. Nesses momentos, é mais fácil pensar em abandonar o compromisso ou simplesmente deixar a situação como está… Mas a lição proposta pela vida é a de sempre conquistarmos alguns passos à frente na caminhada que estamos trilhando.
Junto com todos os nossos propósitos, cabe também a eterna disposição para enfrentarmos os desafios próprios de um relacionamento que nos direciona e amadurece para o casamento.
Ainda assim, no cotidiano da vida dos namorados são naturais as surpresas indesejáveis. Diante delas, a nossa primeira reação, muitas vezes, é nos desviarmos do caminho, recuarmos ou lamuriarmos sobre o ocorrido. Nesses momentos, é mais fácil pensar em abandonar o compromisso ou simplesmente deixar a situação como está… Mas a lição proposta pela vida é a de sempre conquistarmos alguns passos à frente na caminhada que estamos trilhando.
Junto com todos os nossos propósitos, cabe também a eterna disposição para enfrentarmos os desafios próprios de um relacionamento que nos direciona e amadurece para o casamento.
terça-feira, 9 de agosto de 2011
RCC CG PROMOVE RETIRO PARA PREGADORES E ARTISTAS
No dias 19 a 21 de agosto a Renovação Carismática Católica de nossa diocese promove o retiro para pregadores e artistas de nossa diocese. O evento terá como pregadores a fonoaudióloga Risélia Maria e Kleber que atualmente está na coordenação estadual do ministério de pregação, além de lideranças locais das coordenações ministeriais diocesana.
Muitas já foram às moções e promessas feitas pelo Senhor para esse retiro. Será um momento de reavivamento para todos os ministeriados, teremos oficinas tanto para pregadores e artistas, Adoração ao Santíssimo Sacramento, Missa.
O Encontro será realizado no Centro Diocesano do Tambor, situado à Rua: Claudino Gabino de Oliveira, 218, no bairro do Tambor, aqui em Campina Grande.
Investimento: R$ 45,00 (quarenta e cinco reais) – preço único para quem for ou não se hospedar;
(Segue pela Avenida Assis Chateaubriand com direção à saída para Queimadas. O local está situado na rua por trás da Gráfica Epgraf). Levar roupa de cama e banho.
Investimento: R$ 45,00 (quarenta e cinco reais) – preço único para quem for ou não se hospedar;
(Segue pela Avenida Assis Chateaubriand com direção à saída para Queimadas. O local está situado na rua por trás da Gráfica Epgraf). Levar roupa de cama e banho.
Como Chegar ao Local?
Rua Claudino Gomes de Oliveira, 218 – Bairro: Tambor – Campina Grande – PB.Tel. (83)3331-1495/3331-4091.
Rua Claudino Gomes de Oliveira, 218 – Bairro: Tambor – Campina Grande – PB.Tel. (83)3331-1495/3331-4091.
O retiro terá início na sexta-feira às 18h com o jantar e encerramento no domingo às 12h. O encontro será sediado no Centro Diocesano do Tambor
Sua presença é indispensável para esse encontro.
domingo, 7 de agosto de 2011
Moção Profética
O Dom do conselho, sabedoria de Deus
“Mas, ao lado de vós, está a sabedoria que conhece vossas obras: ela estava presente quando fizestes o mundo, ela sabe o que vos é agradável, e o que se conforma às vossas ordens.Fazei-a,pois, descer de vosso santo céu, e enviai-a do trono de vossa glória, para quer, junto de mim, tome parte em meus trabalhos, e para que eu saiba o que vos agrada.” Sab 9, 9-10
Em 25 de outubro de 1978, no início de seu pontificado, o então Papa e agora Beato João Paulo II diz na sua audiência geral: “Eu, que hoje vos estou falando como Papa, pergunto a mim mesmo, que devo fazer como novo Papa para agir com prudência? Quem governa deve ser prudente, deve aprender a meditar incessantemente sobre os problemas, mas acima de tudo, deve orar e procurar ter o dom do Espírito Santo que se chama o dom do conselho. Todos os que desejam que o novo Papa seja pastor prudente da Igreja,implorem o dom do conselho para ele. E também para si mesmos peçam este dom pela intercessão especial da Mãe do Bom Conselho.”
Todos nós somos chamados a governar em diferentes graus e medidas. Aqueles que são pais e mães governam sua casa e a educação dos filhos, os profissionais administram seu trabalho, os que estudam precisam administrar seus estudos, todos nós, independentemente do que fazemos, precisamos administrar diferentes áreas de nossa vida pessoal, familiar, profissional, missionária.
O Beato João Paulo II nos dá um ensinamento bonito e muito útil: devemos governar com prudência, uma característica da sabedoria. Para governar com prudência duas coisas são necessárias:
1) Meditar sobre os acontecimentos, refletir sobre eles. Estendendo um pouco esse pensamento, podemos dizer que não devemos nos abstrair dos problemas, fingirmos que está tudo bem e seguir vivendo como se nada fosse. É preciso pensar, ponderar, refletir. Pensar sobre quando começou o problema, o que poderia tê-lo ocasionado, o que já foi feito para solucioná-lo e tudo o mais que o fato de refletir for suscitando.
2) Mais importante do que refletir, porém, é orar e pedir o dom do Espírito Santo que se chama o dom do conselho. O dom do conselho derrama a sabedoria divina sobre o nosso pensamento. O dom do Conselho ilumina os fatos e os acontecimentos com a luz de Cristo, isto é, a luz da verdade, a luz do amor, a luz da justiça. Quando os problemas são resolvidos com a sabedoria de Deus todos os envolvidos são edificados, Deus opera para que tudo concorra para o bem.
E por fim, o Beato João Paulo II, que foi nosso tão amado e querido Papa por 27 anos e cuja sabedoria ficou marcada no coração da história do mundo, nos dá esta preciosa sugestão: “Peçam o dom do conselho pela intercessão de Maria Santíssima sob a invocação de “Mãe do Bom Conselho.”
Que nós possamos colocar em prática em nossas vidas o que aprendemos de alguém que sempre soube enfrentar todas as circunstâncias difíceis e dolorosas dando testemunho de fé, sendo exemplo de amor e da mais alta medida de dignidade humana e cristã.
Mãe do Bom Conselho, rogai por nós!
Maria Beatriz Spier Vargas
Secretária-geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL
“Mas, ao lado de vós, está a sabedoria que conhece vossas obras: ela estava presente quando fizestes o mundo, ela sabe o que vos é agradável, e o que se conforma às vossas ordens.Fazei-a,pois, descer de vosso santo céu, e enviai-a do trono de vossa glória, para quer, junto de mim, tome parte em meus trabalhos, e para que eu saiba o que vos agrada.” Sab 9, 9-10
Em 25 de outubro de 1978, no início de seu pontificado, o então Papa e agora Beato João Paulo II diz na sua audiência geral: “Eu, que hoje vos estou falando como Papa, pergunto a mim mesmo, que devo fazer como novo Papa para agir com prudência? Quem governa deve ser prudente, deve aprender a meditar incessantemente sobre os problemas, mas acima de tudo, deve orar e procurar ter o dom do Espírito Santo que se chama o dom do conselho. Todos os que desejam que o novo Papa seja pastor prudente da Igreja,implorem o dom do conselho para ele. E também para si mesmos peçam este dom pela intercessão especial da Mãe do Bom Conselho.”
Todos nós somos chamados a governar em diferentes graus e medidas. Aqueles que são pais e mães governam sua casa e a educação dos filhos, os profissionais administram seu trabalho, os que estudam precisam administrar seus estudos, todos nós, independentemente do que fazemos, precisamos administrar diferentes áreas de nossa vida pessoal, familiar, profissional, missionária.
O Beato João Paulo II nos dá um ensinamento bonito e muito útil: devemos governar com prudência, uma característica da sabedoria. Para governar com prudência duas coisas são necessárias:
1) Meditar sobre os acontecimentos, refletir sobre eles. Estendendo um pouco esse pensamento, podemos dizer que não devemos nos abstrair dos problemas, fingirmos que está tudo bem e seguir vivendo como se nada fosse. É preciso pensar, ponderar, refletir. Pensar sobre quando começou o problema, o que poderia tê-lo ocasionado, o que já foi feito para solucioná-lo e tudo o mais que o fato de refletir for suscitando.
2) Mais importante do que refletir, porém, é orar e pedir o dom do Espírito Santo que se chama o dom do conselho. O dom do conselho derrama a sabedoria divina sobre o nosso pensamento. O dom do Conselho ilumina os fatos e os acontecimentos com a luz de Cristo, isto é, a luz da verdade, a luz do amor, a luz da justiça. Quando os problemas são resolvidos com a sabedoria de Deus todos os envolvidos são edificados, Deus opera para que tudo concorra para o bem.
E por fim, o Beato João Paulo II, que foi nosso tão amado e querido Papa por 27 anos e cuja sabedoria ficou marcada no coração da história do mundo, nos dá esta preciosa sugestão: “Peçam o dom do conselho pela intercessão de Maria Santíssima sob a invocação de “Mãe do Bom Conselho.”
Que nós possamos colocar em prática em nossas vidas o que aprendemos de alguém que sempre soube enfrentar todas as circunstâncias difíceis e dolorosas dando testemunho de fé, sendo exemplo de amor e da mais alta medida de dignidade humana e cristã.
Mãe do Bom Conselho, rogai por nós!
Maria Beatriz Spier Vargas
Secretária-geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL
sábado, 6 de agosto de 2011
Os meios de comunicação:ao serviço da compreensão entre os povos
Queridos Irmãos e Irmãs
1. Lemos na Carta de São Tiago: “ De uma mesma boca procedem a bênção e a maldição. Não convem, meus irmãos, que seja assim” (Tg 3,10). As Sagradas Escrituras nos recordam que as palavras têm um extraordinário poder para unir as pessoas ou dividi-las, para criar vínculos de amizade ou provocar hostilidade.
Esta não é uma verdade que diz respeito somente ás palavras trocadas entre as pessoas. Aplica-se a toda comunicação, em qualquer lugar em qualquer nível. As modernas tecnologias nos oferecem possibilidades nunca vistas antes para fazer o bem, para difundir a verdade de nossa salvação em Jesus Cristo, e para promover a harmonia e a reconciliação. Por isso mesmo o seu mal uso pode provocar danos enormes, provocando incompreensão, preconceitos e até conflitos. O tema escolhido para a Jornada Mundial das Comunicações Sociais do ano 2005, “ Os Meios de Comunicação ao Serviço da compreensão entre os povos”, assinala uma necessidade urgente: promover a unidade da Família humana através da utilização destes maravilhosos recursos.
2. Um modo importante para se alcançar esta meta é a educação. Os meios podem mostrar a milhões de pessoas como são outras partes do mundo e outras culturas. Por isso são chamados acertadamente “ o primeiro areópago do tempo moderno” para muitos são o principal instrumento informativo e formativo, de orientação e inspiração para os comportamentos individuais, familiares e sociais” (Redemptoris missio, 37). Um conhecimento adequado promove a compreensão, dissipa os preconceitos e desperta o desejo de aprender mais. As imagens, em particular, têm a capacidade de transmitir impressões duradouras e modelar atitudes. Ensinam as pessoas a olharem os membros de outros grupos e nações, exercendo uma influência sutil sobre o modo pelo qual devem ser considerados; como amigos ou inimigos, aliados ou potenciais adversários.
Quando os demais são apresentados em termos hostis , semeiam sementes de conflito que podem facilmente converter-se em violência, guerra, e incluso genocídio. Em vez de construir a unidade e o entendimento, os meios podem ser usados para denegrir os outros grupos sociais, étnicos e religiosos, fomentando o temor e o ódio . Os responsáveis pelo estilo e o conteúdo daquilo que se comunica têm o grave dever de assegurar que isto não suceda. Realmente os meios têm um potencial enorme para promover a paz e construir pontes entre os povos, rompendo o círculo fatal da violência, vingança e as agressões sem fim, tão difundidas em nosso tempo. Nas palavras de São Paulo, que foi a base da mensagem para a Jornada Mundial da Paz deste ano: “ Não te deixes vencer pelo mal, antes vence o mal com o bem” (Rm 12,21).
3. Se esta contribuição à construção da paz é um dos modos significativos de como os meios podem unir as pessoas, têm também grande influência positiva para impulsionar as mobilizações de ajuda em resposta a desastres naturais ou outros. Tem sido comovente ver a rapidez com que a comunidade internacional respondeu ao recente Tsunami, que provocou inúmeras vítimas. A velocidade com que as notícias viajam hoje aumenta a possibilidade de se tomar medidas práticas em tempo útil para oferecer a melhor assistência. Desta maneira, os meios podem conseguir um bem muito grande.
4. O Concilio Vaticano II nos recorda: “ Para o reto uso destes meios é absolutamente necessário que todos os que servem deles conheçam e ponham fielmente em prática neste campo, as normas da ordem moral”. (Inter Mirifica, 4).
O princípio ético fundamental é este : “A pessoa e a comunidade humanas são a finalidade e a medida do uso dos meios de comunicação social : a comunicação deveria realizar-se de pessoa a pessoa, para o desenvolvimento integral das mesmas” (Ética nas comunicações sociais, 21). Assim sendo, são os comunicadores que devem em primeiro lugar colocar em pratica nas suas vidas os valores e atitudes que são chamados a cultivar nos demais. Antes de tudo deve se incluir um autêntico compromisso com o bem comum, um bem que não se reduza aos estreitos interesses de um grupo particular ou nação, se não que acolha as necessidades e interesses de todos, o bem da família humana ( cf. Pacem in Terris,132). Os comunicadores têm a oportunidade de promover uma autêntica cultura da vida, distanciando-se da atual conjuntura contra a vida (cf. Evangelium vitae, 17) transmitindo a verdade sobre o valor e a dignidade de toda pessoa humana.
5. O modelo e a pauta de toda comunicação encontra-se no próprio Verbo de Deus “ de muitos modos falou Deus a nossos pais por meio dos profetas; nestes últimos tempos nos falou por meio do seu Filho” (Heb 1,1). O Verbo encarnado estabeleceu uma nova aliança entre Deus e seu povo, uma aliança que também nos une, convertendo-nos em comunidade. “ De fato, ele é a nossa paz: de dois povos fez um só povo, em sua carne derrubando o muro da inimizade que os separava (Ef 2,14)
JOANNES PAULUS II
Queridos Irmãos e Irmãs
1. Lemos na Carta de São Tiago: “ De uma mesma boca procedem a bênção e a maldição. Não convem, meus irmãos, que seja assim” (Tg 3,10). As Sagradas Escrituras nos recordam que as palavras têm um extraordinário poder para unir as pessoas ou dividi-las, para criar vínculos de amizade ou provocar hostilidade.
Esta não é uma verdade que diz respeito somente ás palavras trocadas entre as pessoas. Aplica-se a toda comunicação, em qualquer lugar em qualquer nível. As modernas tecnologias nos oferecem possibilidades nunca vistas antes para fazer o bem, para difundir a verdade de nossa salvação em Jesus Cristo, e para promover a harmonia e a reconciliação. Por isso mesmo o seu mal uso pode provocar danos enormes, provocando incompreensão, preconceitos e até conflitos. O tema escolhido para a Jornada Mundial das Comunicações Sociais do ano 2005, “ Os Meios de Comunicação ao Serviço da compreensão entre os povos”, assinala uma necessidade urgente: promover a unidade da Família humana através da utilização destes maravilhosos recursos.
2. Um modo importante para se alcançar esta meta é a educação. Os meios podem mostrar a milhões de pessoas como são outras partes do mundo e outras culturas. Por isso são chamados acertadamente “ o primeiro areópago do tempo moderno” para muitos são o principal instrumento informativo e formativo, de orientação e inspiração para os comportamentos individuais, familiares e sociais” (Redemptoris missio, 37). Um conhecimento adequado promove a compreensão, dissipa os preconceitos e desperta o desejo de aprender mais. As imagens, em particular, têm a capacidade de transmitir impressões duradouras e modelar atitudes. Ensinam as pessoas a olharem os membros de outros grupos e nações, exercendo uma influência sutil sobre o modo pelo qual devem ser considerados; como amigos ou inimigos, aliados ou potenciais adversários.
Quando os demais são apresentados em termos hostis , semeiam sementes de conflito que podem facilmente converter-se em violência, guerra, e incluso genocídio. Em vez de construir a unidade e o entendimento, os meios podem ser usados para denegrir os outros grupos sociais, étnicos e religiosos, fomentando o temor e o ódio . Os responsáveis pelo estilo e o conteúdo daquilo que se comunica têm o grave dever de assegurar que isto não suceda. Realmente os meios têm um potencial enorme para promover a paz e construir pontes entre os povos, rompendo o círculo fatal da violência, vingança e as agressões sem fim, tão difundidas em nosso tempo. Nas palavras de São Paulo, que foi a base da mensagem para a Jornada Mundial da Paz deste ano: “ Não te deixes vencer pelo mal, antes vence o mal com o bem” (Rm 12,21).
3. Se esta contribuição à construção da paz é um dos modos significativos de como os meios podem unir as pessoas, têm também grande influência positiva para impulsionar as mobilizações de ajuda em resposta a desastres naturais ou outros. Tem sido comovente ver a rapidez com que a comunidade internacional respondeu ao recente Tsunami, que provocou inúmeras vítimas. A velocidade com que as notícias viajam hoje aumenta a possibilidade de se tomar medidas práticas em tempo útil para oferecer a melhor assistência. Desta maneira, os meios podem conseguir um bem muito grande.
4. O Concilio Vaticano II nos recorda: “ Para o reto uso destes meios é absolutamente necessário que todos os que servem deles conheçam e ponham fielmente em prática neste campo, as normas da ordem moral”. (Inter Mirifica, 4).
O princípio ético fundamental é este : “A pessoa e a comunidade humanas são a finalidade e a medida do uso dos meios de comunicação social : a comunicação deveria realizar-se de pessoa a pessoa, para o desenvolvimento integral das mesmas” (Ética nas comunicações sociais, 21). Assim sendo, são os comunicadores que devem em primeiro lugar colocar em pratica nas suas vidas os valores e atitudes que são chamados a cultivar nos demais. Antes de tudo deve se incluir um autêntico compromisso com o bem comum, um bem que não se reduza aos estreitos interesses de um grupo particular ou nação, se não que acolha as necessidades e interesses de todos, o bem da família humana ( cf. Pacem in Terris,132). Os comunicadores têm a oportunidade de promover uma autêntica cultura da vida, distanciando-se da atual conjuntura contra a vida (cf. Evangelium vitae, 17) transmitindo a verdade sobre o valor e a dignidade de toda pessoa humana.
5. O modelo e a pauta de toda comunicação encontra-se no próprio Verbo de Deus “ de muitos modos falou Deus a nossos pais por meio dos profetas; nestes últimos tempos nos falou por meio do seu Filho” (Heb 1,1). O Verbo encarnado estabeleceu uma nova aliança entre Deus e seu povo, uma aliança que também nos une, convertendo-nos em comunidade. “ De fato, ele é a nossa paz: de dois povos fez um só povo, em sua carne derrubando o muro da inimizade que os separava (Ef 2,14)
JOANNES PAULUS II
quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Confissão: nossa necessidade
O sacramento da confissão faz parte dos 7 sacramentos da Igreja Católica, são sinais visíveis da presença de Deus, eficazes e muito necessários a nossa vida.
Assim como estes sete a confissão também foi instituída por Jesus, não é um ato aleatório, criado pela imaginação de um homem qualquer. O sacramento do perdão, como também é chamado foi um desejo de Jesus que autorizou seus discípulos a praticarem: “Aqueles a quem perdoares os pecados eles serão perdoados, aqueles que retiverem serão retidos” João 20, 19-23. No antigo testamento também podemos encontrar vestígios desse sacramento, leia Levítico 5.
Mas por que é necessário confessar nossos pecados?
A nova vida recebida no batismo não suprimiu a fragilidade e a fraqueza da natureza humana, somos pecadores, e o pecado causa graves danos a nossa vida ao nosso relacionamento com Deus e com o próximo. A confissão restaura essa amizade com Deus sendo uma prova grandiosa do seu amor e misericórdia que sempre está pronto a nos receber de volta.
É preciso ter consciência que Jesus deu esse “poder” aos seus discípulos. Aos padres e bispos, sucessores de Pedro dizendo: Tudo que ligares na terra será ligado nos céus, tudo que desligares na terra será desligado no céu. Mt 16. O sacerdote age “in persona Christi” ou seja, ali é o próprio Cristo que usa-o como instrumento como canal da graça.
Muitos são os que fogem desse sacramento por medo ou vergonha. Santa Teresa nos alerta para isso. Certo dia teve uma visão de muitas almas indo para o inferno. Perguntou a Jesus porque tantas almas caíam no Inferno. Jesus respondeu: "Por causa das confissões mal feitas". Então Santa Teresa escreveu logo a um padre: "Padre, pregue muitas vezes contra as confissões mal feitas, porque é esse o laço do Demônio para pegar as almas".
As confissões mal feitas são aquelas sem arrependimento verdadeiro e sem propósito de conversão só pra “descarregar” os pecados. Fugir da confissão também é uma brecha para o inimigo de Deus. Tomemos cuidado!
Então como fazer uma confissão bem feita?
No Concílio de Trento criou-se uma maneira eficaz de se preparar para tal momento. São os atos do penitente. Veja o quadro ao lado.
“Se na Igreja não existisse a remissão dos pecados, não existiria nenhuma esperança, nenhuma perspectiva de uma vida eterna e de uma libertação eterna. Rendamos graças a Deus que deu à Sua Igreja tal dom.” Santo Agostinho
Rendamos graças a Deus pelo seu cuidado com cada um de nós através de cada confissão realizada no mundo inteiro e não perca tempo, faça esse propósito de abeirar-se o mais rápido possível diante da misericórdia de Deus que lava e purifica.
Professor Felipe Aquino reflete em seu livro Por que Sou Católico? “Somente a Igreja Católica guardou esta riqueza e espera que você não a despreze.”
Paz, alegria e unção.
Meire Souza
Ministério de Comunicação Social-RCC Uauá/Ba
Assim como estes sete a confissão também foi instituída por Jesus, não é um ato aleatório, criado pela imaginação de um homem qualquer. O sacramento do perdão, como também é chamado foi um desejo de Jesus que autorizou seus discípulos a praticarem: “Aqueles a quem perdoares os pecados eles serão perdoados, aqueles que retiverem serão retidos” João 20, 19-23. No antigo testamento também podemos encontrar vestígios desse sacramento, leia Levítico 5.
Mas por que é necessário confessar nossos pecados?
A nova vida recebida no batismo não suprimiu a fragilidade e a fraqueza da natureza humana, somos pecadores, e o pecado causa graves danos a nossa vida ao nosso relacionamento com Deus e com o próximo. A confissão restaura essa amizade com Deus sendo uma prova grandiosa do seu amor e misericórdia que sempre está pronto a nos receber de volta.
É preciso ter consciência que Jesus deu esse “poder” aos seus discípulos. Aos padres e bispos, sucessores de Pedro dizendo: Tudo que ligares na terra será ligado nos céus, tudo que desligares na terra será desligado no céu. Mt 16. O sacerdote age “in persona Christi” ou seja, ali é o próprio Cristo que usa-o como instrumento como canal da graça.
Muitos são os que fogem desse sacramento por medo ou vergonha. Santa Teresa nos alerta para isso. Certo dia teve uma visão de muitas almas indo para o inferno. Perguntou a Jesus porque tantas almas caíam no Inferno. Jesus respondeu: "Por causa das confissões mal feitas". Então Santa Teresa escreveu logo a um padre: "Padre, pregue muitas vezes contra as confissões mal feitas, porque é esse o laço do Demônio para pegar as almas".
As confissões mal feitas são aquelas sem arrependimento verdadeiro e sem propósito de conversão só pra “descarregar” os pecados. Fugir da confissão também é uma brecha para o inimigo de Deus. Tomemos cuidado!
Então como fazer uma confissão bem feita?
No Concílio de Trento criou-se uma maneira eficaz de se preparar para tal momento. São os atos do penitente. Veja o quadro ao lado.
“Se na Igreja não existisse a remissão dos pecados, não existiria nenhuma esperança, nenhuma perspectiva de uma vida eterna e de uma libertação eterna. Rendamos graças a Deus que deu à Sua Igreja tal dom.” Santo Agostinho
Rendamos graças a Deus pelo seu cuidado com cada um de nós através de cada confissão realizada no mundo inteiro e não perca tempo, faça esse propósito de abeirar-se o mais rápido possível diante da misericórdia de Deus que lava e purifica.
Professor Felipe Aquino reflete em seu livro Por que Sou Católico? “Somente a Igreja Católica guardou esta riqueza e espera que você não a despreze.”
Paz, alegria e unção.
Meire Souza
Ministério de Comunicação Social-RCC Uauá/Ba
Assinar:
Postagens (Atom)
Quem sou eu
- RCC - Semeando a cultura de Pentecostes
- Somos um movimento eclesial, isto é, um jeito da igreja se manifestar. Queremos semear por todos os cantos da terra a cultura de Pentecostes. Renova os teus prodígios em nossa diocese. "Veni, spiritus creator"