quinta-feira, 6 de outubro de 2011



Uma semana para defender a vida humana

Em 2005, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) instituiu a Semana Nacional da Vida, de 1º a 7 de outubro, em preparação para o dia 8, o dia do Nascituro. Esta semana deve ser vivida de maneira especial, salientando o valor sagrado da vida humana em todas as dimensões. Nela é preciso que evidenciemos que a vida é um Dom precioso que recebemos de Deus.


A Igreja declara o direito incondicional da vida a toda pessoa humana. Alguns anos atrás a CNBB lançou a Comissão Vida e Família, e distribuiu um folder motivador com as seguintes reflexões:


“O Evangelho da vida está no centro da mensagem cristã” (Evangelium Vitae, 10). “Deus é o Senhor da Vida e confiou aos homens o nobre encargo de preservá-la” (Gadium et Spes, 51).

Segundo o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, são diferentes os tipos de ataque que a vida vem sofrendo, pois não são apenas as guerras que matam. Temos os assaltos, os seqüestros, as drogas (lícitas e ilícitas) que são nossa maior realidade de morte. O aborto, onde mulheres, donas do seu próprio corpo tiram a vida de seres que as vidas não pertencem a elas. A eutanásia, pessoas que se acham no direito de morrer.

Com todas estas dificuldades e mesmo como aumento da criminalidade, nós temos o dever de lançar um olhar mais profundo sobre todos esses problemas exercendo nossa missão de cristãos e de Igreja, buscando o bem comum e a valorização da vida.

A Igreja declara o respeito incondicional à vida, desde o nascimento até a morte natural. Defender o direito a vida é um dever o Estado, mas atuar em favor da vida é contribuir para a renovação da sociedade edificando o bem comum.

Em todo o país estarão sendo propostas atividades em favor da vida durante esta semana. Tenhamos espírito missionário, sejamos apóstolos fiéis e obedientes e lancemos nossas redes na luta em favor da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Somos um movimento eclesial, isto é, um jeito da igreja se manifestar. Queremos semear por todos os cantos da terra a cultura de Pentecostes. Renova os teus prodígios em nossa diocese. "Veni, spiritus creator"