segunda-feira, 25 de abril de 2011





João Paulo II será beatificado em Maio

“Santo Súbito” foi assim que a multidão se despediu de João Paulo II em 2005 durante a Celebração das Exéquias. Os fiéis vêem em João Paulo II ainda em vida, “virtudes de santidade”, a ponto de pedir que o “Céu” o declare Santo imediatamente.
Seis anos foi o suficiente para surgir o primeiro milagre que vai dar a João Paulo II a graça de ser beatificado, primeiro passo para se tornar santo.
É claro que não é apenas o “milagre” que viabiliza sua beatificação e canonização, há todo um estudo minucioso que vai como que extraindo da vida de Karol Wojtyla, tesouros valiosos que por si só, vão garantindo seu testemunho e sua vida de santidade dedica a Santa Igreja.
Bento XVI beatificará João Paulo II no dia 1º de maio de 2011. A data foi oficializada na última sexta-feira, 14, com a assinatura do decreto de beatificação pelo Papa Bento XVI, que recebeu em audiência o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato.
O processo de beatificação deu-se inicio em 28/04/2005, onde Bento XVI concedeu dispensa do tempo de cinco anos de espera para o início da Causa de Beatificação e Canonização de João Paulo II. A causa foi aberta oficialmente em 28 de junho pelo vigário-geral para a Diocese de Roma, Cardeal Camilo Ruini.
O Vaticano explica que a dispensa pontifícia dos cinco anos de espera entre a morte do candidato a santo e o início da Causa aconteceu devido à “imponente fama de santidade de que gozava João Paulo II em vida, na morte e depois da morte”.
O Milagre reconhecido e comprovado foi à cura da religiosa francesa Marie Simon-Pierre Normand, do Mal de Parkinson foi o milagre reconhecido para a Beatificação.
O Rito de Beatificação será presidido pelo próprio Santo Padre, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, no II Domingo da Páscoa – conhecido como da Divina Misericórdia, Festa litúrgica instituída pelo próprio João Paulo II.
Datas tão significativas não? Maio é o mês Mariano cujo todo o pontificado de João Paulo II foi dedicado a ela, Santa Mãe de Deu,, como “Tottus Tu” Maria! (Todo teu Maria).
Dia Primeiro de Maio de 2011 é o segundo Domingo de Páscoa, festa da Ressurreição e é também o dia dedicado a Festa da Divina Misericórdia a pedido do próprio Jesus segundo Santa Faustina, mas que significa muito por ter sido também João Paulo II ter instituído a festa e também ter ele também elevado aos altares, Irmã Faustina.
Não é por acaso que o Papa Bento XVI junto ao prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato, escolheram está data tão expressiva e que fala tanto do nosso saudoso João de Deus.
A beatificação não é o fim de um processo, mas uma conquista necessária para a canonização. No altar .
Que Maria seja a primeira a recebê-lo, e a nos conduzir pelo mesmo caminho.
Daqui a pouco vamos poder estar dizendo: João Paulo II rogai por nós!





Marcelo Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Somos um movimento eclesial, isto é, um jeito da igreja se manifestar. Queremos semear por todos os cantos da terra a cultura de Pentecostes. Renova os teus prodígios em nossa diocese. "Veni, spiritus creator"