quinta-feira, 26 de julho de 2012

Moção Profética

Um menino, cinco pães e dois peixes

A Igreja reza pedindo que Deus redobre – “multiplique” – seu amor para conosco, para que, conduzidos por Ele, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. A administração dos bens sempre foi um desafio para a humanidade, tanto que os sistemas econômicos, a partir de visões diferentes, se alternam ou se complementam, numa busca incansável das respostas adequadas às necessidades humanas. No Evangelho, Jesus se ocupa, em seus ensinamentos, parábolas ou milagres, do tema dos bens a serem cuidados pela humanidade.
O fato da multiplicação de pães e peixes, milagre realizado por Jesus e narrado pelos quatro evangelistas, é carregado de ensinamentos, fonte inesgotável para a vida cristã em todos os tempos. São João no-lo descreve com grande riqueza de detalhes (Jo 6,1-15), reportando no mesmo capítulo em que o descreve como um dos “sinais”, o discurso a respeito do Pão da Vida, no qual o Senhor confronta seus próprios discípulos com a escolha decisiva que também orientará a vida de todos os homens e mulheres que viessem a acolher a Boa Notícia do Evangelho, no correr dos séculos. De forma muito clara, abre ainda as mentes e os corações para o milagre cotidiano, com o qual o Senhor se faz presente na Eucaristia.
Dentre tantas riquezas da Multiplicação de Pães, podemos voltar os olhos para aquele menino que ofereceu a “contrapartida” para que o Senhor realizasse o milagre. As crianças nem eram contadas, tanto que o número de cinco mil homens pode ser multiplicado, pelas mulheres e crianças certamente presentes ao episódio da multiplicação. Jesus acolhe quem nem mesmo vale para a sociedade de seu tempo, recolhe o pouco que pode ser oferecido e multiplica. O cristianismo aprendeu desde cedo com o seu Senhor e Mestre a verdade da partilha, ponto de partida para a intervenção da graça, que efetivamente multiplica o que se pode oferecer, do menor ao maior, para chegar a todos, que podem entrar cada dia numa igreja, ter os olhos voltados para o altar e ali aprenderem a lição perene da multiplicação.
Muitas vezes cantamos “sabes, Senhor, o que temos é tão pouco para dar, mas este pouco nós queremos com os irmãos compartilhar”. As desculpas são muitas, pois um não possui nem mesmo moedas, outro não tem ideias, aquele não tem coragem e a muitos falta a criatividade ou a iniciativa. O apelo suscitado pelo Evangelho é a uma mudança que se pode chamar “cultural”. A cultura cristã tem a marca do “dar” e do “receber”, capacidade de oferecer o que se tem de melhor, mesmo que sejam os pães e os peixes do menino, as duas moedas da viúva pobre, o óleo perfumado da mulher pecadora ou a vida daqueles doze homens chamados por Jesus para começar tudo. Lições de Economia, Administração, Matemática! Voltemos à velha “tabuada”.
Tabuada de um! Para Deus vale o que você tem. Uma é a vida a ser oferecida. A chance que lhe é oferecida é irrepetível. Você pode gastá-la para ser feliz, olhando para Deus, que só sabe amar e oferecer-se neste amor infinito. Houve um homem, bem conhecido meu, aliás, meu pai, discreto e silencioso, tímido, mas do qual soubemos, após sua morte, ter dado bolsas de estudo a muitas pessoas pobres. O que fez com a mão direita, nem a esquerda soube, mas Deus fez aparecerem os testemunhos, quando já tinha sido chamado para junto dele.
Tabuada de dois! Olhe ao seu redor, pois é sempre possível compartilhar e ao mesmo tempo receber muito dos outros. Pertinho de você existem pessoas amigas, há ouvidos abertos para escutar e ao mesmo tempo gente que espera uma palavra que pode ser a sua. Comece no diálogo com a pessoa que se assenta ao seu lado num transporte coletivo, ou quem está perto numa das muitas filas a serem enfrentadas. Ofereça escuta, gestos, atenção, bens materiais. Saiba receber com humildade e simplicidade. E vale a pena lembrar que bastam dois reunidos em nome de Jesus, que se amem mutuamente, para que Ele esteja presente.
Tabuada de cinco! Os dons de Deus são irrevogáveis e infinitamente desproporcionais às nossas capacidades e eventualmente pequenas ofertas. Basta verificar a quantidade de obras sociais nascidas do Evangelho no coração da Igreja, para ver o quanto os meios pobres, mas bem administrados, são orvalhados pela graça. Quantos são os filhos sem nome ou sem genitores conhecidos que foram acolhidos. E a presença no campo da educação! Escute o que têm a dizer as muitas iniciativas de caridade. Conheça o que faz a Cáritas Arquidiocesana de Belém, abra seus olhos para ver que nossa pobreza se faz riqueza, para que o que tem muito não tenha sobra e o que tem pouco não tenha falta. Onde houver um cristão de verdade, esteja presente o milagre da multiplicação! Um, dois, cinco, mil. Uma contabilidade nova! As contas de Deus serão sempre maiores, porque são do tamanho da eternidade.

 Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo Metropolitano de Belém

domingo, 22 de julho de 2012

Seu Grupo de Oração está cadastrado? NÃO




Os Grupos de Oração são ferramentas indispensáveis para a vida da Renovação Carismática Católica. Com a criação do SAVIC, o Sistema de Apoio à Vida Carismática, o Escritório Nacional e toda a RCC do Brasil passaram a ter mais informações sobre a vida deles.
Através deste sistema, é possível cadastrar os grupos, informando horário, dia e local onde ele acontece. Estas informações ficam disponíveis em nosso portal, fazendo com que os membros da RCC do Brasil e interessados em participar das reuniões possam localizá-los com mais facilidade. 
O coordenador também contará com as seguintes facilidades: atualizar os dados do seu grupo, realizar troca de coordenação, solicitar a Revista Renovação, cadastrar os eventos do seu Grupo de Oração, consultar os eventos nacionais, estaduais e diocesanos, enviar fotos e vídeos e obter conteúdos de formação.
Além dessas vantagens, é importante ressaltar que os cadastrados recebem de dois em dois meses, formação e informação da RCC através do “Boletim Grupo de Oração, eu participo!”.
Para realizar o cadastro é simples: acesse o link de cadastro de Grupos de Oração no portal da RCCBRASIL.

sexta-feira, 20 de julho de 2012


 

  II Encontro de formação para  Ministérios da RCC CG

A formação para ministérios, dentro da RCC, tem sido bastante incentivada. A RCC CG vem trazendo para a vida do movimento, momentos de aprofundamento e formação para seus servos ministériados. Com isso, queremos convidar a todos os Grupos de Oração da RCC Campina Grande a participar de mais um encontro para ministérios, que acontecerá no dia 22 de julho, a partir das 8h da manhã na Igreja do Rosário. Esse momento será direcionado para os Ministérios de Comunicação, Crianças, Universidades Renovadas e Jovem. Contamos com a presença de todos os servos ministériados!

Qualquer dúvida, entre em contato conosco!

Ministério de Comunicação da RCCCG.

segunda-feira, 16 de julho de 2012


Ao Reverendíssimo Bispo Dirceu Vegini
O Santo Padre está grato em ter sido informado do Encontro Mundial dos Jovens da Renovação Carismática Católica que se realizou em Foz do Iguaçu, no Brasil, de 10 a 15 de Julho e envia saudações calorosas a todos os jovens que viajaram de toda parte para participar.

Ele encoraja os participantes para se prepararem espiritualmente para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro e ele reza para que o Espírito Santo inflame seus corações com amor e guie suas mentes com luz, e, assim, eles vão poder se tornar testemunhas convincentes de Jesus Cristo, "santos do século vinte e um" (Discurso "Aos Jovens", em Twickenham, 17 de Setembro de 2010).

Num mundo marcado muito frequentemente por cobiça e egoísmo, violência e exploração, ele exorta os jovens a sustentarem, para seus contemporâneos, os valores do Evangelho de amor generoso, paz, perdão e serviço ao próximo. Recomendando todos os que estão fazendo parte desse encontro e todos os que ajudaram a organizá-lo à intercessão da Virgem Maria, Mãe da Igreja, Sua Santidade alegremente concede Sua Benção Apostólica.
Cardeal Tarcísio Bertone
Secretário de Estado

NÃO TENHAM MEDO DE SER MISSIONÁRIOS

 

No inicio da noite de sábado (14), participantes do XXX Congresso Nacional e do Encontro Mundial de Jovens se reuniram para celebrar a Santa Missa. Presidida por Dom José Azcona, bispo da Prelazia do Marajó/PA, e concelebrada por Dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém/PA, e diversos padres, esta teve na liturgia da Palavra a confirmação do envio missionário a ser realizado, com o chamado a pregar o Evangelho sem temor.
Dom Azcona enfatizou em sua homilia o "não tenhais medo" presente no Evangelho por três vezes e encorajou aos presentes dizendo: "Você recebeu o Espírito Santo para dar testemunho de Jesus. Não saiamos deste encontro medrosos, com receio. Não tenhais medo! O profeta não pode ficar mudo, tem que ser coerente". Ele fez menção aos seus desafios na pastoral em relação às perseguições devido à sua luta social na Prelazia de Marajó, confessa que tem medo, mas afirmou que a chave contra ele é a oração. Ele ainda afirmou que persistirá profetizando. O bispo diz também que o encontro é um momento histórico, que todos esperam seus frutos e que neste evento está a base de um futuro poderoso e missionário da RCC.
Ao final da Santa Missa, Michelle Moran, Presidente do ICCRS, foi porta-voz do Vaticano: ela leu para a juventude a carta de Bento XVI por ocasião do Encontro Mundial de Jovens da RCC, no qual Sua Santidade motiva os jovens a se prepararem espiritualmente para a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro no ano que vem. Ele diz também que ora para que o Espírito Santo inflame os corações da juventude com o seu amor, para que se tornem testemunhas convincentes de Jesus, santos do século XXI. Clique aqui e leia a carta na íntegra.
Logo após esta boa notícia, os representantes de cada Estado brasileiro subiram ao palco para receberem as cruzes, símbolos das Semanas Missionárias, projeto que será realizado em centenas dioceses brasileiras no segundo semestre. Diante das investidas da laicidade, Dom Alberto Taveira pediu para que se espalhassem a cruz onde pudessem.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

XXX CONGRESSO NACIONAL DA RCC BRASIL  


A manhã da sexta-feira (13) começou com muita unção no XXX Congresso Nacional da RCC, os coordenadores do Ministério das Famílias, Marli e Airton, conduziram a oração da manhã. Um grande clamor foi elevado no Congresso e a palavra sacrifício foi o foco da oração. Marli e Airton convidaram os presentes a louvar ao Senhor, é difícil louvar com o sofrimento mais esse é o louvor que nos edifica: “Todo sacrifício deve ser vivido com serenidade com sabedoria, 
pois quando o vivemos assim passamos por ele com mais facilidade” disse Marli.
Durante o momento de oração, duas profecias foram proclamadas onde a primeira dizia: “Que o nome de Deus seja louvado, e que saibam o valor do sacrifício, que todo medo caia por terra, portanto levantai meu povo, anunciai meu nome, pois eu estou entre vós, orai no Espírito e ficai no Espírito. A segunda profecia foi confirmada e dizia: “que o vosso amor não se arrefeça, o meu desejo é que cresça e se torne um amor capaz de sacrifício. Marli e Airton falaram sobre as famílias que são o tesouro de Deus, por  isso precisamos de famílias que eduquem seus filhos para o Senhor, que cresçam junto a Igreja.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Moção Profética


Um futuro e uma esperança

Bem conheço os desígnios que tenho para convosco – oráculo do Senhor – desígnio de prosperidade e não de calamidade, de vos garantir um futuro e uma esperança. Vós me invocareis e vireis suplicar-me, e eu os atenderei. Vós me procurareis e me haveis de encontrar, porque de todo coração me fostes buscar.”  Jr 29, 11-13.
Um futuro e uma esperança
Pela observação e experiência, aprendi que quando uma passagem bíblica é dada recorrentemente em resposta à oração, quando o povo de Deus está reunido, essa Palavra se torna profética para nós. Assim se deu com a passagem em Isaías 45, versículos 15 a 18, que recebemos em 2007. Foi assim também que aconteceu com a passagem das portas abertas em 2008/2009, a saber, Isaías 45, versículos 1 a 3.
Temos caminhado com essas moções e muitas foram as graças recebidas no Movimento e na vida pessoal de seus membros. Muitas vidas foram restauradas, muitas foram as conversões geradas pela Palavra em Isaías 45, 15-18, que nos convida a revermos nossas vidas e confiarmos na ação poderosa de Deus que não nos criou para a confusão e desordem, mas para que tenhamos vida abundante no seu Filho.
Agora, neste ano de 2012, ano do pastoreio e da missão, temos recebido outra passagem: Jeremias 29, versículos 11 a 13. Digo “temos recebido” porque essa passagem nos veio em resposta à oração durante o ENF 2012. Depois, ela foi novamente referida pelo presidente do Movimento no encontro do Núcleo Nacional para as Semanas Missionárias, que aconteceu nos dias 3 e 4 de março.  Essa mesma Palavra, também foi recebida por outras pessoas em seus Grupos de Oração e em momentos oração pessoal. Quer dizer, ela tem sido resposta recorrente de Deus às nossas orações.
Nessa passagem, através do profeta Jeremias, Deus nos fala de desígnios de prosperidade. Quando a prosperidade vem de Deus, não é somente material, embora também possa ser, mas Nele tudo prospera: a nossa alma, o nosso espírito, a nossa saúde, os nossos relacionamentos, a nossa vida em família, a nossa missão. N’Ele tudo melhora, torna-se mais frutuoso.
Podemos nos rejubilar por essa promessa de Deus, promessa de prosperidade e não de calamidade, promessa de esperança e de paz. No entanto, a promessa contida na Palavra vai se cumprir na nossa vida se nós dermos uma resposta a ela. Nesse caso, especificamente, somos convidados a nos voltar para Deus de todo coração, sabendo que vem Dele todo o bem e toda prosperidade que esperamos.
Temos que mostrar com a nossa atitude que acreditamos na Palavra, rezando mais, procurando com mais empenho nos afastar do pecado, promovendo a paz, perdoando, querendo de todo coração fazer a vontade de Deus. Essa é a nossa parte. Se fizermos aquilo que podemos fazer, Deus fará o impossível para nós, pois Ele responde com sinais e prodígios ao nosso esforço em buscá-lo, ao nosso empenho em procurar fazer aquilo que for possível para que seu Nome seja glorificado. Se procurarmos glorificar a Deus em resposta à sua Palavra, Ele derrama da Sua glória sobre a nossa vida e assim tudo prospera.
A promessa já nos foi comunicada, ela está aí bem à nossa frente na Palavra, agora cabe a nós a resposta. Muito importante, também é, desde agora, agradecermos e louvarmos a Deus por toda paz e prosperidade, pelo futuro e esperança que a sua Palavra nos promete, nos rejubilarmos na alegre expectativa dos bens futuros que estão nos aguardando.
Maria Beatriz Spier Vargas
Secretária-geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL

Quem sou eu

Minha foto
Somos um movimento eclesial, isto é, um jeito da igreja se manifestar. Queremos semear por todos os cantos da terra a cultura de Pentecostes. Renova os teus prodígios em nossa diocese. "Veni, spiritus creator"